Conheça os softwares indispensáveis para gerenciar e controlar a área de TI nas empresas

Conheça os softwares indispensáveis para gerenciar e controlar a área de TI nas empresas
Conheça os softwares indispensáveis para gerenciar e controlar a área de TI nas empresas

O que nenhum negócio pode perder de vista, hoje em dia, são as expectativas dos clientes: eles estão mais exigentes quanto a detalhes, pois conseguem pesquisar tudo sobre as opções de escolha. Outro fator que pesa bastante é a concorrência, cada vez maior, qualificada e também investindo em tecnologia, podendo estar um passo à sua frente.

A TI de hoje é estratégia para os negócios

A área de Tecnologia da Informação das empresas mudou muito de perfil nos últimos anos.

Com um cenário mais competitivo, muitas empresas disputando as mesmas vendas, investir em equipamentos e sistemas não é mais apenas uma questão de o que a empresa quer ter e sim o que o que nos aproxima do mercado.

O novo papel de TI exige gestão e controle

Atualmente, a atuação de TI nas organizações saiu do perfil meramente técnico de avaliar viabilidades, instalar e configurar equipamentos, sistemas e redes para um perfil consultivo sobre o que a empresa precisa ter e investir para estar tecnologicamente preparada para a dinâmica de um mercado cada vez mais centrado no mundo digital.

De TI sairão insights essenciais para as decisões de investimento, além da preocupação com a qualidade do parque de tecnologia atual. Diante disto, a gestão de TI ganhou mais importância e visibilidade.

Quais os motivos para uma gestão de TI na sua empresa?

O Brasil ocupou a 9ª posição no ranking de investimento em TI em 2017, com US$ 38 bilhões e um aumento de 4,5% em relação a 2016.

Em um período recessivo, não deixa de ser um resultado surpreendente. Isso prova a importância estratégica que a tecnologia assumiu nos negócios e a preocupação em manter a eficiência operacional de seus negócios.

É nesse cenário que TI precisa investir fortemente em um modelo de gestão que tenha papéis de controle e decisão.

Redução de custos de tecnologia

A gestão abrangente do ambiente de TI e, principalmente de forma preventiva, permite que gastos imprevistos sejam evitados. Também possibilita investir em novos equipamentos de forma programada e reduzir o custo de serviços de terceiros, tudo a partir de um plano de gerenciamento preventivo.

Capacitar para ganhar eficiência e reduzir custos

A gestão de TI tem no conhecimento um dos seus pilares mais fortes. É preciso que as equipes estejam constantemente atualizadas sobre as novidades e sobre a forma como lidar com elas tecnicamente.

Isso aumenta a eficiência dos trabalhos e reduz o risco de eventualidades por falha humana – que geralmente são custos mais significativos do que investimento em cursos.

Gerar informação de valor

Com uma estrutura de gestão de TI e ferramentas de suporte, as informações que passam a ser geradas têm mais qualidade ao serem controladas historicamente, segmentadas por área, usuários, perfis e outros critérios.

Isso é fundamental para que TI possa entregar análises e pareceres com mais profundidade e comprometimento com as metas da organização.

Softwares de gestão são os grandes aliados para a performance de TI

O universo de TI é feito de muitos componentes e todos com grande peso – usuários, desenvolvedores, equipes de projetos e de sistemas, prestadores de serviços e fornecedores.

Além disso, temos a diversidade de itens – hardware, software e rede. Para cuidar de tanta complexidade e obter o máximo de desempenho, é fundamental termos ferramentas de gestão integrada e completa de TI.

São esses softwares que darão todo o suporte que o gestor e os especialistas precisam para as tomadas de decisão no dia a dia.

1 – Sua empresa precisa de visibilidade e monitoramento preventivo da infraestrutura de TI

Com tanta diversidade e complexidade de equipamentos e sistemas, e com necessidade de uma performance cada vez melhor no dia a dia, fornecendo total disponibilidade aos usuários e clientes, é fundamental que a toda a infraestrutura de TI da empresa seja monitorada.

O grande objetivo é evitar os downtime que podem custar muito em termos de faturamento e de imagem, tanto externa com os clientes quanto a credibilidade com os funcionários.

O monitoramento deve ser permanente, em tempo real e preventivo. Somente desta forma, as equipes técnicas poderão atuar antes das falhas e garantir a maior disponibilidade possível dos sistemas para os usuários e os clientes.

Um software como o CM360, desenvolvido pela NSB, permite que você tenha total visibilidade preventiva do ambiente de tecnologia da sua empresa. Dessa forma, as equipes identificam, interpretam e geram alertas para todo comportamento anormal nas malhas de hardware e software e com recursos para determinar as causas e propor as melhores soluções.

É um sistema web, de implantação e operação muito simples e que garante benefícios importantes para a gestão preventiva de infraestrutura de TI da sua empresa:

  • Visibilidade completa dos recursos e com a medição de desempenho de cada um;
  • Rapidez na identificação de problemas, pois as operações são monitoradas initerruptamente;
  • Tomada de decisão mais rápida com a visibilidade e o menor tempo gasto para identificar os erros;
  • Suporte do planejamento de soluções a longo prazo, avaliando o desempenho e a vida útil de componentes e programando reparos ou substituição de equipamentos;
  • Suporte da visão gerencial de manutenções e investimentos.

2 – Sua empresa precisa um ferramenta de análise gerencial de TI

A ferramentas de monitoramento e atendimento à resolução de problemas geram muita informação com conteúdo que pode ajudar na análise gerencial e na tomada de soluções que visam aperfeiçoar a malha de tecnologia.

Por esse motivo, é importante contar com um software que consolide todos os dados gerados pelos serviços e sistemas e forneça visões, relatórios e dashboards sobre todos os aspectos de funcionamento de TI.

Com um software adequado, a gestão pode visualizar todo o ativo de tecnologia, interpretar séries de dados de desempenho com suas equipes, prever situações de risco e estruturar soluções definitivas ou planos contingenciais. E tudo em tempo real:

  • Gerenciando com mais certeza quanto a reduzir ou eliminar riscos;
  • Planejar investimentos em hardware e software;
  • Otimizar o desempenho das equipes, evitando horas extras e custos de terceiros.

3 – Sua empresa precisa de agilidade e qualidade nos atendimentos

Todo ambiente de TI, independente da complexidade, lida com eventos diariamente e precisa ter uma equipe que saiba traduzir o problema e adotar a melhor solução com rapidez e eficiência.

Além disso, é preciso manter uma base histórica de problemas, principalmente os recorrentes, e das performances dos componentes afetados, para evitar novos incidentes.

Um software de gestão dos atendimentos é a ferramenta ideal para o controle das solicitações de usuários (chamados) – classificadas como requisições, incidentes e problemas – e usando fluxos específicos para cada tipo de atendimento, além de permitir a definição de grupos de atendentes dentro de TI ou para atendimentos de um chamado por várias áreas.

Um software de atendimento é o grande aliado na comunicação do Suporte com os usuários para que os problemas sejam resolvidos o mais rápido possível, evitando que se agrave e possa impactar mais negativamente nas operações.

Conforme vimos nesse artigo, a gestão de TI tornou-se uma questão central nas empresas, diante da importância que a tecnologia assumiu na relação do negócio com o mundo.

As soluções de sistemas da NSB Consultoria em Telecom, são alternativas modernas e sintonizadas com o mundo de TI e Telecom, proporcionando uma eficiência muito maior na gestão.

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2019-10-11T11:46:56-03:00
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