Optmize – PLATAFORMA INTEGRADA EM GESTÃO DE TELECOMUNICAÇÕES

Optmize – PLATAFORMA INTEGRADA EM GESTÃO DE TELECOMUNICAÇÕES
Optmize - PLATAFORMA INTEGRADA EM GESTÃO DE TELECOMUNICAÇÕES

Fazer gestão em telecomunicações sempre foi um grande desafio para mim e outros gestores de TI. Quando iniciei nesse mercado há 20 anos atrás me deparei com inúmeras dificuldades, como: ter que fazer o gerenciamento através de Excel, informações não integradas que davam a sensação de não ser produtivo, afinal, quando o assunto era auditar e contestar uma fatura com a operadora, a sensação era de que isso levava “anos”.

Com o passar do tempo e com o desenvolvimento da tecnologia me coloquei na operação e comecei a pensar: como deixar equipes internas mais produtivas e com isso agregar mais valor ao meu cliente?

Analisando as dificuldades da minha equipe e dos meus clientes, comecei a buscar soluções que melhorassem a produtividade e otimizassem os processos em uma gestão de telecomunicações. Percebi que trabalhar com Excel tornara-se impossível e totalmente obsoleto, desta forma, iniciamos um projeto visando o futuro, ou melhor, o presente, pois o futuro será imprevisível.

Esse projeto foi desenvolvimento através de três etapas, nomeadas por mim em: 1.0, 2.0 e 3.0. E que agora apresento a vocês.

Plataforma Integrada em Gestão de Telecomunicações

1.0: Por onde começar?

Quando falamos em Telecom Expense Management (TEM), falamos em processos de:

a) cadastro de contratos;
b) importação e auditorias de faturas;
c) contestação de contas;
d) manutenção de inventário;
e) rateio.

Ao analisar essa estrutura, pensei: por que não desenvolver uma plataforma baseadas no conceito de TEM que me mostre todos estes pontos de uma maneira totalmente visual e que ajude meu cliente a tomar decisões mais rápidas? Foi assim que comecei um longo projeto de desenvolvimento no qual conseguimos entregar de forma automatizada os processos A, B, C, D e E. No item E (rateio) não havia encontrado totalmente a solução, pois o rateio de telefonia fixa ainda era um problema que atormentava minha cabeça, minha equipe e meu cliente. E foi por conta disso que criei etapa 2.0.

2.0: Como melhorar as informações de consumo da telefonia fixa e automatizar o processo de rateio?

Nessa fase, desenvolvemos um Tarifador integrado a plataforma de TEM, ou seja, as informações de consumo das centrais telefônicas alimentam o sistema gerando velocidade para os usuários na verificação do consumo de cada ramal e também para o rateio de gastos por centro de custos.

3.0: Com enorme crescimento de aparelhos celulares e tablets, como fazer uma gestão efetiva destes dispositivos móveis?

Aqui me deparei com problemas de controle e gestão de dispositivos móveis, por exemplo, em uma grande empresa é comum que haja um desligamento e com isso a perda de um aparelho com o chip, que eventualmente tenha sido levado por esse colaborador, e que ele, continua fazendo ligações até hoje. Essa situação aumenta gradativamente os gastos da organização, sem que haja um gerenciamento inteligente de onde e como estão gastando. Então? Como resolver este problema? Foi assim que desenvolvemos o MDM (Mobile Device Management), um aplicativo instalado no dispositivo móvel que gerencia e controla todos os itens do aparelho, desde a localização até a gestão dos aplicativos instalados, levando dados para empresa que com isso garante que os recursos oferecidos ao colaborador sejam usados para o negócio e não para o uso pessoal como Netflix e Spotify.

Dessa forma, a inteligência do Optmize integra todas essas etapas de desenvolvimento, fazendo com que minha equipe e meu cliente não precisem mais de um software como o Excel, tornando-os mais produtivos e que essa inteligência de integração incluindo telefonia móvel, fixa e dados de dispositivos móveis ajude as empresas a reduzir cada vez mais seus custos e terem cada vez mais resultados.

Bom, e o que eu concluo com tudo isso? O mercado é competitivo, é desafiador, e não podemos parar. O que posso afirmar é que o trabalho continua e que devemos cada vez mais estarmos próximos de nossos clientes e de nossa equipe interna, pensando em inovação e desenvolvimento de novas tecnologias que visem a otimização e garantia de eficiência financeira ao negócio de cada empresa.

Caso queiram conversar e entender um pouco mais sobre esse método de trabalho da NSB, estou à disposição de todos.

Flávio Adriano Paulo
Diretor Executivo da NSB

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2019-11-22T12:22:10-03:00