5 maiores desafios para o moderno profissional de TI

5 maiores desafios para o moderno profissional de TI
5 maiores desafios para o moderno profissional de TI

O mundo dos negócios dos tempos atuais está totalmente apoiado na Tecnologia; não há um segmento de mercado onde as empresas não estejam investindo em inovações para aumentar a visibilidade do produto ou serviço e conquistar mais clientes em menos tempo. Esse cenário aumenta muito a responsabilidade e o papel estratégico do profissional de TI nas organizações. Ele deixou de ser apenas um provedor de recursos solicitados.

A área de Tecnologia de Informação tornou-se parte fundamental nas decisões estratégicas para os negócios e para administração como um todo.

A velocidade, a segurança e a qualidade das informações e dos dados que são usados por todas as áreas são fundamentais para o sucesso de gestão e comercial da empresa.

O profissional de TI não é mais fornecedor interno, de um tempo onde basicamente precisávamos de computadores, um sistema e um servidor; hoje ele é o canal de comunicação entre o mundo de possibilidades que a Tecnologia oferece e o que a organização pode e deve usar para manter-se competitiva e eficiente.

Qual é o perfil do profissional de TI dos novos tempos?

A importância do profissional de TI mudou bastante nas últimas décadas, pela necessidade de participar ativamente das decisões estratégicas. Para estar à altura dessa importância, o perfil desse profissional também mudou muito. Algumas características são esperadas – ou exigidas. Vamos falar de algumas.

Ótima capacidade de relacionamento interpessoal

O profissional isolado em TI  pode fazer parte do passado; se relacionar externamente com todas as áreas, com parceiros comerciais, fornecedores e até mesmo clientes é uma habilidade fundamental para que ele possa entender as necessidades reais e levar a visão de negócios e a visão de mundo para a prancheta do setor.

Qualificação e atualização permanentes

As inovações e mudanças ocorrem em uma velocidade cada vez maior, por isso é importante manter-se atualizado sobre as notícias do setor de Tecnologia e qualificar-se sempre, desde cursos de média e longa duração até cursos online e participar de eventos e feiras.

Dessa forma, é possível trazer para a empresa as soluções que resolvam questões ou melhorem a performance da infraestrutura.

Dominar a linguagem das regras de negócios

Esse é um ponto diferencial e que se conquista com qualificação e relacionamentos: conhecer e dominar a linguagem de quem planeja, desenha cenários e implementar regras de negócios.

Esse conhecimento agiliza e melhora a qualidade da comunicação das áreas de core business com TI sobre o que elas precisam e o que vai melhor atendê-las.

Quais são as principais dores de cabeça para o profissional TI?

Como podemos ver, o profissional de TI dos novos tempos tem uma grande responsabilidade estratégica, e com ela algumas preocupações importantes que estarão na base do melhor desempenho. O desafio é buscar formas de mitigar os riscos de cada uma dessas dores de cabeça.

1 – Os componentes e aplicações estão sendo monitorados?

Essa certamente é a maior das dores de cabeça de um profissional de TI, seja na gestão ou na execução de protocolos de trabalho: a malha tecnológica está sendo permanentemente cuidada?

Para a maioria, a resposta ainda é não, o que demonstra os grandes riscos que empresas e negócios correm no dia a dia – falhas técnicas graves, lentidão, travamento de aplicações e paralisações gerais. Cada uma dessas ocorrências pode se traduzir em custos imprevistos, perda de desempenho e prejuízos com o atendimento e as vendas.

Uma solução de monitoramento de TI – o conjunto de ferramentas e especialistas – como a fornecida pela NSB pode prever comportamentos suspeitos e evitar falhas em cada item que compõe o ambiente de tecnologia da empresa – hardware e software.

2 – Minhas equipes estão preparadas para cada novo movimento tecnológico?

Essa dor surge cada vez mais forte nos ambientes de TI das empresas: as equipes estão preparadas para absorver e avaliar cada novidade em relação à empresa?

As inovações e novas formas de se relacionar digitalmente dentro da empresa e externamente surgem com muita rapidez, o que exige das equipes uma atualização constante sobre elas para estudar os ganhos, a viabilidade técnica, o comprometimento financeiro e a implantação.

