Veja como a Consultoria em Telecom é aliada do seu negócio

Veja como a Consultoria em Telecom é aliada do seu negócio
Veja como a Consultoria em Telecom é aliada do seu negócio

Em tempos de tecnologia presente em todas as operações internas e externas das empresas e de um gasto cada vez maior com telefonia móvel, empreendedores e suas equipes de gestores precisam administrar os gastos com telefonia e dados da forma mais eficaz possível, para evitar que esses custos tão onipresentes fiquem sem controle e consumam uma parte substancial dos lucros. Nesse ponto, a Consultoria em Telecom pode ser uma grande aliada.

Consultoria em Telecom: Gestão de custos

A empresa está num desempenho crescente de vendas, gerando lucros e crescendo na conquista de novos mercados? Excelente!

Esse é o cenário que todo empreendedor busca diariamente nas suas estratégias, aliadas a um controle rígido dos custos de produção, de cobertura e de despesas que relacionadas ao atendimento, como o aluguel de veículos, frete, comissões e equipamentos.

Porém, o ótimo desempenho na parte de cima do orçamento costuma reduzir os esforços na parte de baixo: a gestão de custos.

São inúmeras linhas de gastos que, quando somadas, consomem uma fatia considerável dos resultados, impactando no lucro.

Telecom está entre os mais importantes e críticos, por sua importância estratégica. Porém, muitas vezes é olhada como se fosse tão inevitável quanto incontrolável – um grande erro estratégico, pois um pedaço de rentabilidade do negócio certamente está se perdendo em cada fatura!

Por que Telecom é um custo tão difícil de controlar?

Gerir seus gastos com Telecom é uma tarefa extremamente difícil – em empresas de todos os tamanhos e segmentos – por algumas características específicas do negócio e da natureza desse custo.

Vamos falar das principais:

Telecom é onipresente, pessoal e de importância variável

Dados e telefonia estão presentes em todos os setores e mesas e cada funcionário decide usar de uma forma muito pessoal, principalmente se não houver limites e um foco da empresa nas boas práticas.

Além disso, cada setor vê Telecom com uma prioridade diferente: para a área de atendimento a clientes, é um gasto fundamental e estratégico, enquanto a contabilidade vê Telecom como uma despesa administrativa e eventual.

Sem uma gestão organizada, a onipresença e as diversas visões dificultam a implementação das melhores formas de uso e criam diversos pontos de desperdício, até mesmo em áreas onde o resultado é diretamente pelos gastos com Telecom.

Telecom é de alta complexidade de análise

O dia a dia dos gastos de Telecom envolve muitos termos técnicos, planos de consumo de vários níveis e, principalmente, muitos erros em faturas, que chegam a representar 50% das reclamações de usuários à Anatel.

As empresas fornecedoras desses serviços no Brasil – operadoras de dados e telefonia – são poucas, muito grandes e burocráticas na relação com os clientes, que acabam tendo pouco poder de pressão, mesmo quando são contas de empresas.

Esse contexto mostra como é desafiador entender Telecom se não houver pessoal capacitado para falar a linguagem do setor.

Telecom exige uma gestão especializada

Essa é uma questão que atinge a maioria das empresas – se elas têm equipes de gestão e operacionais disponíveis e capacitados para lidar com a quantidade de dados, cuidados e decisões que Telecom exige no dia a dia.

Certamente não é algo que, na maioria das empresas, não precisa ocupar toda a agenda de uma gestão e pode ser compartilhada com outros custos e despesas, por exemplo. Em outras organizações, Telecom pode ter um peso que justifique uma gestão dedicada.

Mas em comum, é preciso que haja especialização e foco para lidar com a complexidade e a presença que os gastos de telefonia e dados têm no dia a dia.

Controlar e reduzir custos de Telecom exige mais prioridade, envolvimento e ações do que apenas olhar as faturas, comparar com o mês anterior e exigir redução de consumo quando está alto demais – e muitas vezes o motivo nem está no uso pelos funcionários – ou em momentos de corte de gastos na empresa.

