Monitorar o ambiente de TI é a chave da presença digital da sua empresa

Monitorar o ambiente de TI é a chave da presença digital da sua empresa
Monitorar o ambiente de TI é a chave da presença digital da sua empresa

Feriado numa das maiores cidades do país, sessões de cinema à tarde, do filme mais aguardado do ano e, de repente, o sistema de venda nas bilheterias sai do ar. Uma fila grande se formando e só há como vender com ingressos de papel, sem reserva de assento e sem um controle eficiente da lotação. Muitas pessoas desistindo do filme. Você consegue imaginar a sua empresa vivendo essa situação? Acredite: esse caso é real e o prejuízo financeiro também.

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Esse caso exemplifica muito bem como as empresas podem estar vulneráveis a muitas situações que atinjam a infraestrutura de sistemas e coloquem as suas performances em risco.

São ocorrências diárias e em empresas de todos os portes e segmentos, causando transtornos para as operações internas, queda da qualidade do atendimento ao cliente e vendas perdidas.

Afinal, não há um negócio que não dependa da tecnologia; de uma simples conexão com a página de emissão de nota fiscal em uma confeitaria até o comércio eletrônico de uma rede de lojas de roupas, o impacto de um downtime é significativo, tanto do ponto de vista financeiro quanto de imagem do negócio no mercado.

A tecnologia trouxe inúmeros avanços para as empresas e grandes riscos também

Há algum tempo, a maioria das empresas convivia com fantasmas em comum, inerentes ao negócio, conheciam os prejuízos envolvidos e criavam soluções pontuais eficientes – reclamações de garantia, atrasos nas entregas, falhas de pedidos e outros.

Em um mundo não globalizado, os problemas demoravam a chegar no grande público e prejudicar a imagem da marca e da empresa.

Com a chegada e o crescimento do mundo digital nos negócios, podemos contar com inovações que levam as marcas a alcances inimagináveis antes.

Produtos estocados em Belo Horizonte estão sendo comprados por clientes de Manaus e Fortaleza nesse exato instante e o atendimento humano estará apenas no despacho das mercadorias. Um curso online produzido em São Paulo, em poucos dias, é consumido em cidades do Sul e do Centro-Oeste.

Por outro lado, esse cenário revolucionário e promissor para os negócios sofre com o fantasma da era digital: as indisponibilidades de sistemas.

Paralisações de sistemas: o inimigo (nem tão) oculto dos lucros e da imagem da empresa

Um cliente não espera encontrar seu e-commerce fechado às duas da manhã, a hora que ele tem para pesquisar e comprar um produto. Se ele estiver aberto, é preciso que seja ágil, intuitivo, prático e claro para conquistar a confiança dele e fechar uma venda.

Se estiver fechado, o cliente vai para a loja do lado e você vai descobrir, minutos ou horas depois que o seu comércio eletrônico estava em downtime.

Mesmo os negócios físicos tradicionais necessitam da garantia de disponibilidade – e podem sofrer mais imediatamente, afinal a concorrência pode estar a poucos passos.

Com as paralisações de sistemas, tudo tornou-se também mais complexo e arriscado:

  • A queda de um sistema corporativo interno pode impedir a emissão de notas, de documentos de despacho ou o envio de pagamentos ao banco;
  • O e-commerce fora do ar impede novas vendas e clientes acompanhem seus pedidos.

Um bom exemplo é o ocorrido em junho de 2019, quando a Amazon obteve prejuízos bilionários com a indisponibilidade de seus servidores, onde estão hospedados armazenamentos em nuvem de empresas como a Netflix, o Instagram e o AirBnB.

Sua empresa pode não perder bilhões, mas os prejuízos certamente vão impactar de uma forma tão profunda na sua lucratividade e nos seus planos quanto ocorreu na gigante americana:

  • Descontinuidade de funcionamento das áreas da empresa;
  • Problemas com logística de vendas – emissão de nota fiscal e despacho de mercadorias;
  • Atrasos nas respostas a orçamentos e pedidos;
  • Queda nas vendas ou paralisação quando existe apenas um canal de atendimento;
  • Prejuízo à imagem da marca no mercado (principalmente quando é recorrente).

Os efeitos das paralisações de sistemas se expandem na opinião pública

O efeito multiplicador de impactos é tão sem fronteiras quanto o alcance digital que nos permite vender mais hoje em dia.

