Segurança da Informação e sua Importância

Segurança da Informação e sua Importância
Segurança da Informação e sua Importância

O cibercrime vem crescendo e se profissionalizando assim como a grande quantidade de casos com Ransomware e táticas de engenharia social que afetam milhares de pessoas e empresas pelo mundo inteiro. Estes fatores exigem que organizações, seja de pequeno, médio ou grande porte, preocupem-se com a Segurança da Informação.

A Segurança da Informação (SI) representa proteção de dados e informações, afim de preservar valores de determinada organização e ou indivíduo. Existem três pilares fundamentais, conhecidos como conceito tríade CIA (Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade), que contribuem para uma estratégia de segurança da informação ser gerenciada corretamente. Abaixo temos detalhes de cada componente deste conceito.

  1. Confidencialidade

É a garantia de que as informações são acessadas somente por pessoas autorizadas. Ao contrário do que se pensa, a confidencialidade é muito mais do que a privacidade, pois envolve impedir a leitura de informações por pessoas que não são autorizadas a acessá-las. Todas as informações da empresa, principalmente as confidenciais, devem ser acessadas por pessoas estritamente autorizadas, para isso, o aspecto mais importante é garantir a identificação e autenticação das partes envolvidas.

  1. Integridade

A Integridade visa impedir que as informações sejam alteradas de forma inadequada ou indesejada. Este princípio pode ser comprometido por meio de acidentes, como problemas em mídias de armazenamento, falhas no sistema, transmissão de baixa qualidade e/ou insegura entre ambientes ou até mesmo ações mal-intencionadas de algum indivíduo.

  1. Disponibilidade

Perder temporariamente o acesso aos dados do serviço de e-mail ou do seu e-commerce, por exemplo, pode ser tão prejudicial quanto os eventos mencionados em confidencialidade. Perda de informações sensíveis, dependendo da situação, pode fazer uma empresa parar de operar por algum tempo, o que resulta em altos prejuízos. É sempre muito importante possuir medidas preventivas de segurança da informação na empresa, para evitar a perda de dados sensíveis, e a Disponibilidade é o termo chave neste quesito.

Entre em contato com a NSB e saiba como podemos te ajudar.

Neste exato momento, você pode estar deixando de economizar até 40% na sua conta de telefone. O que você está esperando para economizar?

Acabe com isso!

Solicite agora mesmo uma avaliação da sua Gestão de Telecom e economize ainda mais na sua empresa ou negócio.

FALE COM UM CONSULTOR

Posts populares com esse assunto

Quer receber mais conteúdos como esses?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail

2019-11-21T18:46:24-02:00