É possível se antecipar aos problemas? Com o NOC Monitoramento 24×7, é sim!

É possível se antecipar aos problemas? Com o NOC Monitoramento 24×7, é sim!
É possível se antecipar aos problemas? Com o NOC, é sim!

Há alguns anos, a tecnologia significava investimentos de suporte às operações e para atender as necessidades definidas pelas demais áreas. Mas esse cenário mudou completamente. Hoje em dia, o ambiente tecnológico tem uma importância que vai muito além de montar redes ou comprar computadores. Um erro no envolvimento da área de TI pode até mesmo inviabilizar as vendas. Não só nas definições, mas também no monitoramento. E aqui devemos falar de NOC Monitoramento 24×7.

monitoramento 24 x 7 noc

Não é exagero afirmar tanta importância de TI nas empresas e negócios hoje em dia. Afinal, vivemos um ambiente de negócios onde cada passo dos consumidores e das empresas é digital.

Você mesmo, nesse momento, pode estar lendo nosso artigo em uma mesa de restaurante, enquanto aguarda o seu almoço e também se atualiza sobre os negócios em andamento da sua equipe de vendas ou troca mensagens para marcar uma visita a um cliente.

Se, como consumidores, sentimos tão de perto o impacto da tecnologia no dia a dia, podemos imaginar a proporção que ela toma quando estamos do lado de dentro do balcão – quando ela se torna a principal ferramenta para alcançar o público e levar o negócio ao sucesso.

A tecnologia tornou-se parte fundamental dos negócios

Estar online, em poucos anos, deixou de ser um diferencial no negócio, hoje é questão de sobrevivência no mercado.

Todos devemos estar, é uma condição tão básica para os negócios que querem ser vistos e conquistar o crescente número de pessoas que usam a internet regularmente – ou seja, todos, da confeitaria da esquina à indústria de móveis.

O que muda e a todo tempo – para tornar as coisas ainda mais difíceis – são as novas possibilidades, que empurram as empresas para um novo salto que, muitas vezes, nem é necessário.

Um bom exemplo é o e-commerce, que virou quase um must have empresarial, mas é um canal que exige altos investimentos em vários sentidos que podem ser incompatíveis até para grandes empresas, dependendo do quanto a inovação agrega real valor ao negócio ou vai apenas seguir a moda.

Por outro lado, estar nas redes sociais é uma condição fundamental, mesmo que apenas em alguns, conforme o perfil delas e dos produtos e serviços. E essa presença online exige a compra e upgrades tecnológicos constantes.

Por esses motivos, a Gestão de Tecnologia assumiu um papel central em todas as estratégias que vão além de criar as melhores conexões internas: é preciso criar as melhores pontes com clientes e parceiros. E com um desafio adicional: eliminar o risco de falhas.

3 momentos em que a Gestão de Tecnologia pode falhar na sua empresa

Com toda a importância estratégica que a Tecnologia da Informação adquiriu nas organizações, em muitas ainda existem práticas que impedem o desenvolvimento necessário e acabam funcionando como mais um risco às operações.

1 – Pouca autonomia para prever investimentos

A gestão da Tecnologia da Informação ganhou muito espaço e autoridade nas decisões de investimentos das empresas, especialmente porque a fatia tecnologia, hoje em dia, é significativa.

Porém, muitas organizações não alinham o projeto à execução e reservam valores baixos ou que não se atualizam na velocidade que o mercado digital acaba exigindo.

2 – Dificuldades para investimentos e gastos emergenciais

Trabalhar com tecnologia de ponta nos negócios não exige apenas prever investimentos a médio e longo prazo; é preciso estar preparado para duas situações cada vez mais comuns:

  1. Investir emergencialmente para inovações que devem dar retorno a curto e médio prazo. Aqui, o tipo de investimento dependerá do perfil do negócio: para algumas empresas, implementar uma loja online é pra ontem, para algumas pode ser um upgrade de equipamentos para absorver as novas aplicações;
  2. Comprar emergencialmente para os casos de downtime e perda recorrente de performance, que impactam diretamente na operação diária.

Mesmo diante de tanta importância estratégica, muitos gestores de TI ainda encontram dificuldades, pois as empresas não estruturam seus orçamentos para que Tecnologia tenha a prioridade necessária – acaba ficando atrás de compras mais importantes.

3 – Gestão reativa da infraestrutura

Esse costuma ser o mais crítico dos problemas, porque vai gerar os demais: a falta de uma política preventiva na gestão dos equipamentos e aplicações de tecnologia.

