Os 5 pontos críticos em uma Gestão de Telecomunicações

Os 5 pontos críticos em uma Gestão de Telecomunicações
Os 5 pontos críticos em uma Gestão de Telecomunicações

Para começar, precisamos ter em mente alguns pontos na hora de se fazer uma boa gestão de telecomunicações. Estes pontos precisam de muita atenção, pois, no futuro, isso pode fazer a diferença nos custos e recursos de sua empresa.

Levando em consideração as melhores práticas de Gestão em Telecomunicações, nosso intuito é apresentar os 5 pontos críticos que você e sua empresa precisam ter atenção para maior eficiência na gestão.

 INVENTÁRIO

Na gestão de telecomunicações o inventário é responsável por levantar todos os recursos disponíveis na sua planta de telecom. Esses recursos podem ser:

  • Modens;
  • Chips e Celulares;
  • Ramais e 0800;
  • Circuitos;
  • Interfaces;
  • Links de dados e etc.

O gerenciamento de um inventário existe para que se tenha conhecimento de todos seus recursos e suas possibilidades dentro das telecomunicações. Como saber se um dispositivo está com defeito se você não tem um controle disso? Como saber de qual área você pode remanejar celulares e ramais se você não sabe para quais áreas eles estão alocados? Não existe eficiência em telecomunicações sem um inventário.

 POLÍTICA DE AQUISIÇÃO

Ter uma política de aquisição bem definida é muito importante. Empresas precisam controlar suas aquisições, principalmente quando os aparelhos e equipamentos de telecomunicações estão em jogo.

Você precisa:

  • Definir e padronizar toda aquisição de novos dispositivos;
  • Definir e padronizar documentos necessários para controlar os seus dispositivos;
  • Categorizar os tipos de documentos e centralizar a gestão deles;

Definir qual é o critério de escolha de fornecedores, quais são as garantias mínimas para que os produtos sejam comprados, o que qualifica e desqualifica um fornecedor, quais documentos precisam estar com os aparelhos e etc.

 SOFTWARE DE GESTÃO DE TELECOM

Telecomunicações é uma área muito ampla para se controlar “no papel”. Ela envolve diversas variáveis como: qualidade de serviço, controle financeiro, controle de alocação e muitos outros fatores que podem ajudar sua empresa. Por isso, um software de gestão em telecomunicações, é primordial para que você esteja preparado para fazer uma gestão inteligente e, principalmente, eficaz.

Muitas empresas deixam de investir em um bom software de gestão e acabam pagando mais no médio e longo prazo, pois deixam o funcionamento dos processos muito mais lentos e inseguros, ao invés de deixar sua gestão completamente automatizada e em segurança.

 AUDITORIA

Como saber se todo este esforço está sendo respeitado? Como saber se as regras, os padrões e as leis estão sendo obedecidos? A auditoria ajuda sua empresa a funcionar de forma saudável e perene. No processo de auditoria, você:

  • Audita seus planos e pacotes de dispositivos, links de dados e etc.;
  • Audita os recursos desativados/cancelados;
  • Audita os processos de gestão e aquisição;
  • Audita seus custos.

Para a saúde de uma gestão, especialmente em telecomunicações, um processo de auditoria é um dos pontos críticos que você deve ter em mente como importante. Policie os processos dentro da sua empresa para evitar problemas futuros.

 ESPECIALISTAS

Todos sabemos que uma corporação é feita por pessoas. A eficiência de uma empresa está em conseguir oportunidades, redefinir processos, diretrizes e explorar a redução de custos. Tudo isso depende de um importante ativo de sua empresa: os especialistas.

Na área de telecomunicações, a figura de um especialista é primordial para o sucesso de sua gestão. Pois com ele, podemos levar detalhes a superfície da gestão, trazendo com isso melhores resultados, melhores economias e maior produtividade.

Os especialistas podem ir muito além da gestão em si, com o know-how, eles podem realizar estudos de redução de custos, fazer RFPs (Request for Proposal) para usar em novas contratações, criar RFQs (Request for Quotations) e avaliar resultados técnicos, que são atributos essenciais para ter resultados expressivos de redução de custos na gestão em telecomunicações.

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2019-11-22T12:21:36-03:00