Conheça os principais benefícios do monitoramento de TI

Conheça os principais benefícios do monitoramento de TI
Conheça os principais benefícios do monitoramento de TI

A tecnologia tornou-se o centro das atenções no atual mundo do negócios, principalmente por conta da expansão dos negócios no mundo online. E com isso, TI é hoje uma área estratégica para os negócios. De área de suporte de décadas atrás, TI é peça fundamental nas decisões de negócio.

Do outro lado do balcão – ou da telinha – está o cliente, mais exigente, com diversas opções de produto coletadas em uma pesquisa no navegador e pronto para comprar onde estiver o melhor preço e atendimento. Seu site e seu sistema de atendimento estão prontos para decidir a seu favor?

Mesmo os negócios totalmente físicos – e ainda existe algum? – precisam investir em soluções de sistemas mais efetivas, equipamentos mais potentes, uma telefonia mais eficiente para suportar as operações que vão se sofisticando no ritmo de crescimento da empresa.

Tudo isso dá a dimensão exata do quanto a tecnologia fará uma diferença cada vez maior na performance da sua empresa, nas conexões internas, agilizando processos, e na relação com os clientes. É preciso investir sempre. E monitorar também.

O mundo digital mudou o perfil do profissional de TI

A área de TI das empresas mudou bastante de atuação nos últimos anos. Provavelmente é a mudança de posicionamento mais importante nas organizações, devido ao crescimento da importância da tecnologia nos negócios.

Hoje o profissional de TI não é apenas reativo aos problemas e demandas, funcionando como um solucionador de problemas em uma empresa onde TI é apenas serviço de suporte às operações.

Ele atua diretamente nas mudanças estratégicas, pois detém o conhecimento do veículo mais importante para a empresa na atualidade: o ambiente tecnológico. É ele que vai municiar a empresa sobre as inovações que poderão dar um salto de qualidade nos processos internos e no relacionamento com os clientes.

A gestão de dados é fundamental para o novo profissional de TI

Um instrumento fundamental para o trabalho de gestão com esse novo perfil é um software como o NSB BAM.

Ele permite integrar todos os dados de equipamentos, atendimento e performance em muitas visões, dashboards e relatórios onde o gestor poderá interpretar uma série de dados e tomar decisões em conjunto com as demais áreas.

A importância de monitorar o ambiente de TI & Telecom da sua empresa

Com a complexidade cada vez maior dos ambientes tecnológicos nas empresas, também cresce a dependência que as operações passam a ter deles.

Toda a estratégia de marketing e vendas está baseada na experiência do cliente, que por sua vez exige um envolvimento muito maior de TI para implementar e monitorar as soluções criadas com esta finalidade. E elas precisam estar disponíveis 24 horas por dia na loja que nunca fecha: o seu site.

Os clientes esperam encontrar sua empresas disponível de madrugada pra pesquisar um item e comprar. Esse é um dos maiores benefícios do mundo digital e sua empresa precisa aproveita-lo ao máximo. Senão a concorrência vai aproveitar.

Downtime: o fantasma para o ambiente de TI de toda empresa

Os downtime são a maior preocupação dos gestores e especialistas de TI na atualidade, porque sabem como o prejuízo pode ser grande e em poucas horas.

A paralisação de sistemas pode trazer uma série de prejuízos para o faturamento, a qualidade dos processos internos e a imagem da empresa. A empresa deve investir em formas de prevenir-se contra estes incidentes, e o monitoramento preventivo é a mais eficaz.

O monitoramento preventivo é fundamental para o ambiente de TI

Um ambiente de TI é muito complexo, por natureza e pelas constantes evoluções tecnológicas, e requer uma série de cuidados e processos, tais como:

  • Controlar o desempenho de cada componente (hardware);
  • Avaliar vida útil dos equipamentos e previsão de manutenção e substituição;
  • Executar atualizações de versões dos sistemas adquiridos ou alugados de terceiros;
  • Verificar o desenvolvimento de melhorias nos sistemas residentes

Tudo isso, feito de forma reativa, deixa o monitoramento muito vulnerável, já que é praticamente impossível determinar a abrangência e os impactos do problema sem uma análise prévia.

Por este motivo, existem soluções excelentes de monitoramento preventivo, como o NSB NOC Monitoramento.

Esta solução de sistema funciona como uma central de operações de rede onde o especialista poderá:

  • Coletar dados de todos os itens que compõem a infraestrutura de TI da empresa;
  • Gerar uma base de dados e de parâmetros a ser usada pelos especialistas e pela gestão de TI para definir alertas de desempenho;

Acompanhar a performance de cada equipamento a partir dos parâmetros e alertas e desta forma monitorar preventivamente, percebendo comportamentos suspeitos e tomando as precauções para evitar falhas, perda de performance e até mesmo um eventual downtime.

Organize sua central de atendimento e ganhe mais eficiência

As solicitações de serviços dos usuários (os chamados) são algo que nenhuma empresa gosta de ver, porém fazem parte naturalmente da complexidade de uma malha tecnológica.

Mais do que lamentarmos, os chamados podem ser uma excelente fonte de informação sobre problemas recorrentes, histórico de falhas em determinado componente, problemas operacionais com uma versão nova de sistema e tantos outros itens.

Uma solução abrangente e de qualidade como a ITSM permite que os fluxos de atendimento sejam configurados individualmente por tipo de ocorrência, permitindo múltiplos usuários e até mesmo múltiplas áreas – um ótimo recurso é usar os fluxos do ITSM não somente para atender chamados emergenciais, mas também para atender processos rotineiros, como a concessão de acesso a sistemas.

Quais os benefícios do monitoramento preventivo de TI & Telecom da sua empresa?

O ambiente de infraestrutura de TI & Telecom sem um monitoramento preventivo pode estar em grande risco de performance. Um pequeno problema de hardware, por exemplo, que não seja detectado antes, pode representar a parada de vários sistemas.

Um problema recorrente na transmissão de dados para as soluções web da empresa pode espantar clientes, que vão procurar pelo produto na opção seguinte da pesquisa.

Sem uma ferramenta que mostre o desempenho de cada componente, alertando para comportamentos suspeitos, sua empresa estará sempre apagando incêndios e gastando mais, com trocas de equipamentos ou reparos feitos por terceiros que poderiam ser evitados.

Conforme vimos acima, o monitoramento preventivo do seu ambiente de TI é fundamental para que os equipamentos e aplicações trabalhem com o máximo de disponibilidade e eficiência.

As soluções de sistemas da NSB Consultoria em Telecom, são alternativas modernas e sintonizadas com o mundo de TI e Telecom, proporcionando uma eficiência muito maior na gestão.

Quer conhecer mais sobre as soluções de tecnologia que a NSB  oferece? Marque uma reunião e assuma o controle das despesas de telecomunicações da sua empresa.

Neste exato momento, você pode estar deixando de economizar até 40% na sua conta de telefone. O que você está esperando para economizar?

Acabe com isso!

Solicite agora mesmo uma avaliação da sua Gestão de Telecom e economize ainda mais na sua empresa ou negócio.

FALE COM UM CONSULTOR

[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”large” posts_per_page=”3″ link_caption=”true” ]

Quer receber mais conteúdos como esses?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail

[contact-form-7 id=”1165″ title=”Captação contatos”]

2020-02-26T14:13:33-03:00