NOC Monitoramento 24×7: porque sua empresa deve investir nele!

NOC Monitoramento 24×7: porque sua empresa deve investir nele!
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Somos cada dia mais dependentes da tecnologia para os negócios. Nenhuma empresa pode abrir mão de investir nos melhores ambientes de TI possíveis para dar agilidade às operações e o melhor atendimento aos clientes. Mas o que fazer com equipamentos de TI param a sua operação? Existe uma forma de evitar: o NOC Monitoramento 24×7. A solução para TI da sua empresa não parar.

Uma situação que é comum às empresas de todos os portes e segmentos é a necessidade de investir cada vez mais em tecnologia para as suas operações.

Os negócios precisam dos melhores equipamentos – servidores, roteadores, computadores e outros – para que suas operações se desenvolvam de forma rápida, com o menor risco de quedas e travamentos. Esta preocupação também deve estar com os programas e aplicativos, residentes e de terceiros, e com a segurança dos dados, investindo em soluções de proteção que funcionam continuamente.

Mas, e quando o ambiente falha? Quando um colaborador verifica que o sistema de vendas está caindo muito antes do suporte de TI, e quando este está descobrindo a causa, metade da empresa já parou? Quando um script da página do seu e-commerce apresenta um problema? São desafios constantes para profissionais de TI.

Os prejuízos podem ser grandes, na queda da performance dos processos internos quanto no reflexo desta queda no atendimento aos clientes.

O NOC Monitoramento 24×7, que você vai encontrar na , é a solução segura e totalmente abrangente para administrar o ambiente de TI da empresa e reduzir ao máximo as paralisações e perdas de dados.

Você conhece esta prática? Vamos falar sobre NOC Monitoramento 24×7 e porque sua empresa deve investir nele.

1 – O que é o NOC Monitoramento 24×7?

O NOC – Network Operation Center em inglês, que significa Centro de Operações de Rede – é um ambiente técnico de monitoramento e gestão, com o perfil de um centro de operações, dentro da empresa e dotado de sistemas inteligentes trabalhando em conjunto para alertar sobre qualquer fatos anormais que ocorrem nos servidores, gateways, roteadores, switches e outros equipamentos tecnológicos.

Também monitoram instabilidades e erros em todos os sistemas que funcionam na empresa, tanto os residentes quanto os de terceiros, acessados remotamente (por exemplo, a aplicação web de uma seguradora acessada por uma corretora de seguros).

É uma forma inteligente e altamente capacitada de monitorar e apontar todos os tipos de ameaças de falhas, permitindo assim que técnicos especializados possam tomar as medidas preventivas e corretivas no momentos que os problemas acontecem.

Desta forma o NOC reduz ao máximo a possibilidade de parada de sistemas e equipamentos que podem, muitas vezes, criar grandes prejuízos para as operações da empresa.

Importante ressaltar que o NOC é acompanhado por uma equipe de especialistas com grande experiência para gerir uma central complexa e tão importante para a vitalidade do ambiente de TI.

2 – Quais os ganhos do NOC Monitoramento 24×7 para a sua empresa?

Quando imaginamos o ambiente de equipamentos e eventos de TI completamente monitorado, percebemos a importância no NOC. Sabemos como é crucial que a tecnologia esteja o maior tempo possível disponível para os setores da empresa.

Os ganhos com a implantação do NOC são muito. Entre eles:

NOC Monitoramento gera velocidade na identificação de erros

Este é um dos maiores ganhos: o NOC emite alertas com o menor tempo possível desde o surgimento do problema, permitindo uma ação muito rápida do especialista.

A partir de falhas detectadas, o NOC reúne o máximo de informações que a equipe especializada poderá usar para diagnosticar e aplicar a solução.

A solução permite a visão geral dos produtos de TI (software e hardware), dos pontos críticos e o detalhamento de incidentes e ações recomendadas.

NOC Monitoramento gera segurança e controle do ambiente de TI

Você tem o mapeamento completo do seu ambiente de TI e pode não só monitorar e evitar grandes falhas como também avaliar o desempenho dos equipamentos e programar a substituição de alguns deles por necessidade de adequação técnica ou modernização, pois o NOC é também um grande painel de análise de desempenhos dos equipamentos.

Esta gestão dos eventos também assegura hardware e softwares monitorados e protegidos e a máxima segurança da informação, que é essencial para o negócio.

NOC Monitoramento permite a maior produtividade da equipe interna de TI

Com uma solução diagnóstica tão abrangente para o seu parque de equipamentos de TI, a sua equipe poderá dedicar-se a outros projetos, principalmente os estudos de atualização de versão dos equipamentos e substituição por modelos mais modernos.

NOC Monitoramento reduz as horas extras

Sua equipe de TI tem indicativos e alertas muito mais rápidos e pode atuar dentro do expediente na grande maioria dos casos.

Além disto, o NOC opera também com tarefas agendadas à noite e em fins de semana para diversos processos. Com isso, é possível a redução de custo com horas extras.

NOC Monitoramento fornece disponibilidade total

O NOC atua 24 horas por dia e 7 dias por semana, sem paradas ao longo do ano. É a disponibilidade total para as suas operações serem monitoradas.

3 – Como a NSB implanta o NOC Monitoramento 24×7 na sua empresa?

A NSB fornece o NOC na sua empresa a partir de um projeto altamente qualificado e compreensivo para entregar uma solução que vai mudar completamente a forma como a sua empresa administra os recursos de TI.

O projeto compreende 5 fases:

Implantação NSB do NOC Monitoramento – mapeamento da infraestrutura

É feito o levantamento completo do parque tecnológico da empresa e a validação através da metodologia ITSM (Information Technology Service Management) e nas melhores práticas da biblioteca ITIL (Information Technology Infrastructure Library), que é o conjunto de boas práticas em infraestrutura, operação e manutenção de serviços de TI.

Implantação NSB do NOC Monitoramento – monitoramento de ativos

É feito o monitoramento e suporte de todo o ambiente de TI, desde os diversos tipos de hardware às aplicações (sistemas).

Implantação NSB do NOC Monitoramento – mobilização da equipe

Nesta fase é oferecida a equipe especializada que fará o suporte do ambiente de forma permanente, 24 horas por dia e 7 dias por semana, atuando em chamados 1º, 2º e 3º nível.

É uma equipe de profissionais altamente qualificados e certificados.

Implantação NSB do NOC Monitoramento – equipe flexível

A NSB oferece uma equipe flexível e que trabalhará conforme a necessidade da empresa: em horário de expediente 8×5, nos finais de semana ou após o horário do expediente.

Implantação NSB do NOC Monitoramento – service desk

É a fase de apoio com as melhores práticas de ITIL usando uma tecnologia desenvolvida pela NSB com uma inteligência que melhora a produtividade tanto da equipe da empresa quanto do NOC em todos os aspectos – problemas, mudanças, incidentes e resolução de chamados.

Como você pôde ver em nosso artigo, o NOC Monitoramento é uma solução indispensável para empresas que querem um ambiente de total controle das atividades dos equipamentos de TI e uma proativa diante dos problemas que possam surgir, reduzindo ao máximo a parada das atividades por questões de tecnologia.

E a NSB é a Consultoria em Telecom que pode ser sua parceira para dar um salto de qualidade na suas tecnologias para o negócio!

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