As 6 principais tendências do mercado de tecnologia para 2020

As 6 principais tendências do mercado de tecnologia para 2020
Tendências Tecnologia 2020

Estudo do Gartner prevê que os gastos com TI no Brasil chegarão a US$ 64 bilhões em 2020, um aumento de 2,5% em relação aos dados que temos até o momento em 2019. Já os investimentos em Tecnologia da Informação no mercado brasileiro, este ano, deverão diminuir 4,6%.

Em 2020, novas formas de coletar dados serão o centro das atenções nas empresas. As inovações em inteligência artificial, edge computing e robôs virtuais serão cada vez mais aproveitados para obter vantagem competitiva, já que as organizações estão buscando utilizar dados com rapidez e eficiência para tomar melhores decisões para os negócios.

O crescimento dos gastos com TI vem sendo impulsionado pelo resto do mundo, sendo principalmente alcançado com os investimentos em Nuvem. O Gartner antecipa que as organizações com uma alta porcentagem de gastos em TI direcionados às aplicações em Nuvem se tornarão os líderes digitais do futuro.

O que esperar para o próximo ano?

Hiperautomação, Multiexperiência e a Democratização da Expertise são algumas das principais tendências estratégicas em tecnologia para 2020, segundo estimativa da consultoria Gartner. Muitas delas já têm impacto no ambiente de trabalho.

1ª Tendência: Automação de processos robóticos (RPA)

As empresas passaram a perceber ganhos inegáveis com um conceito bem simples: delegar tarefas repetitivas aos robôs. A chamada Automação de Processos Robóticos (RPA), é uma tecnologia que já está apresentando impacto na simplificação dos fluxos de trabalho para muitas empresas.

Automação de processos robóticos (RPA)

De acordo com o Gartner, a RPA está superando todos os outros segmentos do mercado de software corporativo em todo o mundo, com receita esperada de US$ 1,3 bilhão neste ano. Em 2018, o mercado cresceu 63%, alcançando os US$ 846 milhões. Com um caminho comprovado em geração de valor para os negócios, a expectativa é de que ainda mais empresas implementem iniciativas de RPA nos próximos meses.

A Hiperautomação, por exemplo, é derivada da RPA, espécie de automação onde um software “aprende” os processos de uma tarefa com um operador humano e passa a replicar de forma independente.

2ª Tendência: Hiperautomação

Hiperautomação lida com a aplicação de tecnologias avançadas, incluindo Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina (ML) para automatizar cada vez mais os processos e potencializar a capacidade do ser humano. Como nenhuma ferramenta isolada pode substituir humanos, a Hiperautomação hoje envolve uma combinação de ferramentas, incluindo RPA, Software de Gerenciamento Inteligente de Negócios (iBPMS) e IA, com o objetivo de tomar decisões cada vez mais orientadas por Inteligência Artificial.

Compreender a variedade de mecanismos de automação, como eles se relacionam e como podem ser combinados e coordenados é um dos principais focos da Hiperautomação.

Apesar dessa tendência ter sido iniciada com a RPA, ela por si só não é Hiperautomação, pois ela requer uma combinação de ferramentas para ajudar a suportar a replicação de partes de onde o humano está envolvido em uma tarefa.

3ª Tendência: Multiexperiência

Até 2028, a experiência dos usuários passará por uma mudança significativa na maneira como as pessoas percebem o mundo digital e como interagem com ele. Segundo o Gartner, as plataformas de conversação estão mudando a maneira como os usuários interagem com o mundo digital.

Atualmente a Multiexperiência concentra-se em experiências imersivas que usam realidade aumentada, virtual, realidade mista, interface multicanal de homem-máquina e tecnologias de detecção. A ideia tradicional de um computador com um único ponto de interação evolui para incluir interfaces multissensoriais e de multitoque, como dispositivos de vestir e sensores avançados de computador.

