Quais as vantagens de monitorar o ambiente de TI?

Quais as vantagens de monitorar o ambiente de TI?
Quais as vantagens de monitorar o ambiente de TI?

Não é incomum que os departamentos de TI gastem mais tempo reagindo a problemas, do que tentar identificá-los antes mesmo que alguma interrupção seja causada. Mas para que os departamentos de TI funcionem com o melhor desempenho e evitem erros, o monitoramento pró-ativo da infraestrutura é essencial.

Em primeiro lugar, nem todos os problemas são imediatamente visíveis ou mesmo tendem a se desenvolver ao longo do tempo. Em segundo lugar, se você não está monitorando a saúde do seu ambiente de TI, como você pode garantir que você esteja fornecendo um serviço eficiente e consistente aos seus usuários finais?

A visibilidade total da sua infraestrutura, é fundamental para prevenir problemas e ajuda você a tomar decisões bem fundamentadas para aprimorar o futuro do seu ambiente de TI.

Pensando nisso desenvolvemos esse material para trazer as principais vantagens de monitorar o ambiente de TI.

1. Faça parte da Cultura Data Driven – Decisões orientadas a dados

O monitoramento de TI é mais do que garantir que sua infraestrutura de TI esteja funcionando como deveria, ele é, na verdade, um elemento vital na criação e modelagem de sua estratégia geral de TI.

Afinal, seu ambiente de TI deve oferecer o melhor desempenho para seus usuários finais, certo? A medida que a tecnologia muda e as necessidades do negócio evoluem, você precisa garantir que seu ambiente de TI esteja atuando e entregando o que deve.

Como um Analista de infraestrutura de TI, o mínimo que você deve apresentar é como o ambiente de TI está sendo executado e o que você está fazendo para minimizar os riscos.

2. Confiabilidade aprimorada

Se você pode identificar e corrigir pequenos problemas com antecedência, antes mesmo de terem chance de desenvolver problemas maiores, seu cliente terá poucas queixas sobre seus sistemas. Mantenha o seu cliente constantemente informado sobre o estado da sua rede e os serviços que você forneceu através de relatórios.

Monitorar sua infraestrutura de forma eficiente significa que você tem acesso a informações críticas que são valiosas não apenas para o departamento de TI, como também outras partes interessadas. Os diretores da empresa têm pouco conhecimento sobre como seus ambientes de TI estão sendo organizados. A única vez que eles ficam cientes é quando há interrupções e o negócio está em risco.

O monitoramento do seu ambiente garante que você pode reduzir o risco e gerenciar sistemas de forma proativa.

3. Seja mais pró ativo e menos reativo – Detecte problemas com antecedência para evitar desastres

A análise pro ativa do seu ambiente de TI significa que você tem uma melhor chance de evitar grandes interrupções. Com o monitoramento de falha e as verificações regulares da saúde de sua infraestrutura, significam que você pode identificar discrepâncias dentro de seus sistemas e entender a situação.

Se você não está monitorando seus sistemas, como você sabe se eles estão ficando sem capacidade de trabalho? A resposta, é que você não só descobre quando for muito tarde como ainda ocorre um problema.

O monitoramento de suas redes garante que todas as interrupções, como o congestionamento da rede, sejam detectadas e resolvidas antes mesmo de impactar os usuários finais.

Se você estiver monitorando continuamente seus sistemas, é mais provável que você pegue algum sinal de alerta e possa intervir antes que o problema tenha acesso total a sua rede e afete o usuário final. Não só esta abordagem é mais produtiva para os usuários finais, mas como também alivia a pressão sobre o departamento de TI.

O foco é desviado para que você trabalhe com prevenção ao invés de buscar uma solução de um problema que já atingiu toda a rede.

Os analistas de infraestrutura estão constantemente sob pressão, para oferecer um desempenho contínuo e sempre melhorar a eficiência. Aprender o que os padrões são e as características da sua infraestrutura significa que você pode detectar problemas antes mesmo de afetar seu negócio. Isso também significa que você pode aprender com comportamentos e tendências anteriores para que você sempre esteja executando o desempenho máximo.

Fique de olho no gerenciamento regular do seu ambiente de TI. Se tiver alguma dúvida, entre em contato e conheça nossa ferramenta de monitoramento de ambientes de TI.

Neste exato momento, você pode estar deixando de economizar até 40% na sua conta de telefone. O que você está esperando para economizar?

Acabe com isso!

Solicite agora mesmo uma avaliação da sua Gestão de Telecom e economize ainda mais na sua empresa ou negócio.

FALE COM UM CONSULTOR

Posts populares com esse assunto

Quer receber mais conteúdos como esses?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail

2019-11-21T18:48:40-02:00