Guia com as melhores práticas de gestão em telecomunicações

Guia com as melhores práticas de gestão em telecomunicações
Guia com as melhores práticas de gestão em telecomunicações

As tecnologias da informação e da comunicação podem ser consideradas uns dos aspectos principais para o sucesso ou insucesso de qualquer empresa. Seja ela de pequeno ou grande porte, existe uma grande variedade de dispositivos móveis que fundamentam as operações diárias de uma organização.

Não obstante, a disponibilidade de tantos equipamentos, sem dúvidas, requer investimentos por parte de gestores, que devem aperfeiçoar e gerenciar de forma racional os ativos de TI e telecom, a fim de evitar gastos desnecessários e otimizar os recursos existentes.

Na maioria das vezes, os abusos acontecem por falta de gerenciamento e da escolha das melhores práticas para a área. Por isso é importante buscar apoio especializado de uma empresa que desenvolva soluções tecnológicas para alavancar o sucesso da sua empresa. E exatamente nesse contexto que a NSB gestão de telecom e infraestrutura desenvolve o seu trabalho em TI.

Todo o trabalho que envolve TI e telecom requer muitos conhecimentos por parte do gestor, que deve traçar estratégias de redução de custos, alavancar os resultados e ainda otimizar os processos já existentes e essa não é uma tarefa muito simples, mas como empenho e dedicação é possível atingir esses objetivos.

Como forma de te auxiliar nesse processo de gestão da sua empresa, a NSB preparou 7 práticas de gestão em telecom, como forma de melhorar o desempenho institucional da sua política interna de TI.

Investir em governança

Essa prática tem como fundamentação a equidade, a transparência, garantida responsabilidade corporativa e pela correta prestação de contas. Ela está intimamente relacionada à gestão, porém com uma distinção pontual, uma vez que, estabelece processos, leis e políticas que definem a forma em que a organização administrada pelo gestor em questão.

A governança corporativa bem como seus princípios, apresentam os objetivos estratégicos traçados pela empresa em conformidade com os interesses dos stakeholders. Ao considerar a aplicabilidade desses conhecimentos no processo de TI, a finalidade é alcançar eficiência máxima no uso de recursos, como forma de garantir o melhor suporte aos processos de implementação dessas ações.

Contudo, a efetivação dessa prática tem por finalidade gerenciar os projetos de telecom, fazendo o controle desde o uso de telefonia móvel e fixa até a rede de transmissão de dados, como forma de alcançar as metas estabelecidas pela organização com maior eficiência.

Investir em suporte tecnológico

Não há como se pensar gestão de telecom e TI sem investir em tecnologia, sobretudo quando se almeja a diminuição de custos. Essa prática prevê a reavaliação de softwares e hardwares que estão sendo utilizados a fim de substituir os que já estão com tecnologia ultrapassada, pois a defasagem tecnológica é um dos entraves para o crescimento de uma empresa.

Equipamentos antigos ou obsoletos geram altos custos, além de reduzir a produtividade do trabalho, devido a demora no processamento e a necessidade de se parar o trabalho para fazer manutenções que, muitas vezes, são apenas paliativas.

Promover inventário de ativos

Realizar inventário em TI e telecom é fundamental para o desenvolvimento e para a gestão desse setor. É um investimento básico, mas que ainda é um entrave para muitas empresas, que em alguns casos até desconhecem a existência desse procedimento, bem como os seus benefícios.

Investir em softwares de gestão é possibilitar a empresa a ter acesso as informações sobre todos os seus ativos, além de detalhes sobre serviços, contratos e fornecedores. Essas informações ficam disponíveis em um mecanismo tecnológico que promove o gerenciamento do inventário.

Esse trabalho de gestão em telecomunicações requer conhecimento amplo sobre os ativos existentes, como são utilizados, como os gestores que respondem por cada um. Caso não exista esse controle prévio esse levantamento precisa ser feito do zero, e caso já existe na empresa ele precisa estar ser apenas atualizado.

É de extrema importância fazer a revisão de todos os processos, por mais difícil que isso seja, essa é uma forma eficaz de redução de custos, uma vez que possibilita a identificação de dispositivos desatualizados.

É válido ressaltar ainda que a gestão em telecom garante a melhor visibilidade do inventário, como forma, de otimizar a eficiência dos recursos utilizados, de posse do levantamento centralizado das informações.

Controlar os consumos da empresa em gestão de telecom

A finalidade dessa prática é controlar os ativos usados pela empresa, o consumo de cada um deles, os serviços disponíveis pela operadora, entre outros aspectos, Só a partir de então o gestor pode realizar a revisão dos contratos existentes e fazer a gestão em telecom.

Uma forma de garantir esse controle é fazer o uso de softwares de gestão que são específicos pra essa finalidade, isso facilita a compreensão do consumo da organização, a fim de organizar os recursos investidos em serviços de telecom.

Essa prática reduz custos importantes e permite o bloqueio de serviços não corporativos, como forma de aumentar a receita e garantir novos investimentos que sejam mais eficazes para melhorar os resultados da empresa.

Fazer auditoria de faturas

Uma maneira eficiente de avaliar se a empresa está fazendo o uso correto dos serviços de TI e telecom é realizando auditorias de faturas, fazendo a revisão das necessidades e se elas estão sendo atendidas em consonância com as despesas que estão sendo geradas.

Essa prática estabelece o investimento em sistemas tecnológicos que fazem o registro dos dados das faturas eletrônicas, realizando análises precisas sobre as despesas geradas por esses ativos.

Essas auditorias devem analisar as tarifas, os planos, os pacotes, bem como os serviços cancelados, e recursos finalizados, essa é a única forma de se mensurar de forma fidedigna as informações pertinentes a auditoria em gestão de telecom.

Avaliar estratégias externas

Essa prática também é conhecida como benchmarking, que se explica como sendo uma estratégia que busca na concorrência métodos e praticas que estão dando certo e que podem ser incorporadas a sua empresa, a fim de torná-la mais competitiva no mercado.

Ao estabelecer essa prática fica fácil reconhecer as vantagens que são ofertadas por outras empresas e melhorar as suas. É uma forma se basear no mercado para superá-lo.

Estabelecer políticas internas

Uma das maiores deficiências de empresas de telecomunicação é uso inadequado dos seus mecanismos, por conta disso, é importante estabelecer políticas objetivas.

Considerando as potencialidades dos sistemas de gerenciamento de despesas com telecomunicações, o gestor tem acesso a um grande número de informações que vão ajudar na definição de uma politica interna mais adequada e que garante bons resultados para a empresa.

Dadas as informações, é hora de otimizar os investimentos em TI e telecom com NSB, que lhe oferece as melhores soluções tecnológicas disponíveis no mercado para alavancar o sucesso da sua empresa, reduzindo gastos e aumentando a produtividade.

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2018-07-20T11:46:32-03:00
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