Como o RPA pode ser aliado na performance financeira de um negócio

Como o RPA pode ser aliado na performance financeira de um negócio
RPA

A implantação de soluções de IA e RPA já são alternativas totalmente válidas para melhorar a performance de todos os tipos de negócio

A inteligência artificial é um dos ramos da tecnologia que mais vem se destacando na hora de otimizar o setor financeiro de um negócio. Embora esteja associada de forma mais recorrente ao ambiente de tecnologia, principalmente no que diz respeito a manipulação de dados e otimização de processos relacionados a Big Data, é comum que diversos de seus segmentos sejam implantados em outras frentes de trabalho. Seja na área de backoffice ou mesmo no atendimento ao cliente, através de chatbots ou PLN, a inteligência artificial vem ganhando destaque por sua capacidade de otimizar processos, mapear caminhos e garantir que processos operacionais fiquem reservados às máquinas e robôs.

Um dos segmentos mais importantes na área é o RPA, ou Automação Robótica de Processos, na qual robôs são desenvolvidos para realizar tarefas operacionais, que não exigem maiores esforços estratégicos de processos. Comumente associada a áreas a coleta de dados, o RPA tem sua força baseada em regras.

automação de contas

Através de algoritmos desenvolvidos por especialistas, é possível treinar um robô para que este realize funções que se limitam a atividade pré-definidas, sem a necessidade de uma cognição ou aprendizado. Apesar de muitas vezes não ser associada diretamente à Inteligência Artificial, mas sim um processo de trabalho que não utiliza tomadas de decisões, mas sim a repetição, o RPA pode ser entendido como uma parte mais do que importante na hora de compreender a implantação da IA em uma empresa.

A automação robótica de processos vem se destacando principalmente na hora de otimizar processos financeiros, se destacando por sua capacidade de reduzir altos custos e diminuir falhas recorrentes. A área mais importante, e que vem ganhando visibilidade entre os grandes gestores de TI e financeiros, é a gestão de contas..

RPA

Como o RPA pode me ajudar?

Imagine a seguinte situação: sua empresa cresce de forma exponencial e extremamente rápida. Com isso aumentam os gastos com recursos humanos, ativos de tecnologia e aluguel de espaço. Por consequência ocorrem entre departamentos, um maior número de contas a serem digitadas, notas e borderô. Muitas vezes esse fluxo de números e dados não é administrado de forma correta, assim como também não é processado de forma ágil.
Qualquer falha na hora da digitação manual dessas notas, faturas e borderô podem gerar atrasos, falhas e principalmente altos gastos.

O RPA entra como uma solução extremamente efetiva, uma vez que todos os seus robôs são feitos para que números sejam coletados, armazenados e integrados ao ERP de uma empresa sem falha algumas. Essa rapidez e cuidado gerado por um software eficiente, garante que a limitação dos processos operacionais realizados por colaboradores não exista no ambiente. Com isso, funcionários podem alocar suas capacidades estratégicas em projetos focados no core business. Projetos levam a novas formas de trabalho e consequentemente à uma melhor performance financeira.

A minha empresa está preparada para receber o RPA?

Embora a implantação de tecnologias de inteligência artificial e seus segmentos mais sutis no que dizem respeito ao trabalho da máquina, como o RPA, possa parecer um projeto caro e totalmente voltado para grande empresas, a realidade é bem diferente. O RPA já se destaca nos mais variados tipos de negócio, desde as PMEs até as gigantes multinacionais. As suas vantagens são extraordinárias, desde a melhora das métricas de desempenho até mesmo a garantia de um monitoramento eficiente e com análises refinadas.

RPA

Para isso, conte uma com uma especialista de RPA, e tenha o seu negócio totalmente direcionado para o futuro e com a melhor performance financeira de mercado!

nsb linkedin

Visite a página da NSB no Linkedin e conheça mais sobre Gestão de Contas.

O CM360 oferece uma integração rápida com RPA, a busca e o cadastro de todas as faturas, informações necessárias para rateio e é claro, dashboards altamente personalizáveis e interativos, para continuar garantindo o crescimento do seu negócio e a melhor forma de organizar todas as despesas.

Fale agora mesmo com um de nossos consultores e descubra o quanto sua empresa está gastando com apenas um clique!

Você ainda faz a digitação das suas contas manualmente?

Automatize seus processos com a tecnologia RPA!

Solicite uma avaliação de sua Gestão de Contas e comece a otimizar a produtividade de sua equipe agora mesmo.

FALE COM UM CONSULTOR

Posts populares com esse assunto

Quer receber mais conteúdos como esses?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail

2020-06-01T17:54:57-03:00
EnglishPortugueseSpanish