Como aperfeiçoar recursos e tempo com NOC Monitoramento 24×7

Como aperfeiçoar recursos e tempo com NOC Monitoramento 24×7

Em um mundo hiperconectado, onde praticamente todos os negócios estão na internet, as empresas precisam estar online pelo maior tempo possível, manter uma interação digital de alta qualidade e, com isso, proporcionar a melhor experiência a um público consumidor de milhões de pessoas que navegam todos os dias. E internamente não é menos crítico: equipamentos e aplicações devem estar em total disponibilidade para que as operações fluam sem interrupções.

Dentro desse contexto, a Tecnologia de Informação tornou-se uma área fundamental e estratégica para os negócios de uma empresa.

A participação da área nas reuniões de planejamento é obrigatória. A cada decisão comercial definida, surgem as necessidades de aplicações e equipamentos, quais canais digitais de comunicação serão usados, que sistemas internos de gestão devem ser desenvolvidos ou aperfeiçoados.

E tudo isso deve ser pensado em pleno voo: um mundo tecnológico onde a grande novidade vai surgir e mal acabamos de conhecer a atual. Enquanto ainda conhecíamos as redes sociais, surgia o e-commerce, colocando os negócios em um patamar totalmente novo de exigência do mercado.

A gestão de TI se reinventa o tempo todo para acompanhar a velocidade do mercado!

Empresas, de todos os segmentos e portes, precisam estar o mais presente possível, evitando falhas técnicas ou paralisações de sistemas que podem causar grandes prejuízos financeiros e de imagem. Em 2 ou 3 cliques, o concorrente venderá se o seu negócio não tiver uma infraestrutura de tecnologia adequada e em pleno funcionamento.

Como podemos ver, os desafios da gestão de TI não são poucos e nem pequenos. E como a área pode se preparar melhor para um mundo tecnológico tão dinâmico e negócios que precisam, a todo instante, se adaptar a uma nova realidade?

Os prejuízos de uma gestão reativa de TI na sua empresa

Muitas empresas ainda adotam a gestão reativa em TI para a resolução de problemas com a infraestrutura de tecnologia.

Essa forma de gerir consiste em aguardar as ocorrências e então agir seguindo alguns scripts de casos anteriores idênticos ou estudar soluções para um incidente totalmente novo.

Era uma forma comum de gestão até a década passada, quando os ambientes tecnológicos eram muito mais simples, com poucos equipamentos e sistemas e o principal: uma presença pequena do mundo digital nos negócios.

Os clientes não experimentavam a velocidade das compras na internet como vemos hoje e a maioria dos incidentes não tinha a urgência de evitar paralisações e estar fora do ar.

Atualmente, adotar a gestão reativa é extremamente arriscado em empresas que pretendem estar online com sites, redes sociais e comércio eletrônico – e elas são a grande maioria em todos os setores. E quais são os impactos negativos de uma gestão reativa de TI?

Mais tempo gasto para resolução

Sem um monitoramento preventivo, as equipes de suporte precisam lidar sempre com o imprevisto, que exige mais tempo para solucionar e com chance menor de acerto, diante da pressão da urgência.

Equipes com menos foco em melhorias e planejamento

Gastando mais tempo para resolver incidente em vez de monitorar o ambiente e impedi-los, os profissionais têm menos tempo para investir em estudos, melhorias e planejamento.

Desgaste de imagem com as demais áreas

Mais incidentes significam mais pontos de atritos com os usuários, principalmente para definir prioridades no atendimento. Além disso, os problemas repercutem com mais força do que os longos períodos sem eles – o que reduz a confiança dos funcionários na qualidade da infraestrutura de TI.

Custos maiores

As emergências podem envolver a contratação de terceiros para reparos, gasto com horas extras da equipe de suporte e a compra de componentes ou equipamentos nas falhas mais graves, gerando custos altos e indesejados. O impacto final é na rentabilidade do negócio.

Otimizar tempo com noc

Riscos para a imagem e as vendas da empresa

Trabalhar sempre a partir da paralisação de um sistema em vez de evitá-la pode ter um impacto imediato e com dimensões imprevisíveis no seu negócio; quase 70% dos brasileiros compram com regularidade na internet e seus concorrentes certamente estão na rede, como você. Cada potencial cliente que não acessar o site da sua empresa pode virar cliente de um deles em segundos. E os incidentes de sistemas internos, que paralisam operações, têm o mesmo negativo no atendimento, direta ou indiretamente.

