Saiba como o monitoramento de TI pode te ajudar a tomar as melhores decisões em seu negócio!

Saiba como o monitoramento de TI pode te ajudar a tomar as melhores decisões em seu negócio!
ambiente de TI

Além de te ajudar a tomar as melhores decisões, o monitoramento de TI traz visibilidade para seu ambiente de TI e disponibilidade para o seu negócio

O monitoramento de TI é uma atividade essencial para as empresas que buscam ter visibilidade do ambiente de TI, solucionar problemas, eliminar falhas e que desejam obter uma visão completa do seu ambiente de TI. Questões como sistemas ociosos, lentidões operacionais, equipamentos desatualizados, falta de disponibilidade e outros problemas que podem atrapalhar o bom funcionamento dos recursos de TI na rotina de trabalho dos funcionários podem ser apontados por meio de um bom monitoramento de TI. Ele possibilita não só que sua infraestrutura esteja operando como o esperado: trata-se de um elemento vital para ter visibilidade e disponibilidade no seu ambiente de TI.

Gestão de Contas

É natural que os departamentos de TI dediquem um tempo maior reagindo a eventuais problemas do que na tentativa de detectá-los antes que eles causem prejuízos aos principais sistemas da organização. Para evitar que isso ocorra, é imprescindível o monitoramento proativo do ambiente de TI. É por meio deste monitoramento de TI que as empresas podem garantir que ativos de TI como IoT´s, servidores, roteadores, firewalls e todos dispositivos que estejam conectados à sua infraestrutura de TI funcionem corretamente.

Tomar decisões embasadas em dados confiáveis

Entender e acompanhar os dados relativos à sua infraestrutura de TI para fundamentar o processo de tomada de decisão deve ser considerada uma rotina estratégica que potencializa a capacidade da empresa se preparar para eventuais problemas ou incidentes. A identificação de padrões no ambiente de TI é importante para evitar períodos de indisponibilidade.

Desta forma, ter visibilidade da rotina do seu ambiente de TI por meio de um bom monitoramento de TI pode ser muito importante para resolver problemas como:

1) Possíveis falhas que impedem seus ativos de funcionarem corretamente;
2) Lentidão dos softwares, causada por motivos que o gestor não conhece;
3) Dificuldade em mensurar indicadores qualitativamente;
4) Identificação antecipada dos problemas na área de TI;
5) Alinhamento da TI ao negócio da sua empresa;
6) A sobrecarga das equipes de suporte e
7) Indisponibilidade de serviços essenciais.

Estabelecer métricas

A ausência de um monitoramento de TI dificulta a obtenção de dados, que poderiam ser interpretados para gerar insights relevantes. Sua visibilidade ocorre pelo controle da rede, que simplifica a verificação de estatísticas e permite que a empresa determine quais estratégias são melhores para o futuro. Desta forma, escolher quais métricas são fundamentais é muito importante para planejar uma estratégia de monitoramento e assim ter visibilidade do ambiente de TI.

Geração de relatórios de capacidade

Um dos objetivos do serviço de monitoramento de TI é ter acesso a dados relevantes, que contribuam para a geração de insights. Isso depende de um sistema eficiente, que tenha parâmetros configuráveis para o processo de controle da infraestrutura de TI.
As informações dos relatórios devem ser úteis. Além disso, é melhor que os documentos permitam o acesso remoto. Assim, sempre que necessário, é possível acessar os dados e interpretá-los para tomar decisões acertadas.

digitação manual
digitação manual

Redução de custos

O setor de TI é, atualmente, um dos mais custosos para as empresas. Afinal, os investimentos em implantação, atualização e manutenção costumam ser muito altos. Portanto, um dos principais benefícios do monitoramento de TI é reduzir custos. E o monitoramento é uma das melhores formas de fazer isso, já que por meio dele você pode ter acesso on-line a dashboards, gráficos de performance, alertas e disponibilidade de serviços de TI (SLA). Com ele, os gestores podem prevenir falhas baseados nos históricos de cada equipamento, ter uma postura proativa na resolução de erros e evitar o retrabalho.

Conte com a NSB para realizar o monitoramento de TI

Ao contratar um parceiro para serviços de monitoramento de TI, os gestores devem optar por um fornecedor capaz de oferecer uma solução com:

1. Foco em trazer visibilidade e disponibilidade ao ambiente de TI;
2. Tratamento dos incidentes de maneira completa, da descoberta à extinção e
3. Extração de relatórios com indicadores para a tomada de decisão.

A NSB oferece uma solução apropriada, com um monitoramento automatizado e uma equipe de TI voltada para atividades estratégicas. A consequência é o aumento da produtividade, melhoria na elaboração de projetos, maior satisfação da equipe e foco no core business.

Com metodologia ITSM e processos ITIL, o CM360 Visibilidade monitora uma grande variedade de itens da sua infraestrutura de TI, aplicações e serviços. A plataforma permite que os eventos ocorridos sejam classificados por tipo, gravidade e impacto no negócio. Ela disponibiliza notificações para que os thresholds sejam entregues na hora certa e para o destino correto por meio de vários canais.

nsb linkedin

Visite a página da NSB no Linkedin e conheça mais sobre Monitoramento de TI.

Se sua empresa ainda não executa o monitoramento de infraestrutura de TI, chegou o momento de mudar isso e ter total visibilidade do seu ambiente de TI.

É por meio dessa estratégia que você consegue identificar o que precisa ser melhorado, antecipar-se a problemas e tendências e solucionar os incidentes com agilidade.

Agora você pode monitorar toda sua infraestrutura de TI com indicadores de performance em tempo real.

Tenha visibilidade agora mesmo!

Entre em contato e saiba como ter total capacidade de operação
e controle no seu ambiente de TI.

FALE COM UM CONSULTOR

Posts populares com esse assunto

2020-06-17T15:17:26-03:00
EnglishPortugueseSpanish