Tarifação telefônica: como essa ferramenta pode ajudar a sua empresa a reduzir custos

Tarifação telefônica: como essa ferramenta pode ajudar a sua empresa a reduzir custos
Tarifação telefônica: como essa ferramenta pode ajudar a sua empresa a reduzir custos

Para muitos negócios as contas telefônicas ainda são um grande problema, em especial pelo custo frequentemente superior ao retorno obtido. Em razão disso, otimizar o sistema de telefonia e reduzir custos são objetivos perseguidos com cada vez maior afinco pelas empresas brasileiras. Entre as práticas que podem colaborar neste quesito está a tarifação telefônica. Fique atento a este texto para conhecer mais sobre esta prática de economia. Pois vamos demonstrar como essa ferramenta pode ajudar a sua organização a reduzir custos.

Comecemos pelas definições: o tarifador telefônico nada mais é do que um software. Este sistema, alinhado a certas práticas, pode colaborar para reduzir sensivelmente o valor consumido em telefonia na sua empresa. Isso significa que ao final do mês a sua conta vai incluir apenas os serviços indispensáveis ao funcionamento do negócio. É o tipo de economia que todo bom gestor procura. Esta vantagem é proporcionada pelas características do funcionamento de um tarifador.

A tarifação telefônica vai operar como uma central que registra cada chamada efetuada. Para os administradores isso significa um controle preciso sobre o custo de ligações e tarifas. A partir destes dados você poderá criar uma meta de corte para os valores que se revelarem supérfluos. Ou seja, com este sistema você irá dispor de acompanhamento e diagnóstico detalhado das suas contas telefônicas. Com isso é possível reduzir em até 40% as despesas e aumentar a eficácia das comunicações na sua organização.

Para os casos que terminam em contestação, as empresas também possuirão no tarifador um aliado para comprovação de gastos. Isso é possível graças ao status sempre atualizado das contas a ser pagas. Ainda no que diz respeito ao acompanhamento e controle de despesas telefônicas, será possível diagnosticar onde se gasta mais. Da mesma forma é possível identificar onde a telefonia é mais necessária no negócio. Assim o remanejamento da demanda permite que diferentes setores da empresa funcionem de forma econômica e eficiente.

O sistema de tarifação telefônica é facilmente integrado com linhas de telefonia fixa e móvel, além de centrais PABX. Todo este monitoramento colabora também para as auditorias e revisões de contrato. É aqui que a contestação já mencionada por ser mais útil. Especialmente se houve erro por parte da operadora ao calcular tarifas e demais encargos. Afinal, são relativamente comuns os casos em que elas incorrem em enganos ao enviar as faturas. Em virtude disso, é sempre bom estar preparado. Sem um tarifador pode ficar difícil averiguar e comprovar as diferenças de valores.

Conhecendo melhor os seus gastos e necessidades o momento de renegociar contratos também será impactado. Pois tendo em mãos uma análise pormenorizada das suas comunicações certas ações podem ser tomadas. Alguns serviços de pouca serventia para a sua organização, por exemplo, podem ser excluídos de futuros acordos. Na prática as negociações com as operadoras serão mais proveitosas. Seja para lidar com contratos futuros ou até mesmo na revisão da contratação de serviços vigente.

Colocando em miúdos, o que estabelecemos até aqui é que as práticas e atividades operacionais da sua empresa tornam-se econômicas. Além disso, na relação com as operadoras de telefonia novas formas de redução de custos podem ser encontradas. Neste tocante é relevante citar que os pacotes contratados estão entre as maiores fontes de despesas indesejadas. Com o tempo, muito do que parecia benefício e vantajoso se mostra uma escolha pouco adequada. É por isso que a revisão de contrato é tão importante. Assim, a sua empresa evita ter de pagar por itens do pacote combinado que não está utilizando.

Outros exemplos de como a tarifação telefônica pode ajudar a sua empresa a reduzir custos

Podemos resumir os benefícios da tarifação telefônica como um grande panorama que se disponibiliza para o gestor. Isto significa dizer que se trata de uma ferramenta que estará na base de uma relação melhor entre empresa e telefonia. O grau de esclarecimento permite inclusive que seus colaboradores sejam melhor orientados quanto ao bom uso dos telefones.

Para alguns setores, outras formas de comunicações podem ser implantadas também. Tudo isso tendo por base os relatórios de um sistema tarifador. Sobretudo com o avanço dos serviços e aplicativos que utilizam a tecnologia VoIP, torna-se fácil adotar alternativas baratas e acessíveis.

Dentro do que já foi exposto, temos também que ligações pessoais feitas dentro da empresa serão inibidas. Não é incomum que os funcionários possuam pouca consciência dos custos que podem acarretar com isto. Podemos colocar ainda mais algumas vantagens em tópicos e resumir os elementos abordados neste texto. Para você que pensa em investir na tarifação telefônica para melhorar sua gestão de telecom, fique atento.

A seguir temos alguns exemplos de como essa ferramenta pode ajudar a sua empresa a reduzir custos:

  • Lidar com as suas contas se torna mais prático

Reunir faturas e outros documentos pertinentes e anotar valores em uma planilha pode tomar um tempo considerável. Além disso, alguns erros em cálculos e registros podem acontecer, o que prejudica a eficácia do processo. Com a organização e atualização automática destas informações por parte de um software, tudo se torna mais fácil e seguro.

  • Diminuição de erros e aumento da precisão nos registros

Os sistemas de gestão telefônica eliminam os erros comuns ao processo manual. Somado a isto está a precisão no registro de informações. Isso significa que sua empresa possuirá total certeza dos minutos falados, da quantidade de ligações efetuadas e do horário também. A precisão neste caso não encontra paralelos.

  • Integração e custo-benefício

Como já havíamos mencionado em outro momento do texto, um tarifador telefônico pode funcionar com linhas fixas, móveis e também com PABX. Não há nenhum dado de telefonia que esta ferramenta não possa coletar e categorizar para a sua empresa. O melhor de tudo é que estas vantagens vêm atreladas a um custo-benefício bastante atraente. A razão é que além de não possuírem preço elevado, o valor dos tarifadores se paga rapidamente. Pois a economia proporcionada pode custear o sistema em pouco tempo.

Investir na tarifação telefônica é um caminho certo para negócios que precisam melhorar a gestão de telecom. É claro que qualquer organização em busca de economia também pode experimentar esta tecnologia. Ao longo deste texto estão os exemplos que demonstram como essa ferramenta pode ajudar a sua empresa a reduzir custos. Para implantar este recurso na sua organização, entre em contato. A NSB oferece diversas soluções em suporte de TI e gestão de telecomunicações. Agende uma reunião com um de nossos consultores para descobrir como reduzir os seus custos de telefonia.

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2019-11-21T18:02:42-02:00