Não espere as faturas chegarem ou as vendas caírem para ver como é necessário gerir de forma profissional para eliminar os desperdícios e transformar gastos em receitas inesperadas. Uma Consultoria em Telecom é a sua aliada perfeita nesse desafio!

Quais são as principais características de uma Consultoria em Telecom?

A Consultoria em Telecom é uma empresa especializada em apresentar projetos com o objetivo de implementar uma gestão específica e estratégica dos gastos de dados e telefonia nas empresas.

Ela é formada por profissionais com grande experiência com o mercado de Telecom, por terem trabalhado em empresas do setor ou desenvolvido a gestão de Telecom nas empresas onde trabalharam. Com isso, adquirem uma visão que vai muito além de um controle de gasto e entendem todo o contexto do mercado – empresas, produtos, tarifas – e da organização.

Uma Consultoria em Telecom, entre diversas atividades:

  • Estuda profundamente a empresa como um todo e a relação de dependência ela com o consumo de telefonia e tráfego de dados. Uma empresa com e-commerce, uma indústria que vende apenas para o comércio e uma agência de call center, por exemplo, têm demandas muito diferentes;
  • Analisa os processos, os pontos de desperdício e os motivos;
  • Propõe uma gestão de Telecom;
  • Dimensiona as ferramentas, controles e pessoal necessários para gerir esses custos.

Quando uma Consultoria em Telecom é importante para o seu negócio?

Algumas situações podem mostrar que é o momento de ter uma colaboração essencial da Consultoria em Telecom.

Quando o gasto está muito alto

Você percebeu que os gastos com telefonia e dados estão crescendo muito ou seguem em patamares desproporcionais em relação a outras empresas do setor?

Esse é o momento crucial de mudança para conhecer um modelo de gestão que acompanhe todas as variáveis e mostre que a Telecom pode ser bem usada com o menor custo possível.

Quando sua infraestrutura parece defasada

Você sente que os gastos estão altos e a performance está comprometida por um ambiente tecnológico de dados e telefonia ultrapassado?

Essa é uma questão muito comum, já que investir em tecnologia é um movimento constante nos dias de hoje, porém nem sempre tão simples financeiramente. Mas a defasagem cobra uma conta: o custo sempre é maior.

Quando você precisa de ótimas ideias para gastar menos com Telecom

Um dos pontos mais complexos em gerir os gastos com Telecom é encontrar alternativas para redução de custos sem afetar a agilidade que esses recursos proporcionam hoje em dia.

A telefonia móvel é cada vez mais presente e essencial nos negócios, já somos o 5º maior país em uso diário de celulares e smartphones. Todos os processos passam por redes e sistemas, internos e externos. Mas ficamos sempre na linha tênue entre o gasto necessário e o exagerado.

Uma Consultoria em Telecom como a NSB traz visões diferentes sobre como consumir dados e telefonia, apresenta inovações e formas de controlar e gastar com um custo menor.

Benefícios: Consultoria em Telecom

Como uma Consultoria em Telecom pode contribuir para o seu negócio?

A contribuição para a sua empresa pode ser feita das mais variadas formas, vai depender diretamente do estudo que for feito e das opções, sem prejudicar – e principalmente contribuindo – a performance da empresa.

Vamos falar de 7 benefícios de uma Consultoria em Telecom como a NSB para o seu negócio.

1 – Implementar uma gestão de Telecom

A gestão de Telecom é um conjunto de estratégias, conhecimento, ações, responsáveis, metas e medições que visam gerenciar os dados, informações, processos e resultados de uma forma que seja corporativa e claramente entendida por todos.

Dificilmente os bons resultados alcançados a curto e médio prazo (que falaremos adiante) vão se sustentar ao longo do tempo sem uma gestão de Telecom definida. Por isso, podemos dizer que ela é o ponto de partida e pode ser implementada de acordo com a complexidade da empresa.

Outro aspecto ligado à gestão é defini-la como política da empresa e que haja o patrocínio do alto escalão, enfatizando a importância estratégica e o ganho a todos – empresa e colaboradores.

2 – Mais velocidade no retorno de resultados

Implementar um plano de redução de custos e melhoria da eficiência do uso da telefonia e dados da empresa é extremamente complexo dentro para as organizações.

