Funcionamento do cérebro humano capacidade inspira novos computadores

Funcionamento do cérebro humano capacidade inspira novos computadores
Funcionamento do cérebro humano inspira novos computadores

O cérebro humano é o supercomputador mais poderoso de todo o planeta Terra. Com isso diversos pesquisadores, em todo o mundo, tem se inspirado em sua estrutura para assim criarem melhores sistemas de inteligência artificial.

Nossos cérebros funcionam de forma relativamente lenta, comparado aos cálculos de velocidade de luz dos chips de computador. No entanto, mesmo as crianças que estão em constante desenvolvimento, são capazes de fazer muitas coisas com facilidade ao contrário das máquinas têm grande dificuldade, como reconhecer um rosto ou pegar uma bola.

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial, ou IA, é um sistema de computação que imita o incrível poder do cérebro humano. Estima-se que temos mais de 100 trilhões de neurônios ou células eletricamente condutoras em nosso cérebro, o que nos dão o incrível poder de computação para o qual somos conhecidos.

Os computadores podem fazer grandes cálculos rapidamente, mas não podem fazer coisas como, reconhecer rostos humanos ou aprender sua compreensão do mundo. Pelo menos ainda não, e esse é o objetivo da IA, criar um sistema computacional que possa aprender, processar imagens e, de outra forma, ser humano.

Uma das principais razões a qual os cientistas estão interessados ​​na inteligência artificial é que ele pode ser usado para recursos como vigilância e reconhecimento facial, e também sistemas computacionais que possam aprender novas regiões demográficas ou mesmo resolver um novo problema de forma autônoma.

Saiba mais sobre a inteligência artificial dentro da Gestão de Telecom.

Por que é tão difícil imitar o cérebro humano?

Para “imitar” completamente o poder de nossa própria capacidade cognitiva, temos que entender primeiro como o cérebro humano funciona, o que é uma grande façanha por si só.

Se, por exemplo, compararmos o nosso cérebro com os super computadores que temos hoje, eles executam em megawatts, o que já é, uma grande quantidade de poder de processamento que equivale a centenas de famílias, enquanto nosso cérebro só depende de água e alimento para essa função.

Dessa forma, você consegue observar a incrível eficiência de milhões de anos de evolução no cérebro humano. O que significa que aprendemos a trabalhar com recursos tão limitados e que nos tornamos tão eficientes em termos de poder, que podemos vencer um supercomputador comparado ao nível de processamento.

De forma geral, o cérebro humano pode enviar o dobro das informações em qualquer troca de mensagens, em comparação com um computador. Até recentemente, este era um conceito teórico, porque realmente não havia como enviar tanta informação em uma única transmissão como agora.

Como funciona o cérebro humano?

A razão pela qual nossos cérebros sejam tão únicos e avançados é pela incrível capacidade de trabalharem “paralelamente”. Cada um dos nossos bilhões de neurônios pode, pelo menos, se comunicar diretamente com todos os outros. À medida que juntamos mais experiências, as sinapses se multiplicam e fortalecem, encapsulando em nossos cérebros mais informações para que possamos atuar com mais eficiência.

Esse processo é chamado de aprendizagem. A inovação nunca é um evento único, mas envolve a descoberta de uma visão, a engenharia de uma solução e a transformação de uma indústria ou campo.

Como tem mudado o rumo da evolução cérebro-computador?

Há 40 anos, os computadores eram máquinas grandes e estranhas trancadas no interior de grandes organizações. Eles foram usados principalmente para a computação científica e funções de back office em grandes corporações.

No entanto, na década de 1980, a tecnologia avançou o suficiente para desenvolver computadores relativamente baratos para uso pessoal.

Agora entramos em um terceiro paradigma, em que os computadores encolheram ainda mais, em nível microscópico, e nos ajudam com tarefas cotidianas, como dirigir para a casa de um amigo ou planejar as férias. Os tipos de empregos decorrentes dessa transformação, são muito diferentes já que exigem que os computadores reconheçam os padrões.

Nós da NSB acreditamos muito na evolução da tecnologia nesse nível e acreditamos que com um bom uso dela podemos conquistar coisas incríveis no futuro. Por isso apoiamos esse tipo de desenvolvimento, pois queremos ser a empresa que vai apoiar outras grandes empresas a passar também por essa transformação.

Sua equipe e empresa estão preparados para essa transformação? Entre em contato com a NSB e saiba como podemos te ajudar.

Neste exato momento, você pode estar deixando de economizar até 40% na sua conta de telefone. O que você está esperando para economizar?

Acabe com isso!

Solicite agora mesmo uma avaliação da sua Gestão de Telecom e economize ainda mais na sua empresa ou negócio.

FALE COM UM CONSULTOR

Posts populares com esse assunto

Quer receber mais conteúdos como esses?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail

2019-12-02T16:29:39-03:00
EnglishPortugueseSpanish