Aqui a opção não poderia ser outra: consumir informação qualificada. Pode ser através do incentivo a cursos e participar de eventos do setor. São formas de agregar conhecimento e partilhar em encontros internos para discutir o que pode ser válido para a empresa.

3 – O atendimento aos usuários é satisfatório?

Aqui a preocupação com a qualidade deve ser permanente, principalmente por ser uma área de interação com clientes internos, sempre sujeita a ruídos, pressões e métricas de desempenho.

Ali estão os recursos humanos e ferramentas que vão manter a disponibilidade necessária dos sistemas e não apenas para a solução de Incidentes e Problemas, mas para atendimentos de rotina – cadastro de usuários, delegação de perfis de acesso, instalação de periféricos nas áreas e outros processos.

A excelência de um Service Desk é dependente de dois fatores:

Qualificação dos atendentes

O perfil desses profissionais é a síntese da qualificação técnica com as competências pessoas que comentamos anteriormente como o perfil do novo profissional de TI.

Ferramenta de gerenciamento de alta qualidade

Para administrar as ocorrências, a comunicação com as áreas, tantas prioridades diferentes, direcionar casos para outras equipes de TI e medir o desempenho do atendimento, é indispensável contar com uma ferramenta de gerenciamento de Incidentes e Atendimento de alta qualidade.

Um software como o ITSM da NSB proporciona:

  • Total visibilidade de cada chamado para TI e a área solicitante;
  • Facilidade de navegação e uso – sistema web;
  • Riqueza de dados com foco na utilidade real de cada um, sem excessos;
  • Facilidade para configurar o fluxo de atendimento por tipo de solicitação;
  • Medições simples e eficazes de diversos aspectos dos atendimentos – por solicitante, por área, por motivo.

Com todas essas funcionalidades e profissionais qualificados, é possível atender as áreas com excelência e, principalmente, contribuir para investigar questões maiores na malha de tecnologia a partir da recorrência de incidentes.

4 – Os dados e informações da empresa estão seguros?

A Segurança da Informação é uma pauta obrigatoriamente diária nas empresas, mesmo aquelas que apenas invistam em sistemas internos, pois sabemos que as ameaças são sofisticadas e destrutivas.

Investir na melhor solução de antivírus e opções de excelência para backup de dados ainda são as melhores formas de evitar que a perda do capital intelectual da

5 – Consigo ter uma visão completa da performance de TI da empresa?

A área de TI de uma empresa é o somatório de equipes e ferramentas voltadas para necessidades específicas, mas que se relacionam para potencializar a eficiência para cada necessidade.

O inventário atual está bem dimensionado? As equipes de desenvolvimento têm acesso aos incidentes? Uma questão que permeia todas as áreas: TI está gastando com eficiência?

Para gerenciar com eficiência tantas áreas, resultados e inter-relações, o ideal é termos soluções de gestão de TI como o CM360. Com ele, você tem a visibilidade total de todos os aspectos de TI – atendimento, investimentos, ativos, custos, performance – e pode tomar decisões assertivas a partir da interligação e dos impactos que cada um pode exercer sobre os demais.

Conforme podemos ver neste artigo, a missão de um profissional de TI, tanto na operação quanto na gestão de Tecnologia, é de suma importância para o crescimento da empresa em desempenhos internos e na relação digital com o mercado e os clientes. E as ferramentas e soluções cumprem um papel fundamental de apoio.

A NSB é especialista em apresentar resultados e tecnologias que dão visibilidade e proporcionam maior performance de gestão para o seu negócio. Uma empresa com soluções integradas, que oferecem em tempo real e com inteligência, os indicadores de performance que trarão riqueza de informação, redução de custos e controle para sua empresa.

Quer conhecer as boas ideias da NSB  para esta gestão? Marque uma reunião e leve a gestão de infraestrutura de TI da sua empresa a um nível mais alto.empresa represente um prejuízo incalculável – e muitas vezes irrecuperável.

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2019-05-27T12:19:30-03:00