Estruture a sua TI e deixe seu negócio inovador e competitivo

Estruture a sua TI e deixe seu negócio inovador e competitivo
Estruture a sua TI e deixe seu negócio inovador e competitivo

O mundo mudou, os negócios mudaram e, consecutivamente, a economia também se transformou. O tempo em que a TI existia apenas para suprir as necessidades da operação do dia a dia passou. Hoje, com advento da globalização, a TI é uma área que deve estar ligada diretamente ao business da sua empresa, pois qualquer descuido pode levar seus negócios a grandes prejuízos.

Neste artigo, o objetivo é mostrar que a TI mudou e que devemos ter uma atenção dobrada, pois ela pode ser o grande gerador do negócio quando bem utilizada ou, caso contrário, pode deixar seu negócio vulnerável e exposto ao fracasso.

Então, como a TI pode ser estruturada para agregar o negócio?

A grande atenção está em controlar e gerenciar a TI da sua empresa de ponta a ponta, ou seja, controlar a grande quantidade de informações que ela traz para seu negócio, pois serão estas informações que ajudará sua empresa a obter vantagem competitiva em relação a seus concorrentes.

Quando falamos em gestão de TI, falamos de pessoas, processos e tecnologia, e para que esta gestão ocorra de forma eficiente, esses pilares devem estar correlacionados.

Tecnologia: use bons softwares de monitoramento, softwares que vão além de um simples gerenciamento de ativos de rede, mas sim, softwares que monitoram e gerenciam aplicações, ERP´s, servidores locais, servidores na nuvem, banco de dados, e além disso, que fornecem indicadores essenciais que visam a continuidade do seu negócio e a rápida tomada de decisão.

Pessoas: tenha uma equipe multidisciplinar que vai manter e garantir a disponibilidade do seu negócio 24 horas por dia. Qualquer falha nas operações de TI deixará seu negócio vulnerável e essa desatenção poderá custar caro, acarretando em prejuízos e perda de competividade.

Processos: nada do que foi apresentado acima terá eficiência se os processos organizacionais não estão funcionais e padronizados. Processos claros, definidos e bem estruturado ajudarão sua empresa a encontrar caminhos mais curtos na obtenção de melhores resultados.

Se na sua empresa estes pilares não estão correlacionados e/ou não estão claros, tome cuidado, pois sua empresa pode estar correndo riscos. Ameaças, perda de Informações, ataques cibernéticos, indisponibilidade dos serviços e backup são alguns dos itens que podem comprometer toda sua operação. Reveja estes pontos com bastante afinco a fim de evitar grandes prejuízos futuramente.

No entanto, se sua empresa está estruturada, a dica é fazer com que a TI da sua empresa seja um dos principais recursos de geração de inovação e competitividade para seu negócio. Seguindo este caminho, sua operação será enxuta, produtiva e segura, conseguindo redução de custos, alavancagem do negócio e vantagem competitiva no mercado.

Neste exato momento, você pode estar deixando de economizar até 40% na sua conta de telefone. O que você está esperando para economizar?

Acabe com isso!

Solicite agora mesmo uma avaliação da sua Gestão de Telecom e economize ainda mais na sua empresa ou negócio.

FALE COM UM CONSULTOR

Posts populares com esse assunto

Quer receber mais conteúdos como esses?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail

2019-11-21T18:18:30-02:00