Como lidar com os custos acrescidos nos pacotes de telecomunicações?

Como lidar com os custos acrescidos nos pacotes de telecomunicações?
Como lidar com os custos acrescidos nos pacotes de telecomunicações?

Toda empresa, independentemente do seu porte, deve investir em um bom sistema de telecomunicações. E isto acontece porque junto com a infraestrutura de TI este tem sido um dos alicerces para o bom funcionamento de um negócio.

Mas, há uma infinidade de pacotes e serviços de operadoras que pode ser contratada e nem sempre o empreendedor dá a devida atenção aos papéis que assina.

Um problema recorrente neste sentido é quando o serviço de telecomunicações contratado rende surpresas no final do mês. Não é incomum o cliente lidar com valores extras ao analisar a fatura do pacote. É também um fator de frustração se ver obrigado a pagar um valor mais alto do que o habitual. E pior, sem entender exatamente pelo que está sendo feita a cobrança. Para não sofrer com estas dores de cabeça, continue lendo nosso artigo para entender a melhor forma de lidar com esta situação.

Para evitar este tipo de transtorno, em primeiro lugar, é preciso avaliar com cuidado o contrato do serviço a ser adquirido. Muitas organizações negligenciam este processo, incorrendo em gastos que poderiam ser facilmente evitados. Pois saiba que você tem o direito de negociar e revisar os seus contratos de telefonia. Afinal, nem sempre os termos e condições oferecidos serão os mais vantajosos para a sua empresa.

Portanto, esteja sempre atento aos custos “escondidos” no seu contrato. Algumas operadoras incluem no pacote uma série de serviços que talvez não sejam relevantes para o seu caso. Por isto é preciso saber em detalhes tudo o que será cobrado na fatura. Assim como é essencial saber o custo adicional mensal por serviços extras. Que podem inclusive não ser usados dentro do seu pacote com frequência, sendo facilmente dispensáveis. Saiba tudo o que será oferecido pela operadora de telefonia e negocie a retirada dos elementos que não interessam ao seu negócio.

Agora você já sabe como é importante eliminar os extras que não forem essenciais para o seu negócio. Tente sempre manter um pacote fixo simples para evitar este tipo de transtorno. É comum que serviços como, por exemplo, chamada de espera, identificação e encaminhamento, encareçam o valor a ser cobrado. Avalie o que é melhor para a sua empresa, estando ciente de que pode haver uma redução de custos significativa ao se evitar os serviços extras do pacote de telefonia.

Esteja também ciente das cláusulas relativas à fidelidade. Tenha em mente, que se o serviço por alguma razão não atingir as suas expectativas e você precisar rescindir o contrato, é preciso que isto seja feito sem grandes custos para a sua empresa. A multa por quebra de contrato tende a ser bastante onerosa na maioria dos casos, mas, em geral, pode ser negociada com a sua operadora. Uma opção é também reduzir o prazo mínimo para fidelidade.

Fique de olho também nos melhores pacotes de telefonia para a sua organização. A gestão de custos será mais fácil se desde o princípio o seu contrato apresentar serviços e gastos proporcionais à sua necessidade. Uma consultoria em telecom pode te ajudar neste sentido, fazendo uma revisão periódica do serviço contratado. Isto é importante, porque em alguns casos a atualização do serviço poderá trazer novas taxas a serem cobradas.

Além de fazer uma boa gestão de contratos, você também pode buscar por alternativas para as telecomunicações tradicionais. A tecnologia Voip, por exemplo, pode vir a calhar, já que permite chamadas de voz gratuitas para qualquer lugar e distância através da internet. Skype e WhatsApp são os aplicativos mais conhecidos neste sentido.

Se o assunto despertou o seu interesse e você quer saber mais sobre redução de custos em telefonia, leia o texto do nosso blog sobre a questão. Você pode acessar o artigo neste link.

Número corporativo

O plano corporativo é outro serviço comumente contratado por empresas para iniciar sua estrutura de telecomunicação. Estas alternativas de plano voltadas especialmente para o setor empresarial permitem o uso de um telefone corporativo, dotado de características próprias. Mas aqui os cuidados são os mesmos mencionados anteriormente.

Primeiro veja quais são os valores aplicados pela operadora, pois as tarifas das ligações para números fixos, operadoras diferentes e também chamadas nacionais e internacionais podem variar enormemente de um serviço para outro. Estes pacotes também podem incluir um limite de minutos, outra razão para ler com muita atenção o seu contrato.

Se o seu objetivo é usar um número de celular corporativo, tenha em mente as situações em que o recurso será usado. Sabendo, por exemplo, onde se dá o seu maior volume de chamadas. Avalie se você faz mais ligações para fixo ou móvel, e também confira se o seu plano possui incluída a possibilidade de chamadas interestaduais, ou internacionais, com valores atrativos. Se o seu perfil não é o de um negócio que pratica muitas viagens e transações para além da sua localidade, talvez seja melhor considerar não investir neste tipo de serviço.Embora seja óbvio que também existem vantagens a serem consideradas aqui. Afinal, se você faz alto uso de telefonia móvel, os planos comuns terminarão sendo muito mais custosos para o seu orçamento.

A maior vantagem da telefonia corporativa é que há planos que oferecem tarifa zero para chamadas entre as linhas da empresa. Também há o sistema de comodato, o que significa que a sua empresa não precisará arcar com a compra dos aparelhos a serem utilizados. Pacotes de dados para acesso à internet também costumam estar inclusos nos planos corporativos de telefonia móvel.

Tendo em vista todas estas informações, muita gente pode achar que há um excesso de detalhes para se prestar atenção e muitas letrinhas miúdas e entrelinhas de contrato para ler. Neste caso uma gestão de telecomunicações pode facilitar a sua vida. A análise contratual e a manutenção dos planos contratados podem ser feitas de forma eficaz através deste serviço.

Se você quer ficar por dentro também dos benefícios que a gestão de telecom pode trazer para você e sua empresa, leia mais sobre o assunto no artigo em nosso blog.

Para outras informações sobre gestão de telecomunicações e avaliações profissionais você pode entrar em contato com a NSB. Agende uma reunião para discutir nossos serviços e condições. Com nosso uso da plataforma Optmize, oferecemos o que há de melhor para uma gestão completa de despesas, tanto em telefonia fixa, quanto móvel e de dados.

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2018-07-20T11:47:19-03:00