AUDITORIA DE CONTAS
A palavra auditoria tem origem do latim Audire, que significa ouvir. Mas foi com os ingleses que o termo passou a ter um significado mais amplo, compreendendo que o auditor, além de ouvir, tem também a função de verificar se tudo está sendo cumprido conforme o planejado.
No mundo corporativo, o auditor é aquele que escuta, olha, analisa, pergunta e escreve. O problema é que, muitas vezes, ao pensar em “auditoria”, os profissionais em geral se mostram temerosos e intimidados. A ideia de ter uma terceira pessoa olhando, conferindo, avaliando tudo o que é feito, acaba deixando qualquer um desconfortável.
Por outro lado, auditoria constitui uma ferramenta de vital importância para controle e administração das informações e dos métodos. Ela possibilita dar transparência à gestão, descobrir falhas no decorrer dos processos implantados, nos controles e até mesmo na supervisão. É uma forma de identificar as vulnerabilidades da empresa.
Com as atividades do dia a dia, mesmo uma equipe multifuncional acaba não mantendo um foco crítico e dispondo de tempo para realizar auditorias de contas. Por isso, é essencial que essa checagem seja feita por terceiros. Desta forma, pode-se realizar um trabalho independente e com olhar crítico sobre as informações analisadas.
Se você tem a sensação que sua equipe perde muito tempo em contato com fornecedores de serviços de telefonia, ou desconfia que as operadoras façam cobranças indevidas nas faturas, então sua empresa precisa com urgência de uma auditoria de contas.
E as contestações de contas do presente e do passado? Você tem a certeza que estão sendo feitas adequadamente? As dúvidas são muitas, não é mesmo?
As empresas recorrem constantemente a equipes internas, que buscam resolver problemas de verificação e certificação de informações. Mas, para ter acompanhamento a toda prova e com independência, o ideal mesmo é ter uma equipe de auditoria externa.
Enquanto um auditor interno é subordinado à empresa, o auditor externo é independente. Por não possuírem nenhum tipo de vínculo, torna-se possível levantar eventuais falhas e inconsistências nas informações, sem interferência no parecer final.
Terceirizar a sua auditoria de contas é a certeza de um trabalho profissional, focado na veracidade dos fatos e em resultados. A NSB possui toda experiência e conhecimento nessa área.
Auditoria de Contas: as causas
Pesquisas apontam que faturas geradas por empresas de telefonia apresentam um percentual de 7% de erro em sua composição. É um número elevado, se levarmos em conta a quantidade de linhas que as companhias costumam a possuir em sua estrutura.
Já pensou em quanto significa esse valor de 7% no seu negócio como um todo? Agora pense: será que algumas das linhas de telefone da sua empresa não estão sendo processadas erradas, mês após mês?
É um número elevado, sem sombra de dúvidas. E essas inconsistências podem ser comuns do que imaginamos. Estima-se haver uma variação entre 5% e 18%, nas faturas de empresas que nunca efetuaram um serviço de auditoria em Telecomunicações. Em alguns casos, mais impressionantes, a variação pode chegar a 40%.
Vale compreender que a auditoria, sendo executada de forma manual, acaba se tornando improdutiva e complexa, transformando o trabalho de análise e contestação das contas uma sobrecarga para a equipe interna.
Podemos te ajudar nisso!
Conheça as soluções que a NSB pode oferecer para a sua empresa.
Auditoria de Contas: a solução
A NSB presta o serviço de auditoria pontual ou recorrente em projetos que visam verificar contas já passadas. Através de uma equipe especializada e da inteligência do software automatizado ITSM CM360 TEM, apresentamos como resultado as contestações e a recuperação dos valores cobrados indevidamente.
Auditoria de Contas: o processo
Solicitação das faturas e de todos os contratos
A equipe de TEM da NSB solicita ao cliente todos os contratos, tarifas e as contas. A partir destas informações é criada uma base de dados dentro do software ITSM CM360 TEM.
Auditoria no SOFTWARE ITSM CM360 TEm
Com os elementos gerados, o sistema audita conta por conta e compara os gastos com o que foi contratado com as operadoras. Este trabalho é totalmente automatizado, gerando informações para a abertura da contestação junto aos fornecedores de telefonia. A partir deste resultado, é enviado um e-mail a empresa com a memória de cálculo da auditoria, abrindo um protocolo de diferença dos valores.
Gestão da Contestação
Com o número do protocolo aberto junto à operadora, a equipe da NSB insere estas informações no software ITSM CM360 TEM e inicia o processo de gestão e acompanhamento das contestações. Pelas regras da ANATEL, a contratada tem o prazo de 90 dias para fazer a devolução dos valores.
Follow-up com o cliente
Durante todo este período, a grupo de TEM da NSB faz atualizações do processo com o cliente, através de e-mails, reuniões e acesso ao software ITSM CM360 TEM.
Resultados
Após os resultados obtidos com a devolução de valores cobrados indevidamente, a NSB vai até o cliente e faz o encerramento do projeto.
Auditoria de Contas: benefícios
Auditoria de Contas: conclusão
Ter o olhar atento aos custos em seu negócio, certamente, é o melhor caminho para manter saudável a gestão financeira. A NSB possui inúmeros processos que podem trazer benefícios que irão ajudar você e sua companhia a aperfeiçoar o investimento em telefonia.
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