Administrar as despesas de Telecomunicações de uma empresa é um desafio cada vez maior, principalmente quando não temos uma ação estruturada que defina medidas por área, estabeleça metas e prazos e tenha mecanismos de medição eficientes. Com a Gestão de Telecom, isso é possível. Vamos falar de como ela pode fazer a diferença.
Num mercado cada dia mais competitivo – com mais e melhores concorrentes – e todos os negócios sendo fechados em alta velocidade, uma visão ganhou uma importância fundamental para gerar lucros: reduzir custos e despesas. Dificilmente um negócio alcança a performance desejada sem custos bem orçados e controlados.
E com os custos de Telecom de uma empresa, esta gestão é um grande desafio, diante do volume que eles geram em todas as áreas e a velocidade que os negócios precisam ter para rever os gastos de Telecom e executar as ações necessárias.
E os custos de Telecom se tornam cada vez mais complexos – e de dificuldade maior de gerenciamento – conforme:
- O tamanho da empresa: gerando valores onde pequenos percentuais de desvio representam grandes valores.
- A estrutura organizacional: mais áreas/departamentos representam necessidades, senso de prioridade e gestões diferentes.
- A importância estratégica: gastar com Telecom em uma área de Vendas tem um peso totalmente diferente de um setor de Controladoria ou Ambiente Humano.
- A formação territorial: mais regiões com disponibilidades de empresas e recursos diferentes.
Outros fatores internos e específicos de cada empresa também podem impactar, o que demonstra como é urgente administrarmos melhor estes custos. Por este motivo, separamos 4 motivos para implantar uma Gestão de Telecom hoje na sua empresa.
Esperamos que possa contribuir para a sua decisão de melhorar a performance e a rentabilidade do seu negócio.
1 – Por que uma Gestão de Telecom? Reduzir custos com controle dos ativos
Uma das bases de uma gestão de telecomunicações eficiente é ter a visibilidade total dos ativos de telefonia fixa, móvel e dados: aparelhos, mesas operadoras, linhas, planos de consumo e equipamentos para as redes de dados.
São recursos de Telecom que, na maioria, crescem na medida da quantidade de funcionários, principalmente o celular corporativo que se tornou item obrigatório nas vendas e em setores que precisam tomar decisões a qualquer momento.
É preciso criar uma gestão constante destes ativos para avaliar a idade e funcionalidade dos aparelhos, o dimensionamento da malha de telefonia da empresa e adequação dos planos de telefonia e dados à necessidade de cada usuário naquele momento.
Outro ponto importante é uma melhor gestão de contratos com os fornecedores – valor, vigência, coberturas – a partir da revisão frequente das necessidades.
Em um primeiro inventário de Telecomunicações da empresa, você tem a visibilidade necessária para responder as perguntas abaixo, fundamentais para ganhar eficiência e eliminar gastos desnecessários.
- Existem aparelhos/linhas ociosos que podem ser usados, evitando novas compras?
- Os aparelhos atuais estão preparados para as tecnologias de comunicação em áudio e vídeo que reduzem o gasto com ligações e visitas?
- Existem linhas ociosas, que podem ser remanejadas ou canceladas?
- Os planos e os serviços contratados atendem a necessidade de cada usuário (perfil de consumo) ou podem ser revistos?
Os resultados de redução de custos para estas e outras perguntas são surpreendentes. E o inventário deve ser feito regularmente. É o primeiro grande passo para a economia.
2- Por que uma Gestão de Telecom? Reduzir custos com uma Política Corporativa
Sabemos que em uma empresa com várias áreas, a tendência é cada uma dar uma prioridade diferente aos custos de Telecom.
Por exemplo, a área de Vendas ter um controle muito mais preciso porque gera muito valor e o custo faz parte da sua produção. Por outro lado, o Financeiro não terá mesmo foco.
Uma política corporativa, definindo ações, metas, responsáveis e prazos por área, é uma forma eficiente de transmitir a importância da gestão de Telecom para todos os colaboradores. E também de não superestimar ou subestimar os custos de cada área, pesando a importância deles nos processos e resultados.
Dois aspectos também são importantes:
Rever as práticas de uso
Priorizar ao máximo o uso de e-mails e softwares de comunicação em áudio e vídeo, conhecer os horários de maior custo em telefonia, restringir ligações interestaduais e internacionais e linhas específicas.
Motivar os colaboradores
Envolve-los a participar das definições, trazer dados, sugerir soluções, contribuir com a experiência do dia a dia. Isto motiva mais o funcionário a perseguir as metas de gestão de custos, além da consciência de que a redução de custos vai melhorar o resultado da empresa.
3- Por que uma Gestão de Telecom? Controlar custos com um gerenciamento permanente
Com as definições, metas e prazos estabelecidos, chegamos ao gerenciamento dos custos, uma etapa fundamental na Gestão de Telecom.
Aqui as áreas deverão ter mecanismos – processos e sistemas – para acompanhar o consumo, fazer o levantamento com a periodicidade definida, avaliar e discutir com a Gestão de Telecom os ganhos e as distorções encontrados e propor soluções.
Este trabalho deve ser feito usando uma única ferramenta – um sistema de gerenciamento de Telecom – onde os dados podem ser padronizados e revistos a qualquer tempo.
Desta forma, é possível reduzir custos ao monitora-los frequentemente e impedir desperdícios na próxima conta.
4- Por que uma Gestão de Telecom? Gerar lucros adicionais com Auditoria
A Auditoria tem um papel estratégico importante na Gestão de Telecom.
Estudos indicam que o gasto adicional por cobranças indevidas em faturas de telefonia chega a 7% do valor total. É um número significativo – e dinheiro deixado na mesa sem necessidade.
Uma Auditoria de faturas de Telecom pode recuperar valores cobrados indevidamente na conta de telefone, e provocar em toda a gestão um efeito positivo pelos ganhos. Cada colaborador pode individualmente trazer no futuro, e também de alerta para fatores que estejam criando estes erros sistematicamente.
A gestão de contratos pode se beneficiar muito destes resultados, avaliando se eles preveem cobranças que não foram negociadas ou valores diferentes dos cobrados.
Uma Consultoria em Telecom é a grande aliada nesta transformação!
Uma Gestão de Telecom é um trabalho grande e longo a ser feito, mas que sempre rende ótimos resultados.
E ter a parceria de uma Consultoria em Telecom, como a NSB , traz um resultado com mais precisão e qualidade.
E uma visão abrangente dos custos de Telecom, com metodologia, experiência e ferramentas para alcançar os melhores resultados.
Quer conhecer e implementar uma Gestão de Telecom na sua empresa?
Marque uma reunião e assuma o controle das despesas de telecomunicações.
Neste exato momento, você pode estar deixando de economizar até 40% na sua conta de telefone. O que você está esperando para economizar?
Acabe com isso!
Solicite agora mesmo uma avaliação da sua Gestão de Telecom e economize ainda mais na sua empresa ou negócio.
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