FAQ – Gestão de Telecom 2020-09-04T09:54:38-03:00

Tudo o que você precisa saber sobre Gestão de Telecom!

Você sabe o que é Gestão de Telecom? Conhece as vantagens que ela oferece e as dificuldades que as empresas têm ao não adotá-la? Confira a seguir!

A Gestão de Telecom ou simplesmente TEM é uma metodologia que atua no controle e redução de custos com os serviços de telecomunicação corporativa. Seus principais pilares são pessoas, processos e software, responsáveis por trazer um controle efetivo de custos através de análises de utilização, contratos, faturas, gestão do inventário de telecom, benchmark de tarifas e negociações/contestações junto às operadoras para evitar cobranças indevidas nas contas.

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A Gestão de Telecom tem como objetivo ajudar as empresas a entenderem o quanto é gasto com serviços de telefonia fixa, móvel e link de dados, reduzindo custos com telecom e agindo de forma preventiva. Quando é realizado este controle, é possível evitar gastos desnecessários por multas e juros decorrentes de atrasos em pagamentos e a contratação de serviços que não foram utilizados.

A ausência de uma Gestão de Telecom resulta em problemas como ofertas não cumpridas pelas operadoras, cobranças de valores indevidos em contas telefônicas, multas e cortes por atrasos em pagamentos, falta de controle dos planos contratados, falta de análise do consumo dos setores, ausência de controle no inventário, falta de gestão de contratos telefônicos, altos custos com os serviços de telecomunicação e perda de tempo ao entrar em contato com operadoras para resolver problemas.

Com a Gestão de Telecom, as empresas têm redução de custos, otimização do uso de serviços de telecomunicação, inventário identificado, parque de telecom em pleno funcionamento, inteligência na negociação com operadoras e a garantia de que as cobranças estão sendo feitas corretamente de acordo com o que foi contratado.

Qualquer empresa que queira ter controle e redução de custos pode adotar a Gestão de Telecom. Porém, esta solução se torna ainda mais efetiva quando as empresas buscam fazer a gestão de pelo menos 100 ativos de telefonia, pois quanto maior o parque de telecom, maior a necessidade de um controle de todos seus itens de configuração.

A Consultoria de Telecom atua em diversas frentes: auditoria de contas, negociação com operadoras, benchmark de tarifas, gestão de inventário e gestão de contratos.

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Além de proporcionar maior visibilidade dos ativos de telefonia, a Consultoria de Telecom auxilia as empresas na estruturação dos processos internos de telecomunicação através da análise do consumo de serviços de telecomunicações, auditoria de suas contas, contestação de valores incorretos com as empresas de telefonia e identificação de oportunidades em redução de custos.

A auditoria de contas é responsável por verificar se a cobrança feita pelas operadoras está de acordo com os planos contratados pela empresa, evitando que sejam feitos pagamentos incorretos e duplicados, cobranças de juros e multas por atraso em pagamentos, além de providenciar o ressarcimento dos valores referentes a cobranças indevidas.

O CM360 TEM é um módulo da plataforma da NSB que utiliza metodologia ITIL e processos ITSM para gerenciar o uso de seus serviços de telecomunicações, através de inteligência artificial, tecnologias preditivas e acesso a informações de consumo em tempo real.

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Com o CM360 TEM, você consegue analisar seu perfil real e ideal de uso dos serviços contratados, as tarifas que são aplicadas e as linhas que estão sendo utilizadas, proporcionando decisões mais estratégicas para o seu negócio. Além disso, todos os ativos de telefonia são inventariados, trazendo visibilidade através da plataforma. Assim, você consegue ter maior controle da sua planta de telecom e gastos com telefonia fixa, móvel e link de dados.

A gestão de inventário é responsável por registrar e controlar todos os itens de configuração que são realmente utilizados pela empresa ​​em seu parque de telecom. Todos esses ativos (equipamentos, aparelhos, ramais, linhas diretas e móveis, centrais telefônicas, troncos, SIM Cards, etc) são cadastrados, possibilitando o acesso fácil ao histórico de operações, controle do estoque/RollOut e rastreabilidade do seu inventário.

A gestão de faturas e tarifas é importante para as empresas saberem se o que foi acordado em contrato com as empresas de telefonia é o que está sendo faturado. Com essa gestão, é realizada toda a contestação junto à operadora, garantindo que o cliente seja devidamente ressarcido sem esforço e interação por parte do mesmo.

Essa gestão é responsável por cadastrar todos os contratos de telecomunicação fixa, móvel, link de dados, seus aditivos, vigência, tarifas que foram negociadas e serviços inclusos. Com ela, é feita a antecipação e renegociação dos contratos antes do vencimento, reduzindo o risco de esquecimento nas renovações e melhorando a negociação de valores com as operadoras.

O benchmark de tarifas faz uma análise e comparação de custos entre diferentes operadoras, que tem como objetivo entender qual é a proposta ideal para o estilo de consumo da sua empresa e analisar qual plano atende mais suas necessidades, de acordo com o orçamento estipulado.

O MDM (Mobile Device Management) é a sigla usada para a plataforma de gerenciamento de dispositivos móveis. É através do MDM que você pode controlar e gerenciar o uso de dados, de memória, da bateria, os aplicativos instalados e monitorar o seu uso.

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O Tarifador Telefônico é um software responsável por gerenciar os billings gerados pelas contas de telefonia fixa. A cada telefonema realizado, o tarifador registra o ramal que efetuou a ligação, o número discado, o tempo de duração da chamada e o custo gerado.

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Conheça a Gestão de Telecom da NSB e reduza os custos em seu negócio!

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