Para impedir ou reduzir consideravelmente esses riscos, o monitoramento proativo do seu ambiente de tecnologia é fundamental. E pode, inclusive, gerar lucro! Vamos falar a respeito?

Com NOC Monitoramento 24×7, seu ambiente de tecnologia e seus negócios estão seguros!

Monitorar e controlar as diversas atividades de uma empresa são uma tendência e uma necessidade para mitigar os impactos que os variados incidentes podem ocasionar na disponibilidade dos processos e dos sistemas.

Tudo precisa acontecer rapidamente, mas com qualidade, das vendas até a cadeia de atendimento e a gestão de resultados. Sem um monitoramento constante e que produza dados confiáveis para a tomada de decisões, a resposta aos problemas é lenta e vai provocar ineficiência, desmotivação e perdas financeiras.

Com a infraestrutura de TI não poderia ser diferente. Ou pelo contrário: é a área onde o monitoramento proativo é mais importante; a tecnologia é a base da performance de todas as áreas.

Por esse motivo, é fundamental contar com um serviço de alta qualidade para gerir preventivamente todo o ativo de tecnologia da sua empresa, proporcionando a maior disponibilidade possível.

O NOC Monitoramento 24×7 da NSB é a resposta para a sua necessidade. Veja porquê!

O que o NOC Monitoramento 24×7 pode fazer pela Tecnologia da sua empresa!

O NOC (Network Operations Center) é uma área técnica composta por sistemas e equipamentos de alta performance, profissionais experientes e qualificados e processos definidos com o objetivo de fazer o monitoramento proativo e em tempo real de todos os componentes e aplicações do ambiente de infraestrutura de TI de uma empresa.

Essa solução nasceu de uma necessidade crescente nas áreas de TI de todo o mundo: ter visibilidade e controle real sobre um mapa tecnológico cada vez mais complexo para abraçar as possibilidades que vão surgindo.

Com os sistemas, os profissionais responsáveis pelo NOC 24×7 poderão acompanhar de forma ininterrupta e online a performance técnica de cada item. A partir de uma série de parâmetros técnicos pré-definidos de desempenho, os sistemas emitem alertas de comportamentos suspeitos que podem ser indícios de falha.

Assim, o especialista providenciará soluções para evitar a falha ou a parada tanto do componente quanto de outros que possam ser impactados.

O NOC Monitoramento 24×7 monitora toda a infraestrutura de TI da empresa:

  • Servidores, computadores, roteadores, switches, gateways, impressoras e outros equipamentos que estejam inseridos no ambiente de tecnologia;
  • Aplicações (software) próprias, de terceiros, comunicações B2B e B2C.

O NOC Monitoramento 24×7, além de dar a visão completa do ambiente de tecnologia e detalhes e configurações de cada item, permite não só perceber que algo de anormal pode acontecer, mas também corrigir com rapidez os casos em que a prevenção não for possível.

Nada escapa à possibilidade de controlar de perto e evitar que questões simples se transformem em grandes problemas e afetem as operações da empresa.

Algumas das principais características do NOC Monitoramento 24×7

Profissionais qualificados: 

O NOC 24×7 não é feito apenas de sistemas, equipamentos e alertas. Pessoas qualificadas e experientes são as gestores de tanta informação e uma operação que é complexa, mas pode trazer resultados significativos para o TI da empresa.

Tempo real: 

Todas as performances, individuais e do ambiente como um todo, são acompanhadas enquanto acontecem e os especialistas podem detectar problemas e endereçar soluções (ou encaminhar) no menor tempo possível.

Excelente base de conhecimento: 

Todas as informações coletadas desde o primeiro dia de funcionamento são armazenadas em bancos de dados para que a gestão de TI e a empresa como um todo possam consultar e gerar estatísticas e relatórios com variadas visões do ambiente de tecnologia. Isso permite programar investimentos e tomar decisões de médio e longo prazo com mais acuracidade.

Quais os principais benefícios do NOC Monitoramento 24×7?

Para uma solução que permite gerenciar com eficiência e segurança o ativo mais complexo de sua empresa – o ambiente de TI – não faltariam grandes benefícios.

Vamos falar de alguns.

Redução de custos técnicos

Monitorando proativamente seus ativos de tecnologia, é possível evitar falhas que ocasionem custos com horas extras, serviços de terceiros e compras diversas – em alguns casos até mesmo falhas totais em equipamentos de alto valor, como servidores.

Outro benefício é uma programação eficiente de manutenções preventivas, que tem um custo menor ou é apenas interno, sem serviços de empresas.