Por outro lado, a Consultoria em Telecom tem a expertise necessária para mapear todo o processo de Telecom da empresa, levantar as melhores soluções e ajudar na implementação de uma forma mais rápida, sem as dificuldades que as empresas normalmente têm por faltar o domínio sobre o assunto.

3 – Dar segurança para as decisões tomadas

Propondo as melhores alternativas para cada ponto da cadeia, baseadas nas características da empresa e nos objetivos que ela quer (e pode) alcançar, a Consultoria em Telecom consegue transmitir a segurança que os gestores precisam para que consigam patrocinar as mudanças por toda a organização.

4 – Dar modernidade ao inventário de Telecom

Um dos pilares para o sucesso das mudanças que serão feitas na Telecom da empresa é a compatibilidade da tecnologia com as reais necessidades da organização.

Isso passa pela visibilidade total e a revisão do inventário de Telecom para indicar equipamentos:

  • Obsoletos: prejudicam a performance dos funcionários, consomem mais energia e impedem o uso de aplicativos, que são uma grande ferramenta de economia com ligações de voz e visitas a clientes;
  • Inativos: podem ser remanejados e impedir novas aquisições.

A Consultoria em Telecom faz o levantamento detalhado e propõe as melhores formas de modernizar o inventário, Dessa forma, ele poderá representar um custo inicial, mas trará mais eficiência e economia a longo prazo.

5 – Otimizar planos e contratos de Telecom

É bastante comum nas empresas que os funcionários usem planos que não estão alinhados com as necessidades.

Eles podem ser subdimensionados, gerando cobranças extras a cada contratação de um serviço não incluído, ou superdimensionados com custos desnecessários.

Esse é outro pilar do sucesso das mudanças que uma Consultoria em Telecom oferece: revisão de planos e gestão de contratos, de forma que sejam do tamanho da necessidade de cada área, reduzindo ao máximo a possibilidade de desperdícios.

6 – Implementar ferramentas complexas

Para o sucesso da gestão e da redução de custos de Telecom, é preciso que haja total visibilidade da cadeia, para detectar distorções rapidamente e propor soluções, evitando o prolongamento de problemas e o acúmulo de resultados ruins.

A ferramenta principal é um sistema de gerenciamento da Telecom, como o TEM da NSB. Nele todos os dados – inventário, linhas, planos, redes, consumo e faturas – está concentrado, gerado automaticamente e em tempo real.

Outros sistemas, como o Tarifador Telefônico e o sistema de Gestão de Telefonia Móvel, compõem uma solução completa de controle e gestão, potencializando a economia.

7 – Reduzir custos com telefonia e dados

A economia imediata que pode ser obtida com um plano completo de reestruturação implementado por uma Consultoria em Telecom pode chegar a 40%.

São inúmeros pontos de melhoria com potencial para redução de custos, tanto pelo consumo quanto pela melhoria de processos.

  • Modernização de inventário de Telecom;
  • Revisão de planos de telefonia e dados;
  • Renegociação e gestão de contratos;
  • Recuperação de débitos indevidos das operadoras, que podem chegar a 7% do valor total das faturas;
  • Controle total com ferramentas de sistema.

Como podemos ver nesse artigo, uma gestão corporativa, estruturada e com o comprometimento dos colaboradores é fundamental para que os custos de Telecom sejam controlados e se evite desperdícios que vão afetar diretamente a rentabilidade. Uma Consultoria em Telecom é a parceira ideal nesse objetivo!

A NSB é especialista em apresentar resultados e tecnologias que dão visibilidade e proporcionam maior performance de gestão para o seu negócio. Uma empresa com soluções integradas, que oferecem em tempo real e com inteligência, os indicadores de performance que trarão riqueza de informação, redução de custos e controle para sua empresa.

Quer conhecer as boas ideias da NSB  para esta gestão? Marque uma reunião e leve a gestão de infraestrutura de TI da sua empresa a um nível mais alto.

Neste exato momento, você pode estar deixando de economizar até 40% na sua conta de telefone. O que você está esperando para economizar?

Acabe com isso!

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2019-10-11T11:30:00-03:00