Inteligência Artificial (AI) dentro da Gestão de Telecom

Inteligência Artificial (AI) dentro da Gestão de Telecom
Inteligência Artificial (AI) dentro da Gestão de Telecom

Como líder empresarial, você conhece o papel essencial das telecomunicações na gestão de um negócio. Na era digital, a indústria de telecomunicações passou do serviço básico de telefone e internet para um setor que está indo para a alta tecnologia e evoluindo constantemente para um ambiente mais móvel, portátil e automatizado.

A indústria das telecomunicações estão lado a lado com o Big Data devido à necessidade de otimização das despesas e eficiência de uso. Com isso, as principais empresas de telecom na atualidade estão usando a inteligência artificial para processar o Big Data, melhorar as operações na gestão em telecomunicações e aumentar a receita.

Nesse material vamos apresentar uma imagem sucinta sobre o uso da inteligência artificial na gestão em telecomunicações.

Inteligência artificial na gestão em telecomunicações: Insights para 2018

Sabemos que a indústria de telecomunicações está em evolução e cada mudança tem efeitos diretos sobre as empresas e comércio. Com isso, é possível fornecer insights pertinentes para líderes empresariais e profissionais interessados ​​em como a inteligência artificial está impactando a gestão de telecom.

São inúmeros os usos da inteligência artificial para o setor. Dentre as aplicações mais populares na gestão em telecomunicações, as mais usadas são:

#1 Chatbots de atendimento ao cliente: o serviço ao cliente ainda é uma despesa grande recorrente para qualquer empresa que tenha um grande número de clientes. Os chatbots mantêm a promessa de melhorar significativamente a eficiência e qualidade no atendimento, reduzindo os custos. Ele atua principalmente automatizando consultas de atendimento, roteando clientes para o agente correto e direcionando prospects com intenção de compra diretamente para a equipe de vendas.

#2 Serviços de voz para clientes: as empresas com volumes grandes de pedidos de suporte ao cliente recebem a maioria dos dados disponíveis para treinar chatbots de sistemas de reconhecimento de fala. Isso permite que eles “aprendam” a partir da grande demanda de suporte e usem isso como combustível para melhores interfaces com os clientes. Também possibilita que os clientes explorem ou comprem conteúdo de mídia por meio de interações de fala em vez de controle remoto.

#3 Manutenção preditiva: amplia e otimiza capacidade de corrigir problemas com o hardware de telecomunicações, como torres de células, linhas de energia, entre outros, antes mesmo de acontecer o problema, detectando sinais que geralmente conduzem a falhas. A manutenção preditiva é um passo fundamental na redução de custos das empresas, já que evitar falhas diminui custos com manutenção e evita a perda por inatividade de serviço.

Enquanto algumas empresas parecem ainda estar distantes em suas aplicações de manutenção preditiva, os chatbots e as interfaces de voz parecem ser quase onipresentes e estão listados como iniciativas importantes em todas as empresas.

Por que gestão em telecomunicações precisa da inteligência artificial?

A internet das coisas (IoT) e outras tecnologias têm desenvolvido um grande número de pontos de extremidade para as Telecoms, como o 5G, a natureza da rede com mudança (implantações urbanas de alta densidade etc.). Tudo isso tem gerado uma grande quantidade de padrões que não são fáceis de gerenciar para os humanos. No entanto, como a inteligência artificial é sobre autoaprendizagem, o imenso volume de dados resultantes de tais padrões tornam-se facilmente gerenciáveis.

Isso afeta uma série de áreas na gestão de telecom, que inclui:

  • Classificação do tráfego (identificação do fluxo, segurança (detecção/mitigação DDoS, QoE).
  • Utilização de recursos e otimização de rede.
  • Detecção de anomalias (gerenciamento de falhas, indicadores de saúde).
  • Previsão (gerenciamento de riscos, planejamento de capacidade).

A implantação de tecnologias como o internet das coisas oferece a melhor chance para a gestão em telecomunicações se envolverem com o mundo em expansão da IoT. Isso é necessário por ainda não haver as atualizações de rede, além de que o 5G ainda está posicionado no futuro, previsto para além de 2020. Atualmente, o impacto da internet das coisas está amplamente extraído da rede de Telecomunicações – mas é esperado para o mais com atualizações de rede.

Não é de se surpreender ver chatbots e interfaces de voz como os casos de uso mais populares de inteligência artificial dentro da gestão de telecomunicações. Empresas com grandes operações B2C, que contam com milhões ou dezenas de milhões de clientes, são as mais adequadas para se beneficiar tanto de chatbots de texto quanto de voz.

Sua empresa está preparada para para a nova onda de inteligência artificial dentro da gestão das telecomunicações? Conta aqui pra gente nos comentários como está o planejamento para o próximo ano.

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2019-10-23T10:41:42-02:00