Otimizar tempo com noc

Melhor planejamento de investimentos

Conhecendo o desempenho de cada item, sua equipe pode prever melhor as datas de manutenções e de troca.

Isso afeta diretamente a qualidade dos planejamentos técnico e financeiro para os investimentos em tecnologia. É possível também investir em inovações sem o medo de que o parque de tecnologia possa gerar um custo alto a qualquer momento.

Profissionais motivados e mais bem aproveitados

Usando uma solução de prevenção de incêndios no dia a dia de TI, como o NOC 24×7, seus especialistas poderão se dedicar a outras atividades relacionadas e que exigem análises mais profundas – por exemplo, estudar as novidades do mercado e a aplicabilidade delas aos negócios da empresa.

Imagem melhor de TI na organização

Investir em prevenção e reduzir ao máximo os incidentes transmitem para toda a empresa a imagem de uma TI geradora de soluções, longe do rótulo de resolvedora de problemas que prejudica a visão estratégica que todos devem ter.

Maior disponibilidade de recursos

Ativos bem monitorados são mais disponíveis para as suas finalidades. A disponibilidade máxima é a base para que todas as atividades internas e externas atuem da forma mais eficiente e a empresa possa atingir todas as suas metas.

E como você pode implementar o NOC Monitoramento 24×7 na sua empresa?

A implantação do NOC Monitoramento 24×7 da NSB é feita em cinco fases e baseada na metodologia ITSM (Information Technology Service Management).

1 – Mapeamento da infraestrutura de TI

Nessa fase, todo o ambiente de tecnologia é mapeado e é feita a validação dos processos relacionados a ele, seguindo as boas práticas do ITIL e a metodologia ITSM.

2 – Monitoramento dos ativos

Aqui inicia-se o monitoramento de TI em toda a sua infraestrutura, tanto o hardware (servidores, roteadores, links e outros) quanto o software (sistemas e aplicativos).

3 – Suporte 24×7

Nessa fase, o cliente terá uma equipe de profissionais qualificados, certificados e experientes na prevenção e na resolução eficiente de incidentes para todo o ambiente de TI, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Eles atenderão nos chamados de 1º, 2º e 3º níveis.

4 – Suporte flexível

Aqui a NSB oferecerá uma equipe flexível de profissionais, de acordo com as necessidades da sua empresa que serão definidas ao longo do processo. Você poderá definir, por exemplo, uma equipe que atuará em finais de semana e após o expediente padrão, complementando o monitoramento que será feito pela equipe interna, ou 5 dias por semana no horário de expediente.

5 – Service Desk

Nessa fase, a NSB provê uma tecnologia às equipes, tanto do cliente quanto de NOC, que aumenta a produtividade na análise, na resolução e na documentação de incidentes, problemas e mudanças.

Service desk: NOC

O que você deseja na TI da sua empresa, o NOC Monitoramento 24×7 entrega!

  • Visibilidade: você tem conhecimento de tudo que compõe a infraestrutura de TI da empresa, sem aquela sensação de que tem equipamentos demais ou de menos que é típica desses tempos em que investimos sempre em novos recursos;
  • Controle: os especialistas e sua equipe técnica sabem a performance e as possibilidades de cada componente ou aplicação e podem prevenir falhas e decidir por upgrade ou substituição;
  • Segurança: o NOC 24×7 trabalha com ferramentas de alta performance em um ambiente dotado dos melhores protocolos de segurança de rede e dados, o que proporciona ao seu negócio a certeza de que a infraestrutura de TI está sendo monitorada em segurança;
  • Agilidade: com o NOC 24×7, é possível não só evitar falhas como resolver aquelas onde a ação preventiva não foi possível com muita rapidez, com uma grande redução de custos emergenciais, horas extras e os transtornos causados por paralisações internas e com clientes e parceiros;
  • Presença: ferramentas e pessoal de qualidade, visão completa, ação preventiva, respostas corretivas rápidas e tudo em um ambiente seguro. O resultado só poderia ser um ambiente de TI que permite à sua empresa estar presente online o tempo todo, aumentando as chances de sucesso!

Como vimos nesse artigo, o monitoramento preventivo do ambiente de tecnologia da sua empresa é fundamental para que as operações possam entregar seus resultados com eficiência e qualidade e principalmente para manter a melhor comunicação com os clientes.

Neste exato momento, você pode estar deixando de economizar até 40% na sua conta de telefone. O que você está esperando para economizar?

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2020-02-26T14:17:41-03:00