4ª Tendência: Democratização da Expertise

A Democratização da tecnologia significa proporcionar acesso fácil a conhecimentos técnicos ou de negócios sem treinamento extensivo ou de alto valor as pessoas.

O “acesso do cidadão”, bem como a evolução do seu desenvolvimento e modelos sem código, são exemplos de democratização.

Até 2023, o Gartner espera que quatro aspectos principais da tendência de democratização se acelerem, incluindo democratização de:

  • Dados e análises — ferramentas direcionadas a cientistas de dados que se expandem para atingir a comunidade de desenvolvedores profissionais;
  • Desenvolvimento — ferramentas de Inteligência Artificial para alavancar aplicativos customizados;
  • Design — expandindo os fenômenos de baixo código e sem código, com automação de funções adicionais de desenvolvimento de aplicativos para capacitar o cidadão-desenvolvedor;
  • Conhecimento — profissionais que não são de TI obtendo acesso a ferramentas e sistemas especializados que os capacitam a explorar e aplicar habilidades especializadas além de seus próprios conhecimentos e treinamento.

5ª Tendência: IoT

Em outubro foi publicado um decreto presidencial que instituiu o Plano Nacional de Internet das Coisas. A finalidade do plano é dar mais espaço à IoT no Brasil, implementando e desenvolvendo novas tecnologias enquanto se leva em consideração a livre concorrência e livre circulação de dados, sem deixar de dar a devida importância à proteção de dados pessoais.

Com essa medida, o Governo visa melhorar a qualidade de vida das pessoas e promover ganhos através de soluções de IoT, além de capacitar profissionais para desenvolverem aplicações de nessa área, gerando empregos na economia digital.

IOT Tendência 2020

Numa visão mais global, um relatório de pesquisa da CompTIA de 2019 revelou que cerca de um terço das empresas dos EUA acredita que as estratégias de IoT podem ajudar a impulsionar suas receitas.

O Big Data já existe há cerca de 10 anos, mas o verdadeiro desafio é encontrar uma maneira de entender e descobrir como usá-lo para fins comerciais.

Diversos profissionais apontam os benefícios do processamento inteligente – incluindo a redução de dados – na borda antes de serem enviados para a nuvem.

6ª Tendência: Inteligência Artificial

Há uma expectativa de que a Inteligência Artificial (IA) cause um grande impacto no setor de relacionamento com o cliente. O Gartner estima que até 2020 um quarto das interações de atendimento envolverá algum tipo de tecnologia de IA.

Entre as possibilidades estão ações automatizadas, análise preditiva, chatbots e assistentes virtuais. A tecnologia também pode resolver solicitações repetidas, o que libera os agentes humanos para lidar com questões mais complexas.

O Gartner aponta ainda que, no próximo ano, 30% de todas as empresas B2B irão empregar ferramentas de Inteligência Artificial em pelo menos uma das etapas do processo de vendas. O mesmo levantamento traz outro dado relevante: em 2025, as organizações que usarem a IA em suas plataformas multicanais de engajamento irão aumentar em 25% sua eficiência operacional.

Preparados para o futuro

Aqui na NSB enxergamos a Internet das Coisas como uma oportunidade para sua empresa ser mais eficiente, lucrativa e conectada com o futuro. A IoT é muito mais do que uma maneira de complementar sua gestão, ela te proporciona o aperfeiçoar os processos dentro da organização, possibilitando, por exemplo, gerenciar dispositivos e automaticamente interagir com centrais de atendimento.

Você pode contar também com a RPA, uma solução que ajuda no corte dos custos, reduzindo despesas operacionais e automatizando processos.

A NSB, sempre atenta às tendências apontadas pelo mercado e alinhada com as pesquisas realizadas pelo Gartner, oferece soluções que atendem às necessidades dos clientes, principalmente o que envolve novas tecnologias. Quer saber mais? Entre em contato conosco!

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2019-11-21T15:38:43-02:00