Investir em uma gestão proativa – que busca monitorar permanentemente a infraestrutura de TI ou nos melhores intervalos possíveis – é a melhor forma de prolongar a vida útil de equipamentos e reduzir ou eliminar as muitas perdas com paralisações de software e hardware.

A gestão proativa exige investimentos em várias frentes para a sua implementação, mas que são duradouros, evitar perdas emergenciais críticas e caras, proporcionam segurança para o negócio, aumenta a performance das áreas e, por fim e mais importante, melhora a qualidade na relação com os clientes.

Quais são os fatores para o sucesso da gestão preventiva de Tecnologia?

Com infraestruturas de TI cada vez mais complexas (e caras), é essencial investir no monitoramento preventivo delas.

Isso permite que os componentes – softwares e hardwares – tenham a melhor performance, sem riscos de falhas graves que podem representar perdas financeiras e de imagem incalculáveis. Mas como se constrói uma gestão preventiva de TI de sucesso?

Vamos falar de fatores que são fundamentais para isso.

Equipes preparadas

Os profissionais de suporte devem ser preparados com o máximo de conhecimento a respeito das práticas de monitoramento, de gestão de crises, tomada de decisões e aplicação de soluções.

Qualificação permanente

Com ambientes que mudam constantemente, é preciso investir na qualificação que mantenha as equipes sempre atualizadas sobre os novos parâmetros técnicos e na gestão preventiva de uma nova infraestrutura.

Além disso, surgem novas soluções ou melhorias em produtos existentes na malha tecnológica, que podem aumentar o nível de prevenção.

Protocolos claros

Podemos imaginar a quantidade de componentes, cada um com suas especificações técnicas e parâmetros de desempenho. E todos eles devem possuir os protocolos de monitoramento e ações, preventivas e corretivas também.

Eles devem ter clareza quanto ao que deve ser feito, de que forma e que resultados devem ser esperados.

Quando olhamos a complexidade que a gestão proativa de Tecnologia, podemos perder o sono: como implementar tantas medidas essenciais para garantir a disponibilidade dos equipamentos e sistemas? Vamos falar do NOC Monitoramento 24×7.

NOC: Aliado na performance tecnologica da empresa

NOC Monitoramento 24×7: o grande aliado na performance tecnológica da empresa

O Network Operations Center (NOC), fornecido pela NSB, é uma solução ideal para garantir e otimizar a disponibilidade da infraestrutura de TI para a empresa.

É uma área técnica composta de inúmeros sistemas inteligentes que acompanham o desempenho de cada componente da infraestrutura de TI – servidores, roteadores, switches, firewalls, gateways, computadores, multifuncionais, central telefônica e outros – e geram alertas quando ocorre alguma anormalidade.

Quais as ocorrências que são monitoradas pelo NOC Monitoramento 24×7 NSB?

A lista é grande, pois se trata de todos os problemas que, de alguma forma, impedem o funcionamento de algum componente (hardware) ou sistema (software) de forma pontual ou intermitente.

Podemos destacar as principais:

  • Instabilidade na rede;
  • Perda de desempenho esperado;
  • Problemas de conexões entre dispositivos;
  • Travamentos ou quedas de performance de aplicações;
  • Ameaças à integridade e segurança dos dados da empresa;
  • Ataques cibernéticos.

Como podemos ver, nada escapa ao monitoramento do NOC 24×7 NSB e o mais importante: todas as ocorrências são vistas antes de possíveis falhas, através dessa rede de sistemas que monitoram o comportamento da infraestrutura.

O NOC Monitoramento 24×7 não é feito apenas de equipamentos!

O NOC 24×7 chama a atenção por sua complexidade e sofisticação de sistemas e equipamentos destinados ao monitoramento da malha tecnológica.

Mas existe um componente tão importante quanto: profissionais altamente qualificados e experientes cuidam do uso de toda a rede de monitoramento, em diferentes níveis de atendimento, o que potencializa o suporte.

E todo o monitoramento é feito no centro de operações da NSB, desde prever falhas até acompanhar e finalizar atendimentos.

Quais são os níveis especializados de atendimento do NOC Monitoramento 24×7?

Nível Técnico – N1

É o atendimento telefônico às equipes de monitoramento, registrando, monitorando os chamados e resolvendo de forma remota.

Nível Analista – N2

É a equipe responsável pelo suporte ao time do nível técnico. São responsáveis pela análise apurada do problema e são responsáveis por:

  • Acionar a execução do contrato de suporte do fabricante ou distribuidor do produto;
  • Acompanhar e dar suporte à troca de equipamentos;
  • Aplicar e assegurar o cumprimento das políticas de segurança da infraestrutura.

Nível Especialista – N3

Essa equipe tem a responsabilidade de suportar a equipe de analistas. São responsáveis pelo gerenciamento de crise junto à sua empresa.

