Transformação Digital nas empresas e o uso do SD-WAN

Transformação Digital nas empresas e o uso do SD-WAN
A Colaboração Digital na Redução de Custos em Telecom

As empresas estão rapidamente trocando suas interações tradicionais por experiências digitais alimentadas pelos avanços na tecnologia. Frequentemente, isso ocorre não porque as empresas querem se transformar, mas porque elas precisam se transformar se quiserem sobreviver.

O mercado passou a esperar que as empresas criem experiências digitais eficientes, e uma empresa que não se adaptar a esse novo modelo de cliente digital será abandonada.

É de extrema importância ter boa infraestrutura para e-mails, conexão de dispositivos móveis, chamadas online, dados estruturados e não estruturados e muitas outras necessidades que surgem todos os dias nas organizações.

Para empresas que buscam ampliar seus recursos de rede, a rede definida por software em uma rede de área ampla (do acrônimo inglês SD-WAN) pode ser a solução ideal.

Em algum momento, qualquer empresa em crescimento precisa escalar as operações na sua rede de computadores. E, com o aumento de funcionários remotos e aplicativos baseados em nuvem, essa necessidade só continuará aumentando no futuro.

O que é SD-WAN?

A função da WAN (wide-area network, rede de longa distância) tradicional era conectar os usuários na filial ou no campus a aplicativos hospedados em servidores no data center. Normalmente, os circuitos MPLS dedicados eram usados para ajudar a garantir conectividade segura e confiável. Isso não funciona mais em um mundo baseado em nuvem.

A SD-WAN é uma abordagem definida por software para gerenciar uma WAN. Os serviços de SD-WAN auxiliam a área tecnológica, proporcionando flexibilidade, maior simplicidade na gestão da rede e melhor custo benefício. A solução permite o uso simultâneo de links dedicados, como MPLS e também de links alternativos de Internet – como banda larga e 3G/4G. Assim as cargas serão balanceadas, utilizando os links disponíveis de forma mais inteligente.

Benefícios do SD-WAN:

  • Simplificação: forma rápida, simples e centralizada de configurar todas as localidades remotas;
  • Agilidade: utilização de vários links ao mesmo tempo e inserção de serviços automatizados;
  • Performance: melhoria do tempo de resposta e qualidade das aplicações;
  • Redução de Custos: MPLS X Internet.

Há uma previsão de mercado de troca de 90% dos equipamentos até 2020. Com o SD-WAN, a empresa tem disponibilidade global, maior visibilidade, escalabilidade, controle e desempenho. É fácil e rápido implementar e, além disso, a largura de banda pode ser adicionada ou reduzida sempre que a empresa achar necessário.

SD-WAN: Disponiblidade global

Com a SD-WAN, a TI pode fornecer roteamento, proteção contra ameaças, descarregamento eficiente de circuitos caros e simplificação do gerenciamento de redes WAN. Os benefícios corporativos incluem:

Experiência de aplicativos:

*Alta disponibilidade, com SLA previsível, em todos os aplicativos corporativos críticos;

*Vários links ativos para todos os cenários de rede;

*Tráfego de roteamento dinâmico para impulsionar a eficiência.

Segurança integrada:

*Políticas de reconhecimento de aplicativo com aplicação em tempo real, relacionadas a problemas de rede;

*Proteção integrada contra ameaças;

*Fluxo de tráfego seguro através da Internet de banda larga.

Nuvem otimizada:

*Amplie de forma fácil a WAN para várias nuvens públicas;

*Desempenho otimizado em tempo real para Office 365, Salesforce e outros aplicativos importantes de SaaS;

*Fluxos de trabalho otimizados para plataformas em nuvem, como AWS e Azure.

Simplificação e segurança operacionais:

*Painel de gerenciamento único e centralizado para configuração e gerenciamento de WAN, nuvem e segurança;

*Provisionamento automatizado e baseado em modelo para todos os locais;

*Aplicativos detalhados e relatórios de desempenho de WAN para análise de negócios.

Quais os passos para implementar o SD-WAN na sua empresa?

1 – Primeiro, é preciso mapear a sua empresa e entender qual o seu objetivo no momento. Entenda como tudo está funcionando e questione suas forças e fraquezas junto à gestão de TI.

Pense onde você quer chegar, quais são as aplicações já utilizadas, qual o modelo de negócio praticado, quais são as políticas entre outros. Cada empresa tem um objetivo e, a partir dessa definição, é possível listar quais as ferramentas mais importantes para a contratação da SD-WAN.

2 – Para utilizar a SD-WAN, não é preciso criar uma rede totalmente nova, afinal, a partir da estrutura já existente será possível implementar a SD-WAN de forma mais barata e prática.

É importante checar a infraestrutura de ponta a ponta e garantir que todos os componentes sejam compatíveis com a SD-WAN.

3 – Para trabalhar com SD-WAN, é essencial contar com empresas especializadas no assunto, que poderão dar todo suporte possível para as organizações.

Antes de implantar a SD-WAN na sua empresa, é preciso fazer testes para ter certeza da funcionalidade em que se vai fazer o investimento. Simular é importante para saber o que a empresa realmente precisa.

4 – A segurança precisa ser prioridade de qualquer empresa na hora de escolher uma estrutura de redes. Isso porque é na sua rede que estão as informações confidenciais que precisam ser protegidas de vírus e hackers.

Observe sempre os serviços de criptografia e firewall disponibilizados juntos às empresas que implementam SD-WAN.

5 – As equipes precisam estar alinhadas com as novidades tecnológicas adotadas dentro da empresa e, por isso, é ideal oferecer treinamentos, orientando e explicando as funcionalidades da SD-WAN.

Lembre-se também que a migração pode, e deve ser feita aos poucos. Por isso, os gestores junto com as equipes precisam entender quais os melhores momentos para utilizar a infraestrutura.

SD-Wan: Latência

Utilizar a SD-WAN traz inúmeros benefícios para as empresas e diversos profissionais de TI já começaram a utilizar essa tecnologia. Se bem utilizada, com parceiros de alto nível, através da SD-WAN é possível manter um alto padrão de segurança, qualidade e latência.

Ficou interessado em saber mais sobre a implantação do SD-WAN na sua empresa? Entre em contato com a NSB!

Neste exato momento, você pode estar deixando de economizar até 40% na sua conta de telefone. O que você está esperando para economizar?

Acabe com isso!

Solicite agora mesmo uma avaliação da sua Gestão de Telecom e economize ainda mais na sua empresa ou negócio.

FALE COM UM CONSULTOR

Posts populares com esse assunto

Quer receber mais conteúdos como esses?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail

2019-11-06T18:34:39-02:00