Como a Consultoria em Telecom contribui para sua empresa?

Como a Consultoria em Telecom contribui para sua empresa?

No mundo empresarial, existem duas verdades: 1) Não há lucratividade que resista a custos geridos sem eficiência e 2) Gerir custos é uma das tarefas mais complexas em uma empresa. Porém, em tempos difíceis da economia, onde a concorrência cresce na velocidade dos negócios digitais e o universo de clientes não cresce na mesma proporção, é preciso olhar para a parte de baixo dos resultados e adotar medidas que transformem custos em receita. Telecom é um deles.

Com mercados cada dia mais disputados, é comum sacrificar margens para ganhar vendas e manter níveis de faturamento desejáveis. Mas ao longo do tempo esta decisão pode impactar na lucratividade e até mesmo na capacidade de pagamento de muitas empresas.

Por esse motivo, a Gestão de Custos tornou-se um tema obrigatório nas organizações. É preciso buscar na redução de custos uma alternativa para reverter a queda de rentabilidade, além de manter a saúde financeira.

Certamente as empresas, pelo menos uma grande parte delas, sempre se preocupou com os níveis de gastos e usa diversas formas de controle e medidas de contenção e de redução. Porém, gerir custos exige um planejamento e um comprometimento tão intensos quanto às cotas de produção e metas de vendas.

Gestão de custos vai muito além de controlar os gastos de produção e vendas

Muitas organizações ainda se concentram na gestão dos custos de produção, que normalmente são os mais altos e estão inseridos nas estratégias comerciais – e os gastos comerciais – vendedores, comissões, treinamentos, visitas, brindes e outros.

Isso é natural, principalmente quando nas empresas pequenas e médias, com poucos funcionários e focados no negócio. Mas, existe uma série de despesas e custos que precisam de um controle rígido e constante.

É no desperdício de cada um que podemos perder boa parte de um lucro conquistado nas vendas e o que é mais grave: nas situações de vendas baixas e poucos lucros, pode custar empregos – e sem necessidade!

Os custos de telecom são um dos mais presentes no dia a dia das organizações e que, por esse e outros motivos, exigem um gerenciamento dedicado. E com um consenso entre as empresas: os gastos são superiores ao necessário, com a falta de controle e o desperdício.

Custos de Telecom: bem geridos, podem se tornar um diferencial de eficiência e gerar lucros!

Todas as organizações que pretendem estar visíveis e fazer negócios no mercado digital, que reúne bilhões de pessoas em todo o mundo, investem fortemente em telecom para utilizar todas as formas de comunicação possíveis e em altos níveis de qualidade.

A contrapartida: os custos de telecom estão entre os mais complexos para a gestão. E os motivos são muitos:

  • É um custo que está presente em toda a empresa, independente do setor, das atividades e dos processos;
  • É de consumo constante e pulverizado através das inúmeras linhas e redes;
  • O mercado de operadoras de telefonia e de dados é pequeno e formado por empresas altamente burocratizadas e onde os clientes têm pouco ou nenhum poder de negociação;
  • Os índices de erro nas cobranças são altos em volume e em valor, podendo chegar, em média, a 7% do total do custo mensal.

Podemos entender como é extremamente complexo, para a grande maioria das empresas, definir um modelo de gestão dos custos diante dos aspectos acima.

Porém, é um custo que, bem gerenciado, pode representar até 40% de economia sobre os gastos correntes e representar um ganho adicional de lucro. E além da redução de custos, existem diversas medidas importantes, algumas simples de implementar no dia a dia, que potencializam a eficiência dos recursos de telecomunicações da empresa.

É eficiência e economia a serviço dos negócios. Mas, como implementar a Gestão de Telecom na sua empresa de uma forma estruturada e com grande possibilidades de sucesso? Uma Consultoria em Telecom pode responder a estas e outras questões!

O que é uma Consultoria em Telecom?

Planejar, desenvolver e implementar uma Gestão de Telecom é um projeto que exige um conhecimento profundo de muitas particularidades do mercado de Telecomunicações.

Dentre elas, temos a complexa linguagem do setor, que dificulta que os funcionários dos setores entendem o que consta nos contratos e o que está sendo cobrado nas faturas.

Outro ponto importante é que indicadores e métricas devem ser usados para avaliar se o consumo de cada linha está correto.

Além desses fatores, existe o que podemos considerar o mais importante de todos: a dificuldade de gerir aparelhos, linhas, planos, usuários, consumo e contratos espalhados por toda a empresa, com controles diferentes e centralizar de forma que as ações corporativas possam ter um efeito real.

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Por esse motivo, é fundamental contar com quem tem expertise: uma Consultoria em Telecom, como a NSB, reúne todo o conhecimento sobre:

  • Política e planejamento tarifário das operadoras;
  • Comportamento do mercado de telecom quanto a reajustes e concorrência;
  • Boas práticas de uso pelos funcionários;
  • Melhores práticas de controle, gestão e medição de resultados;
  • Visibilidade e otimização dos ativos;
  • Recuperação de débitos indevidos das operadoras.

A Consultoria em Telecom NSB faz um estudo aprofundado e abrangente da situação dos ativos e gastos com telecomunicações da empresa e propõe o planejamento e o desenvolvimento de um plano de Gestão único, considerando o porte, o segmento de mercado e a importância dos gastos entre os diversos setores.

O resultado é uma gestão focada:

  • No controle e redução contínua de custos;
  • Na otimização de desempenho dos dispositivos de telefonia e de dados;
  • Na relação mais positiva para empresa com os fornecedores;
  • No modelo de gestão mais alinhado com as características do negócio, sem prejudicar o setor onde a telecom é essencial e reavaliando onde ele é apenas suporte.

