Reduza os riscos do negócio com um monitoramento inteligente do ambiente de TI

Reduza os riscos do negócio com um monitoramento inteligente do ambiente de TI
Reduza os riscos do negócio com um monitoramento inteligente do ambiente de TI

A tempos a TI deixou de ser um mero coadjuvante no processo de uma empresa e tornou-se o principal protagonista de uma corporação. Apesar de tantas ações inovadoras sinto que grande parte dos CIOs ainda possuem dificuldade ou falta de ferramentas que traduzam todos os indicadores gerados pela equipe técnica de TI em informações estratégicas ao negócio.

Os executivos das empresas precisam desta tradução e entendo que isto seja a grande oportunidade para os CIOs tornarem-se os indivíduos que dão subsídios para tomada de decisão. Seja para o desenvolvimento de novos negócios ou otimização dos processos já existentes.

A necessidade de um novo e mais eficaz modelo de gerenciamento do ambiente de TI em conjunto com todas as novas tecnologias, seja in house, na nuvem ou mista, tem como um único objetivo trazer maior valor ao negócio, melhorando o tempo e esforço aplicado nestas áreas e resultando em novas estratégias, isto é, a TI deixa de estar alinhada ao negócio e passa a ser o negócio da empresa.

O ponto de partida para um bom gerenciamento esta no bom monitoramento e uma boa visibilidade da disponibilidade da TI junto ao negócio, proporcionando uma gestão a vista.

Além da gestão a vista, um dos maiores objetivos de se possuir um ambiente monitorado está em combater o “downtime”. Gerenciar instabilidades ou quedas dos serviços,  principalmente dos recursos responsáveis por suportar áreas criticas do negócio, bem como, identificar pontos de estrangulamento na capacidade e desempenho, são tarefas diárias e rotineiras da equipe de TI.

Possuir informações em tempo real sobre o comportamento dos recursos como: roteadores, switches, servidores e banco de dados se torna indispensável para uma empresa que se preocupa com a experiência dos seus usuários, fornecedores e clientes em suas diversas plataformas de serviços de TI.

Com processos bem definidos, equipes dedicadas e ferramentas adequadas, o monitoramento e tomada de decisão se tornam processos seguros e assertivos. Consequentemente com todas as informações interpretadas o gerenciamento de capacidade permite saber o momento de se fazer um upgrade ou downgrade para não impactar os custos da empresa.

Quero concluir este artigo com a seguinte reflexão: a TI precisa desenvolver soluções que melhorem seus níveis de serviço junto aos seus clientes internos e externos, além de apoiar e esclarecer os executivos do negocio em como ela pode ser mais estratégica.  Para que possamos ter resultados satisfatórios necessitamos ter ferramentas que nos apoiem a resolver e tomar decisões, bem como, processos e pessoas preparadas para interpretar todos os dados gerados para a resolução de problemas que possam ocorrer, e desenvolver soluções que melhorem o desempenho do negocio, com entregas rápidas e objetivas.

Nosso desafio é construir uma TI estratégica e geradora de negócios e não apenas um centro de custo gerador e pagador de despesas.

Pensando nestes aspectos a NSB quer ser parte desta evolução trazendo sua tecnologia para apoiar nossos parceiros e clientes.

Neste exato momento, você pode estar deixando de economizar até 40% na sua conta de telefone. O que você está esperando para economizar?

Acabe com isso!

Solicite agora mesmo uma avaliação da sua Gestão de Telecom e economize ainda mais na sua empresa ou negócio.

FALE COM UM CONSULTOR

Posts populares com esse assunto

Quer receber mais conteúdos como esses?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail

2019-10-11T14:39:15-02:00