Também tem a responsabilidade pela implementação das melhores práticas e pelo desenvolvimento de melhorias.

Com uma equipe de alta qualificação, é garantida a gestão correta do ambiente de TI da empresa e o tratamento adequado de todas as demandas, tanto as preventivas quanto as corretivas, quando necessárias.

Como o NOC Monitoramento 24×7 NSB atua na Infraestrutura de TI?

O NOC monitora seu ambiente de tecnologia permanentemente e proativamente, sem interrupções, o que permite aos profissionais detectar problemas em tempo real e acionar as soluções preventivas, na sua grande maioria.

Isso é feito através de especificações detalhadas de performance e técnicas do fabricante para que qualquer comportamento anormal ou perda de desempenho possa ser apontado.

Ao localizar o problema, o sistema gera um ticket e disponibiliza para o técnico responsável com todas as informações que ele precisa para investigar e tomar uma solução mais rápida e eficiente possível.

Benefícios do NOC Monitoramento 24x7

Quais são os benefícios do NOC Monitoramento 24×7 NSB para o seu negócio?

Quando falamos de um sistema que controla todos os desempenhos da infraestrutura de TI da sua empresa e, principalmente, trabalha preventivamente, como o NOC da NSB, os benefícios já podem ser percebidos.

Visibilidade total

Com o NOC Monitoramento 24×7 NSB, sua empresa tem a visibilidade completa da infraestrutura, o que é fundamental para se antecipar aos problemas e executar as soluções e melhorias.

Isso é fundamental para impedir que os problemas cresçam em intensidade, por demora na resolução, se tornem mais complexos e provoquem prejuízos ainda maiores.

Segurança na gestão

A forma preventiva e permanente de controle confere toda a segurança que o seu negócio precisa para impedir paralisações que podem prejudicar as vendas, as rotinas e a imagem da empresa.

Assertividade e agilidade na resolução dos problemas

Com o sistema detectando problemas através de especificações e parâmetros técnicos e gerando alertas específicos para profissionais qualificados, fica garantido que as soluções serão as mais acertadas e também mais ágeis.

O tempo de análise e resolução é menor, aumentando a atuação das equipes em mais questões e no estudo mais profundo de ocorrências mais complexas.

Banco de experiências

As informações que são geradas e inseridas durante os tickets são consolidadas em bancos de dados do sistema, de forma a gerar um histórico de ocorrências e soluções aplicadas. Isso traz dois grandes benefícios para a eficiência do sistema e do ambiente de TI:

  • Permite utilizar soluções mais rapidamente – basta pesquisar pela ocorrência e avaliar a mais eficaz;
  • Permite que os gestores de TI produzam apresentações, gráficos e estatísticas pelos mais variados ângulos, otimizando o uso futuro.

Equipe de TI com mais foco no negócio

Com uma ferramenta de alto desempenho cuidando da integridade do ambiente de tecnologia da sua empresa, os demais profissionais de TI podem se dedicar às estratégias voltadas ao atendimento do negócio:

  • Pesquisa por inovações e a adequação delas ao negócio;
  • Planejamento de investimentos (upgrades e substituições);
  • Análise de novos negócios e recursos necessários.

Aumento da competitividade do negócio

Com sistemas funcionam a plena carga e dentro dos parâmetros de segurança, as equipes comercial e operacionais podem trabalhar com segurança e mais produtividade, sem as interrupções e momentos de baixa performance de sistemas.

Isso repercute diretamente na motivação dos funcionários e na qualidade deles na relação com os clientes.

Redução substancial de custos

Quando temos um ambiente de tecnologia corretamente controlado, onde os técnicos conseguem resolver a maior quantidade de ocorrências possível de forma preventiva, é visível o ganho financeiro.

  • Gastos menores com compras emergenciais de equipamentos;
  • Custos menores com serviços de terceiros e horas extras para resolver problemas graves.

Além de evitar o desperdício de dinheiro, o NOC Monitoramento 24×7 NSB consegue evitar os custos mais nocivos para o seu negócio: o desgaste da imagem com as paralisações e o risco de perder negócios e vendas para a concorrência.

A NSB é especialista em apresentar resultados e tecnologias que dão visibilidade e proporcionam maior performance de gestão para o seu negócio. Uma empresa com soluções integradas, que oferecem em tempo real e com inteligência, os indicadores de performance que trarão riqueza de informação, redução de custos e controle para sua empresa.

Quer conhecer as boas ideias da NSB para esta gestão? Marque uma reunião e leve a gestão de infraestrutura de TI da sua empresa a um nível mais alto.

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