Como evitar paralisações e perdas de dados em TI

Como evitar paralisações e perdas de dados em TI
Como evitar paralisações e perdas de dados em TI

As empresas, em um novo cenário de negócios totalmente online, sabem da importância de investir em tecnologia e na preservação dos dados e informações gerados nos seus diferentes processos e resultados – que compõem o capital intelectual da organização. Com a mesma importância, é preciso adotar estratégias de prevenção contra duas situações críticas: a paralisação de sistemas e as perdas de dados em TI.

Por esse motivo, é fundamental adotar políticas e ações voltadas a reduzir ao máximo o risco de paralisações de aplicações e equipamentos de TI, evitando a perda de dados.

Em ambos os casos, os impactos negativos são grandes e, especialmente com os dados, o tempo de recuperação pode ser longo, a perda irreversível e o volume vendas – foco da empresa – seriamente afetado.

Quais são as principais causas para as paralisações de sistemas?

Muitas situações podem ocasionar as paralisações de sistemas – ou downtime como também são conhecidos. Vamos falar das principais e que abrangem o maior número de ocorrências.

Equipamentos desatualizados ou obsoletos

Essa é uma causa que, infelizmente, ainda é bastante comum: muitas empresas não têm um plano de atualização do hardware de TI que acompanhe as necessidades de performance das aplicações.

O motivo, em geral, é financeiro: é preciso ter um planejamento de investimento em hardware para assegurar o desempenho das aplicações e evite que os sistemas travem.

Falhas ou falta de manutenção preventiva

O ambiente de TI exige um plano de manutenção de softwares e hardwares atuante, com diversos pontos de atenção e alertas para evitar falhas.

Gestão reativa

Ainda é predominante na maioria das empresas a gestão reativa; os problemas acontecem e são resolvidos na ocorrência. Essa é uma forma arriscada de gestão de incidentes, pois não impede preventivamente a falha, limita as opções de solução, gera um ruído muito maior entre os funcionários e mais gastos.

Falta de uma solução preventiva de gestão e monitoramento de TI

A malha tecnológica das empresas é mais complexa a cada dia, com diversas interações entre variados sistemas e até com aplicações externas (B2B). As paralisações podem representar graves problemas de operação e venda e um alto custo adicional e não planejado.

Ferramentas de monitoramento compostas de softwares e serviços como o NOC 24×7 da NSB é a alternativa ideal para controlar todos os aspectos relacionados ao ambiente de TI de forma preventiva e em tempo real.

Ausência de um planejamento de mudanças

Todas as mudanças físicas e virtuais no ambiente de Tecnologia da Informação da empresa devem ser planejadas com antecedência para verificar todos os impactos que elas podem causar. Muitas vezes, as mudanças não são avaliadas e testadas corretamente, deixando erros de procedimento que vão surgir durante a operação.

Ausencia de planejamento

Quais são as principais causas para perdas de dados?

Informações e dados são os ativos mais valiosos da organização. A partir deles, tudo é construído e definido para o sucesso do negócio.

As causas para a perda de dados são muitas e igualmente críticas. E com adicionais de risco importantes: mau uso e ameaças externas e internas.

Falhas na política de segurança da informação

O capital intelectual da empresa – as informações – é objeto de desejo de diversas ameaças virtuais hoje em dia, em especial os ransomware (sequestro de dados). Algumas ameaças podem atingir sistemas operacionais de forma irreparável e aumentar a vulnerabilidade do ambiente de TI.

Uma política de segurança da informação abrangente e com diversos níveis é fundamental para dar à empresa o maior grau de tranquilidade possível.

Falta de uma política de backup eficiente

O backup contínuo é um requisito básico e obrigatório para a segurança das informações. Ao contrário das medidas preventivas, o backup atua como opção de salvamento do capital intelectual da empresa em casos de perdas.

A alternativa nesses casos é investir em um sistema de automatização de backup, que impede que a tarefa seja manualmente controlada – e infelizmente negligenciada em muitos casos.

Mau uso de dados e equipamentos

Aqui estamos falando do mau uso dos dados de duas diferentes formas:

Acesso de pessoas não autorizadas

Causado por má fé ou erros de concessão de acesso, são os chamados insider threats (ameaças internas) e, independente da finalidade, podem causar perdas que podem se replicar em outras áreas de dados do ambiente de TI.

Falhas humanas

Aqui falamos dos acidentes virtuais – por exemplo, remover ou sobrescrever dados indevidamente – ou físicos – quedas e armazenamento incorreto de equipamentos.

O que pode ser feito para evitar paralisações de sistemas e perda de dados?

Algumas ações são muito eficazes para impedir que downtime e perdas de dados gerem prejuízos grandes para as atividades da empresa.

Crie um planejamento de infraestrutura de TI

O planejamento estruturado permite que você e suas equipes possam avaliar todos os aspectos que envolvem o ambiente de TI da empresa, tanto em equipamentos quanto em aplicações. Ter um monitoramento dos ativos de TI e trabalhar de forma integrada com uma solução de monitoramento que forneça os dados de desempenho. Desta forma, será possível estabelecer um cronograma de atualizações de hardware e software e, desta forma, reduzir muito os riscos de paralisação por falhas de performance.

Adote um backup em nuvem

Essa forma de armazenamento tem sido cada vez mais usada por empresas de todos os portes, e visa sincronizar os dados gerados em todos os equipamentos com servidores externos. Isso aumenta a proteção contra problemas nos equipamentos que possam danificar os dados e também atua como uma cópia de salvamento no caso de ataques diretos aos dados.

Reveja a solução de segurança de dados

Um ótimo antivírus de aplicação empresarial pode dar aos dados da empresa uma segurança que impeça a maioria dos ataques cibernéticos. A empresa pode optar por um produto que tenha a maior quantidade de recursos de proteção, além de atualização de versão e banco de vírus em tempo real.

Implemente a solução de monitoramento NOC 24×7

Tecnologicamente, o NOC 24×7 da NSB é a melhor opção para implementar um monitoramento completo, permanente e preventivo na infraestrutura de TI da empresa.

O Centro de Operações de Rede (NOC em inglês) é uma área composta de uma série de sistemas inteligentes destinados ao acompanhamento, alertas preventivos e gestão da infraestrutura – de todos os equipamentos e sistemas que compõem o inventário de tecnologia da empresa, nas redes privada e pública.

NOC

Quais são os benefícios do NOC 24×7 da NSB?

  • Gerar um bando de dados a respeito da performance de cada item do ambiente de TI em tempo real, com características técnicas e histórico de desempenho;
  • Permitir análises e soluções preventivas, atuando antes da falha;
  • Controle total do ambiente de TI;
  • Permitir a tomada de decisões mais rápidas e assertivas;
  • Programação de execução automática de diversas rotinas, eliminando intervenções manuais;
  • Redução de custos na empresa que sejam causados por falhas;
  • Auxiliar no planejamento de infraestrutura.

O NOC 24×7 é operado por profissionais de alta qualificação e especialização em diversas áreas da solução e que trabalham em conjunto para dar visibilidade de TI e atuarem na administração do ambiente como um todo.

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A NSB é uma Consultoria em Telecom, formada por profissionais com ampla experiência nas melhores práticas de gestão de Telecom e que pode analisar as

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2019-10-11T11:30:09-03:00