Administrar os custos de Telecom de uma empresa não é uma tarefa simples. São muitos itens a controlar, relacionamento com grandes empresas, metas por departamento, resultados, soluções e métricas. E quando não temos um processo estruturado para esta gestão e os resultados estão fora de controle? Uma Consultoria de Telecom é a melhor aliada no desafio de otimizar processos e reduzir custos de Telefonia e Dados.
No nosso dia a dia pessoal, sabemos da dificuldade que é interpretar e controlar os custos operacionais e administrativos, especialmente os de contas de telefonia e dados.
Diversos planos que são frequentemente alterados ou substituídos e estamos pagando um valor maior que os novos clientes; cobranças que não reconhecemos e que não conseguimos identificar na linguagem com muitos termos técnicos.
Podemos imaginar o grande desafio de gerenciar estas despesas dentro de uma empresa, com as suas áreas, colaboradores e perfis de uso. As contas chegam e sempre temos a impressão de que os custos estão muito acima do que seria necessário – sem contar os erros de cobrança.
E como os custos de Telecom são volumosos e sempre presentes no dia a dia, é muito importante conseguir gerir com métodos, ferramentas e ações precisas, para obter a melhor redução de custos sem perder a eficiência.
Uma Consultoria em Telecom, como a NSB, é uma grande aliada neste trabalho, reduzindo tempo, otimizando esforços e usando métodos e processos preparados para este projeto. É possível, em um projeto como esse, uma economia de 18% a 40% do custo total de telefonia e dados.
Vamos falar neste artigo sobre o que uma Consultoria em Telecom faz pelo seu negócio e pode ajudar a alcançar os melhores resultados.
Mas antes: porque uma Consultoria em Telecom em vez de uma equipe interna?
Uma Consultoria de Telecom pode representar muitas vantagens para auxiliar na gestão de Telecom da sua empresa em relação a uma estrutura interna para estudar, planejar e executar as ações necessárias. Vamos falar de algumas:
1 – Falta de equipe interna especializada
Mapear, analisar, propor soluções e planejar para otimização de processos e redução de custos de Telecom de uma empresa exige um grande conhecimento especializado em equipamentos, terminologias, contatos com empresas, tarifação e mercado que poucas empresas têm.
São competências indispensáveis para que uma gestão de custos de Telecom dê os resultados esperados ou além. Uma Consultoria em Telecom conhece todas as etapas necessárias para fazer o trabalho da forma mais eficiente e com ótimos resultados.
2 – Alto custo de uma equipe dedicada
Para ter uma equipe dedicada, com salários de pessoal qualificado, benefícios e equipamentos, a empresa pode investir um custo alto.
Certamente uma Consultoria em Telecom terá uma custo menor, pois trabalhará por um tempo determinado de projeto. E gestão de Telecom poderá ser repartida entre os gestores das áreas e suas equipes, com os processos estabelecidos, após o término o trabalho.
3 – Prazo de retorno dos resultados
Pela experiência maior de uma Consultoria em Telecom, os resultados, tanto de análises quanto de retorno financeiro, vão acontecendo ao longo do projeto, pois a gestão de Telecom é uma atividade contínua.
E a Consultoria em Telecom pode avaliar prazos desafiadores em clientes, propondo sempre um projeto que atenda sem perder os objetivos – reduzir custos e melhorar processos.
Uma Consultoria em Telecom analisa e otimiza os serviços contratados
Podemos dizer que é o trabalho principal de uma Consultoria em Telecom: reavaliar todos os serviços de telefonia e dados que a empresa consome.
Neste fase, é preciso que todos os planos contratados sejam analisados, os produtos ou serviços oferecidos, e comparados ao perfil de uso de cada colaborador (ou por área, dependendo do tamanho e estrutura da empresa) para verificar se o plano está superdimensionado.
Em um plano mais amplo, são analisados os serviços e empresas contratados e feitas pesquisas apontadas opções de menor custo e qualidade compatível com a necessidade. Para empresas com várias localidades, são feitos estudos locais sobre as opções de atendimento para a melhor relação de custo e benefício.
Uma auditoria de faturas de telefonia de um determinado período é outro importante recurso para detectar erros ou duplicidades de cobrança e tarifas não previstas em contratos. Em média, uma empresa perde 7% de seu custo total em Telecom com cobranças indevidas.
É uma fase onde todos os ganhos financeiros começam a surgir.
Uma Consultoria em Telecom avalia os equipamentos de Telecom
Boa parte do custo de Telecom de uma empresa está na falta de um controle eficaz dos aparelhos de telefonia e dados.
É comum existirem aparelhos em linhas ociosas, que poderiam ser remanejados e evitar a compra de novos e aparelhos defasados, que não suportam as tecnologias atuais de áudio e vídeo. Estes programas e aplicativos são um dos maiores aliados na redução de custos de telefonia e dados, principalmente quando usados em uma rede wifi que abastece diversas linhas.
Pode representar um investimento em novos aparelhos, mas a economia é imediata, com a revisão de planos e com a mudança de cultura do uso – além dos custos de Telecom, usar as tecnologias podem reduzir o custo com viagens para reuniões e visitas a clientes.
Uma Consultoria em Telecom disponibiliza a expertise em gestão
A Consultoria Telecom atua fortemente nas estratégias que podem ser aplicadas no dia a dia da empresa para que a redução de custos seja algo gerenciado da forma mais simples e eficaz.
São discutidas as diversas soluções que podem se aplicar a cada caso – uma empresa de vendas e um escritório de contabilidade podem ter problemas diferentes, exigindo formas distintas de trabalho, controle e gestão.
O projeto com uma Consultoria em Telecom é sempre único – ele vai considerar o porte, a estrutura organizacional, o número de funcionários, a importância em cada área e os perfis de uso.
Uma Consultoria em Telecom avalia e orienta a negociação dos prestadores de serviços
Entender a linguagem de telefonia e dados é sempre um desafio para quem não domina estas informações. E é nesta falta de domínio que muito dinheiro é deixado na mesa.
Por este motivo, uma Consultoria Telecom pode fazer muito, pois uma gestão de contratos é altamente estratégica dentro da sua empresa. Ela irá interpretar todos os planos, entender os desajustes (faltas ou excessos) e analisar os contratos vigentes e todas as suas cláusulas, propondo mudanças para o modelo mais eficiente ao seu negócio.
É uma parte do projeto onde os ganhos podem ser grandes, para isso o gestor de contratos deve avaliar todas as possibilidades de melhorar as condições ou, se for o caso, mudar para um fornecedor que tenha um custo menor.
Como podemos ver, uma Consultoria em Telecom pode ser uma forte aliada para reduzir custos de Telecom de forma constante no seu negócio, e melhorar a rentabilidade.
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