Estamos em uma sociedade hiperconectada pelas redes e os aparelhos de última geração, transmitindo imagens e depoimentos em tempo real.

E manuseando eles, estão diversos formadores de opinião e digital influencers, que podem ser fiéis da balança sobre a credibilidade da sua marca. Uma experiência mal sucedida se espalha em alta velocidade na rede.

Como podemos perceber, as indisponibilidades de sistemas afetam fortemente as operações, os negócios, a lucratividade e a imagem das empresas.

Mas como evitá-las ao máximo ou eliminá-las? A solução ideal é a união de duas estratégias: gerir proativamente e monitorar permanentemente o ambiente de TI.

Efeitos de paralisações do sistema

Com a Gestão Proativa, você planeja a alta disponibilidade dos sistemas

Um dos maiores fatores de risco em um ambiente de tecnologia é apenas reagirmos às falhas quando ocorrem, sem um planejamento que permita acompanhar cada componente da infraestrutura de TI da empresa.

Os efeitos negativos de uma gestão reativa são grandes:

  • As paralisações são inevitáveis: não há um processo preventivo;
  • O custo é alto: o reparo vai envolver compras feitas e serviços de terceiros em emergência (mais caras) e horas extras;
  • O processo de solução é mais crítico e demorado: apenas reagir acaba limitando as opções de solução, sob pressão das áreas e com base de conhecimento pequena sobre as ocorrências, afetando o tempo e qualidade do trabalho de reparo;
  • O desgaste da imagem de TI é grande: sem prever problemas, gastando e demorando mais para resolver, e sem a garantia de resolução definitiva, a imagem da gestão e das equipes de TI fica comprometida com as demais áreas.

Com a gestão proativa, sua área de TI pode evitar todos esses problemas monitorando e analisando o comportamento de cada componente – hardware e software – da malha de tecnologia da empresa. Os pontos positivos são visíveis:

  • Reduzir ou eliminar as paralisações, mantendo os sistemas funcionando continuamente;
  • Evitar custos com emergências;
  • Melhorar a rotina de trabalho das equipes.

Mas com ambientes de tecnologia cada vez mais complexos e intrincados, como a gestão de TI e suas equipes podem alcançar os objetivos acima? Contando com ferramentas de alta qualidade.

Com o Monitoramento de TI 24×7, você conquista a disponibilidade dos sistemas

Ter a visibilidade total da infraestrutura de TI da empresa é a base de todo o planejamento de gestão preventiva da empresa.

Soluções de monitoramento são a forma ideal para que nenhuma informação sobre o desempenho de cada item da infraestrutura seja perdido – e que pode representar a diferença entre evitar uma falha ou conviver com um downtime.

Elas devem reunir características fundamentais:

  1. Visibilidade total da infraestrutura de TI, tanto de componentes quanto de aplicações;
  2. Parâmetros de desempenho para cada item ser monitorado;
  3. Recursos de monitoramento preventivo e permanente.

O NOC 24×7 da NSB reúne todas essas características, através de um centro de operações de rede dotado de ferramentas de monitoramento inteligentes, que usam os parâmetros definidos para alertar sobre comportamentos suspeitos no momento em que eles ocorrem.

Além disso, é uma solução composta também de profissionais qualificados e com grande experiência em monitoramento de ambientes de tecnologia, que vão acompanhar as performances e usar os alertas para atuar evitando a falha que pode paralisar um processo, um setor e até mesmo uma empresa inteira.

Outra grande vantagem é base de conhecimento gerada com o trabalho de monitoramento e que pode otimizar o trabalho da equipe em ocorrências similares e evitar a recorrência.

Como podemos ver, para ter a maior presença online possível, é preciso gerir permanentemente o ambiente de tecnologia, prevenindo problemas e usando ferramentas que geram um trabalho que dê mais segurança para os negócios.

Monitoramento de TI 24x7

A NSB é especialista em tecnologias que proporcionam visibilidade e maior performance financeira para o seu negócio. Uma empresa com soluções integradas, que oferecem em tempo real e com inteligência, os indicadores de performance que trarão riqueza de informação, redução de custos e controle para sua empresa.

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2019-11-13T18:19:49-03:00