Software de TEM (telecom expense management): por que ele é importante para a automação de processos?

Software de TEM (telecom expense management): por que ele é importante para a automação de processos?
Software de TEM (telecom expense management): por que ele é importante para a automação de processos?

Investir em tecnologia da informação para agilizar processos é algo que se tornou comum no mercado. Condição natural uma vez que programas de computador oferecem soluções que diminuem a burocracia de tarefas vitais para as empresas. Além disso, a capacidade de processamento resulta em uma rapidez na execução de certas atividades que não tem comparativo.

Dentre as ferramentas que podem fazer toda a diferença para a automação de processos está o Software de TEM. A sigla para Telecom Expense Management designa uma solução voltada para telefonia. Confira neste texto a importância do recurso para automação.

Através do software de TEM é possível gerenciar gastos, processos e trabalhar recursos de telecomunicação de forma mais eficiente. Falamos basicamente de uma ferramenta que irá atuar no controle de tudo o que estiver relacionado ao setor. Da contratação de serviços, à gestão de ativos, contratos e faturas. Sabemos que muito frequentemente o setor de Telecom é aquele que resulta em maiores desafios para uma empresa. A razão é que além de representar custos que podem pesar no orçamento, qualquer falha operacional na área gera transtornos.

Falhar no atendimento ao cliente, por exemplo, é prejudicial para a empresa e resulta em perda de oportunidades. A produtividade das equipes é também algo que despenca em razão do mau funcionamento destes recursos. Com estes breves exemplos não é difícil entender como a automatização pode reduzir drasticamente problemas de Telecom. Para que seja eficiente a metodologia por traz da ferramenta volta-se para três itens: processos, pessoas e sistemas. Estes três pilares são integrados através da tecnologia, permitindo maior controle de inventário e aumento da produtividade.

Lembrando que trabalhar dentro dos moldes tradicionais é algo que favorece os erros. Quando o processo é manual, as falhas podem até se tornar difíceis de ser identificadas, reportadas e corrigidas a tempo. Um controle total e automatizado vai na contramão desta tendência negativa. Dentre os benefícios da utilização do software de Tem estão redução de custos e melhor aproveitamento do orçamento. Você pode conferir em detalhes como otimizar a gestão de Telecom reduz custos acessando o nosso artigo.

Ademais, os processos de uma organização, sejam estes quais forem, são elemento estratégico. Mesmo quando não temos algo relacionado ao core business a ineficiência tende a estimular resultados desastrosos. Com as telecomunicações, que sempre têm papel da maior importância em uma empresa, é ainda mais verdadeira esta questão. Sobretudo porque este é um setor onde a falta de gestão ocasiona em aumento de custos. Ela também afeta o desempenho da empresa no mercado. Hoje apenas a automatização proporciona um aumento de performance que coloque a organização em um bom patamar de competitividade.

A razão principal é que ele desfaz o modelo centralizado e manual que caracterizava a gestão de Telecom até recentemente. Basta imaginar o problema que seria tratar dos contratos com diferentes operadoras dentro deste sistema. Especialmente quando há diferença entre os serviços oferecidos – telefonia fixa, móvel, plano de dados, etc. Pense em cada fatura, vencimento próprio, valor distinto, sendo tratado de forma manual e através de planilhas. Um pequeno erro de registro poderia resultar em um prejuízo considerável mais à frente. Outra desvantagem é que o processo tradicional toma muito tempo.

O software de TEM apresenta uma solução rápida e segura

Como se nada disso fosse suficiente é preciso lembrar que a falta de automatização também afeta os seus colaboradores. Afinal, é frequente que eles precisem ficar retidos em atividades burocráticas de gestão. E pior: tarefas que poderiam ser facilmente executadas com um Software de TEM. Pense que o funcionário retido nestas tarefas deixa de contribuir para o core business da sua empresa. Se o parque de telefonia for muito robusto, será necessário inclusive que o funcionário se dedique exclusivamente a esta tarefa.

Se somarmos tudo aquilo que foi dito sobre eficiência e redução de custos, há dois grandes impactos como consequência. Primeiro, as despesas do setor podem cair em 40% – uma redução considerável de gastos. Em segundo, as equipes comprovadamente passam a trabalhar mais e melhor quando tem o aporte de ferramentas automatizadas. Boa parte dos recursos – financeiros e humanos – antes desperdiçados podem voltar a ser aplicados no que realmente importa. É possível até mesmo iniciar novos projetos que impulsionem os seus negócios.

A adequação de serviços é outro benefício agregado aos softwares de TEM. Ao identificar centros de custo os seus recursos podem ser alinhados com o perfil de consumo da empresa. Linhas pouco operativas podem ser eliminadas, por exemplo. É em função disso que cada vez mais os SaaS são procurados, até mesmo fora do setor de telefonia. O acrônimo de Software as a Service ou Software enquanto serviço, designa as ferramentas para automação de processos. Quem busca manter as atividades de uma organização enxutas e voltadas para resultados tem de considerar estas soluções.

Para melhor aproveitamento do que o software de TEM oferece, recomenda-se uma equipe qualificada para trabalhar a ferramenta. Uma solução que pode ajudar a alinhar o programa às suas demandas é terceirizar a gestão de Telecom. Além de apresentar uma ferramenta que pode ser absorvida de forma simplificada na organização, há maior segurança operacional. Para entender os impactos que esta parceria traz para uma empresa, preparamos um artigo sobre terceirização da gestão de telecom. Clique neste link para acessar o texto!

Tenha em vista que a ferramenta de que falamos proporciona:

  • Gestão integrada dos diferentes serviços de telefonia – fixa, móvel, rede de dados;
  • Análise e auditoria de serviços contratados;
  • Facilidades para a auditoria de contratos;
  • Otimização da infraestrutura da empresa;
  • Uma visão geral da relação entre ativos e gastos;
  • Melhor atendimento ao cliente;
  • Comunicação mais assertiva com as operadoras;
  • Redução de custos;
  • Descentralização da gestão;
  • Integração das áreas de Telecom da organização.

O fato é que investir na automação de processos só tem vantagens a oferecer para a sua empresa. Qualquer negócio que trabalha com estes recursos pode se beneficiar do Software de TEM.

São soluções que podem atuar em diversas pontas do seu empreendimento. Um chatbot, por exemplo, é recurso que serve como porta de entrada para um atendimento rápido e eficiente. Passando para o cliente a impressão de disponibilidade da organização.

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2018-10-16T18:20:47-02:00