Quais são os benefícios de uma Consultoria em Telecom na sua empresa?

A Consultoria NSB pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa.

A redução de custos certamente é o primeiro que pensamos e ele estará garantido pelo conjunto de ações e mudanças que será implementado com o plano de gestão que poderá gerar até 40% de economia nos gastos.

Mas existem outros benefícios importantes para a organização e para os negócios:

1 – Melhoria sistêmica da Telecom da empresa

A Consultoria em Telecom NSB faz o estudo completo de toda a atuação de telecom na empresa: níveis de serviços por setor, qualidade dos produtos externos (operadoras), deficiências técnicas localizadas ou generalizadas, dimensionamento de malha telefônica e de dados para cada setor, necessidades e possibilidades de expansão das redes.

Dessa forma, sua empresa terá o melhor cenário operacional e financeiro de telecom, sempre voltado para as necessidades comerciais.

2 – Implantação e otimização dos processos de Telecom

A melhoria sistêmica é o grande objetivo, porém ele não se sustentará ao longo do tempo se não houver uma estrutura de processos bem desenhada para suportar cada rotina de telecom da empresa e voltada para a performance com o melhor custo.

A Consultoria NSB faz o mapeamento de toda a necessidade de processos de forma que a telecom da empresa flua com agilidade e eficiência entre as várias etapas, da entrada de um aparelho no inventário até a reclamação de cobranças indevidas, passando pelo processo de negociação periódica dos contratos, registro das faturas, monitoramento de consumo e programação de pagamento.

A eficiência dos processos é essencial para atingir as metas de qualidade e de gastos.

3 – Visibilidade total da Telecom da empresa

Este é o ponto onde a Consultoria em Telecom NSB proporciona a visão completa de tudo que se relaciona com a Telecom da sua empresa:

  • Processo de inventário: todos os ativos de telefonia e dados da empresa: aparelhos fixos e móveis, centrais, linhas, planos contratados e dispositivos de rede;
  • Linhas telefônicas: é possível verificar linhas ociosas, que podem ser devolvidas ou remanejadas;
  • Planos contratados: verificar se cada plano está alinhado com a necessidade real do usuário;
  • Contratos com as operadoras: controlar vencimentos, condições e produtos e serviços oferecidos. Permitirá ao gestão de contratos eficiente, renegociando periodicamente;
  • Movimentação de consumo: acompanhar o consumo de cada linha, comparar com o plano contratado e rever ou orientar o colaborador sobre as práticas esperadas.

Para toda essa visibilidade, é fundamental implementar uma solução de gerenciamento de alta performance como o ITSM CM360 TEM da NSB, uma ferramenta totalmente voltada para a gestão de informações e dados da telecom da sua empresa.

Ela permitirá que você, seus gestores e as equipes possam acompanhar os gastos e a eficiência da telecom e tomar decisões mais ágeis e assertivas.

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4 – Plano de gestão de Telecom voltado para o seu negócio

A Consultoria em Telecom NSB não apenas desenvolve e implementa um plano de gestão de telecom na sua empresa; ela avalia cada aspecto voltado ao seu negócio.

Um plano para uma empresa de call center pode ter uma abordagem totalmente diferente de uma empresa de venda de automóveis, pela importância estratégica maior que telecom tem maior para o call center; por outro lado, o desenvolvimento de relações digitais (site, blog, e-commerce) com o mercado também pesará na formatação de cada solução.

São vários aspectos que serão considerados na montagem do plano, mas é importante ressaltar que ele será único e voltado para três grandes objetivos: qualidade de gestão, otimização de custos e o principal – eficiência nas vendas.

Conheça os vários serviços da Consultoria em Telecom NSB para a sua empresa!

Dentro do projeto de implementação de uma Gestão de Telecom na sua empresa, a Consultoria em Telecom NSB fornece uma série de serviços distribuídos em várias etapas.

Entre eles, podemos destacar:

  • Levantamento e padronização de dados e controle do inventário de telecom
  • Levantamento, revisão e renegociação dos contratos com as operadoras
  • Análise e revisão de planos de telefonia e dados com os perfis de usuários
  • Implementação da importação e baixa eletrônica de faturas
  • Auditoria operacional de contratos com as cobranças realizadas
  • Auditoria de cobranças indevidas em faturas, contestação e recuperação de valores
  • Mapeamento, revisão e melhorias em todos os processos da cadeia de telecom
  • Implantação do sistema ITSM CM360 TEM

Nesse artigo, mostramos como a Telecom pode ser determinante na perda de lucratividade se não for bem gerida em todas as suas etapas e que uma Consultoria em Telecom é a parceria ideal para a sua empresa atingir uma gestão eficaz e profissional, ter a visibilidade completa de ativos e gastos, trabalhar com processos validados e evitar custos sem controle e desperdício.

Agora, a decisão por mais produtividade, menos custos e mais lucro é sua!

A NSB é especialista em apresentar resultados e tecnologias que dão visibilidade e proporcionam maior performance de gestão para o seu negócio. Uma empresa com soluções integradas, que oferecem em tempo real e com inteligência, os indicadores de performance que trarão riqueza de informação, redução de custos e controle para sua empresa.

Quer conhecer as boas ideias da NSB para esta gestão? Marque uma reunião e leve a gestão de infraestrutura de TI da sua empresa a um nível mais alto.

Neste exato momento, você pode estar deixando de economizar até 40% na sua conta de telefone. O que você está esperando para economizar?

Acabe com isso!

Solicite agora mesmo uma avaliação da sua Gestão de Telecom e economize ainda mais na sua empresa ou negócio.

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2019-08-01T11:39:07-03:00