Como ganhar produtividade e gestão de custos em TI com Monitoramento 24×7

Como ganhar produtividade e gestão de custos em TI com Monitoramento 24×7

Imagine o custo financeiro e de imagem quando sua empresa fica um dia sem operar porque os servidores apresentam uma falha grave. Seus colaboradores estão parados, acumulando atendimentos e tarefas que não podem ocorrer e na iminência de gerar horas extras. Além disso, seus clientes online não conseguem pesquisar e comprar seus produtos. Um dia desses parece durar um mês. Dependendo da época, esse dia parado pode representar semanas de vendas perdidas.

Todas as operações de uma empresa e as comunicações com o mundo – clientes e parceiros comerciais – estão baseadas em arquiteturas de rede de TI cada vez mais complexas. Por isso, sujeitas a diversos problemas estruturais e também com as aplicações, a cada dia, mais sofisticadas e abrangentes.

Vivemos um mundo de negócios totalmente digital, as transações entre clientes e empresas e entre empresas ocorrem em segundos. Clientes hoje em dia podem comprar um automóvel em 3 cliques.

Por este motivo, as empresas precisam investir em soluções que evitem o downtime – a paralisação de sistemas – que é o grande fantasma dos negócios nos dias de hoje, independente do seu porte e do produto ou serviço que é negociado. Dias e até mesmo horas sem sistema podem representar um prejuízo grande em vendas e na imagem da empresa.

Toda esta malha precisa de uma gestão de desempenho que é fundamental para:

  • No mínimo, apontar os incidentes no menor tempo para que sejam rapidamente resolvidos;
  • Em uma situação ideal, que os comportamentos anormais de componentes e aplicações sejam detectados antecipadamente e possam ser resolvidos preventivamente, sem ocorrer paralisação ou que os impactos sejam os menores possíveis.

Quais os impactos de um downtime em sua empresa?

Conforme a duração e os sistemas e componentes atingidos, alguns impactos negativos serão sentidos em uma paralisação de sistemas – e crescentes à medida que o downtime persistir:

  • Paralisação das vendas internas – balcão e telefônicas;
  • Paralisação das vendas externas – acesso de clientes ao site de vendas;
  • Atrasos nas rotinas de expedição;
  • Custos adicionais de reparos – que podem demandar serviços de terceiros;
  • Custos adicionais de horas extras;
  • Desgaste da imagem da empresa no mercado.

Nem sempre é possível alterar o preço de venda, otimizar a compra de matérias-primas ou ajustar o fluxo de caixa para salvar futuramente os impactos que uma paralisação de sistemas pode causar.

Seu cliente hoje tem muitas opções para pesquisar e comprar. E tudo acontece em uma velocidade grande. Isso reforça a necessidade de monitorar permanentemente a sua malha de tecnologia. Um Monitoramento 24×7 é a melhor solução!

O que é o Monitoramento 24×7

É um serviço formado por ferramentas, procedimentos, metas e métricas, destinado a acompanhar, permanentemente, o funcionamento da malha de tecnologia de uma empresa. A função é detectar e resolver todos os problemas de hardware e software que surgirem.

O monitoramento é feito em todos os dispositivos que estão ligados na rede da empresa – servidores, computadores, componentes e periféricos – e as aplicações usadas, tanto os sistemas internos quanto a plataforma web e as interações B2B.

Quais são as principais características do Monitoramento 24×7

  • Pessoal qualificado: as equipes de atendimento que se revezam são formadas por profissionais de alta qualificação sobre todas as rotinas e contingências de um ambiente de TI;
  • Abrangência total: todos os ativos de TI são monitorados pelo serviço. Isso garante que a malha de tecnologia da empresa está sendo cuidada;
  • Atuação preventiva: o serviço analisa os desempenhos dos componentes em tempo real e avisa quando há uma atividade anormal que pode acarretar em falhas e paralisações;
  • Visibilidade de ativos: com o monitoramento completo, é possível visualizar o inventário de Tecnologia;
  • Velocidade de resposta: redes monitoradas respondem 69% mais rapidamente aos problemas e os reparos consomem 32% a menos de tempo. Tudo isso se traduz em disponibilidade e eficiência.

Como o Monitoramento 24×7 pode aumentar a produtividade das equipes de TI

A segurança de ter um serviço monitorando permanentemente, e de forma preventiva, o ambiente de TI da sua empresa é o maior fator para uma série de ganhos de produtividade dos profissionais da área.

Maior rapidez na análise e soluções

O monitoramento é em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Portanto, todo problema detectado pelas equipes dedicadas no monitoramento pode ser visto rapidamente e resolvido antes de tornar-se uma falha que prejudique as operações da empresa.

Visibilidade e controle do ambiente de TI

Em uma operação de TI sem um monitoramento integrado e permanente, não há garantias de que todos os componentes estão sendo administrados de forma correta. Também não é possível garantir controle do ambiente como um todo diante das inúmeras interações.

Com o Monitoramento 24×7, a visibilidade e o controle são completos e isso permite que decisões estratégicas sobre a malha tecnológica sejam tomadas, para além dos problemas pontuais.

Maior visão estratégica em TI

As equipes de TI, tendo um monitoramento constante e eficaz, podem dedicar-se a:

  • Planejar as manutenções preventivas ou substituição de componentes;
  • Decidir as compras anuais com mais qualidade, a partir dos relatórios e informações que os sistemas do Monitoramento 24×7 proporcionam;
  • Programar atualizações de versões de sistemas;
  • Fazer uma gestão de custos com equipamentos, licenças e desenvolvedores externos mais assertiva e com um custo menor com o planejamento;
  • Desenvolver a tomada de decisões estratégica, com visão de médio e longo prazo.

Redução de custos

É possível reduzir bastante os custos emergenciais com prestadores de serviços, substituindo por programações preventivas, além das horas extras do setor para resolver problemas em horários de baixa demanda dos sistemas. Também é possível fazer uma boa gestão de contratos, reduzindo as divergências entre o atualmente acordado e o consumo que gera custos excedentes.

Automatização de tarefas

Algumas tarefas como atualizações de versões de sistemas, backup de informações e atualizações de definições de vírus podem ser automatizadas, eliminando o trabalho manual e reduzindo o risco de erro humano.

Melhor gestão de TI

Com um sistema monitorando todo o ambiente técnico e com equipes motivadas em trabalhar com visões mais estratégicas e preventivas, a gestão de TI como um todo melhora bastante. Principalmente com o suporte dos relatórios e visões que o monitoramento proporciona para avaliar não só a situação do momento como o comportamento histórico de todo o ambiente.

Conforme foi abordado, o Monitoramento 24×7 tornou-se um serviço essencial para grande parte das empresas, com o objetivo de preservar ao máximo a integridade e a disponibilidade dos ativos de Tecnologia, e com isso evitar paralisações e prejuízos comerciais e de imagem.

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2019-03-17T18:53:33-03:00