Inventário de telefonia atualizado: ele é o coração do seu negócio quando falamos em redução de custos em telefonia.

Inventário de telefonia atualizado: ele é o coração do seu negócio quando falamos em redução de custos em telefonia.
Inventário de telefonia atualizado: ele é o coração do seu negócio quando falamos em redução de custos em telefonia.

Se tem uma coisa que todo bom gestor preza é pela redução de custos e pelo ganho de eficiência. Afinal, isso implica diretamente na capacidade de expansão da marca, bem como no seu poder competitivo.

Quando um administrador trabalha no sentido de reduzir custos, aderindo para isso a ferramentas e tecnologias de gestão, a empresa pode ampliar os seus negócios e, dessa maneira, consolidar-se no mercado.

Por falar nisso, um processo de gestão que vem ganhando a preferência dos gestores de telefonia é o inventário. De início, podemos dizer que é a partir dele que os administradores tomam conhecimento a respeito dos problemas dessa área e assim podem tomar decisões visando elucidá-los. Vamos entender um pouco mais sobre a importância dessa ferramenta para a gestão de telefonia? Continue acompanhando este texto.

Confira também o nosso artigo com dicas para reduzir os custos na gestão de telecom.

Afinal, o que é inventário?

O inventário é um processo de gestão e, basicamente, cabe a ele a função de controle sobre as mais diversas atividades que existem atualmente — com foco específico para a gestão dos produtos físicos, como telefones, celulares, roupas, entre outras mercadorias.

Pegando um caso prático, podemos ver o inventário em estoques. Quando um colaborador passa, por exemplo, a aferir a quantidade de produtos fisicamente, contando um a um, e logo depois avalia se a quantidade física bate com a quantidade no sistema virtual, podemos dizer que temos um caso de inventário.

Calma! O inventário não se resume somente aos produtos físicos, mas também aos produtos imateriais. Podemos entender por imaterial os serviços de uma maneira geral, ou seja, aqueles que a gente não apalpa, mas que podemos também sobre eles realizar inventários.

Um exemplo é quando contratamos serviços de telefonia. A empresa contratada oferece um pacote de serviços, com determinada quantidade de dados — fixo e móvel —, minutos, entre outros benefícios, por um determinado valor. Ainda que a gente não consiga apalpar a mercadoria, podemos realizar um inventário, para se certificar se de fato aquele pacote corresponde à realidade.

Dito de outro modo imagine o seguinte: a sua empresa contrata um plano de dados com até 10 gigas para cada celular, que se encontra com os gestores da empresa. Celulares esses que também fazem parte do plano. Ou seja, foi a operadora que cedeu os aparelhos. A partir do inventário é possível saber se, realmente, esse produto que você comprou está sendo garantido pela operadora, de forma justa.

Vamos um pouco mais além. Você contratou tal serviço e deixou o celular durante certo mês sem uso algum, mas percebeu que os 10 gigas foram consumidos. Numa situação como essa, está claro que a sua empresa está sendo enganada, e o inventário pode ser a ferramenta que pode lhe ajudar a perceber isso.

Além disso, permite que a empresa consiga saber quantas linhas telefônicas e pacotes de dados estão ativas, além de com quem e em quais setores estão. Inclusive, pode ajudar sua empresa a ter controle sobre os telefones e celulares físicos que se encontram inseridos em seu rol de bens móveis.

Trata-se de um trabalho minucioso, que, quando complementado à auditoria de telefonia, ajuda a empresa a reduzir custos e, de modo geral, garante um trabalho mais eficaz, contínuo e profissional.

Qual a importância do inventário para a gestão de telefonia?

O inventário permite aos gestores uma visão holística acerca do Telecom, ou seja, possibilita que eles, a partir disso, possam promover uma série de decisões e ações visando ganhar eficiência e redução de custos entre 18% a 40% nas suas contas telefônicas. Você sabia disso?

Pois bem, quando os gestores se preocupam com os recursos financeiros que saem do caixa da empresa, eles podem fazer milagres ao utilizarem o inventário não só como uma ferramenta de gestão, mas como uma tecnologia estratégica capaz de fazer a organização conseguir alcançar os seus objetivos de forma mais rápida.

Como já dissemos, com a redução de custo, a marca pode investir em outros setores e assim alargar o seu negócio, fazendo com que ela, consequentemente, aumente a sua receita e obtenha sucesso. E qual o empresário ou gestor que não deseja isso?

Vale dizer que o gestor, ao adotar esse tipo de técnica, garante maior eficiência para o setor e para a marca, podendo ser bem visto a partir de suas práticas de gestão, levando-o a ser reconhecido e possivelmente promovido. Ou seja, faz com que ele ganhe créditos e possa, por isso, ser notado.

Quais as principais finalidades do inventário para a gestão de telefonia?

Trata-se de uma pergunta que já foi parcialmente respondida. Mas vale dizer que, ainda que o principal objetivo do inventário seja auxiliar a empresa na redução de custo, ele traz consigo muito mais que isso. A seguir, destacamos melhor as suas principais funções:

A) Ajuda o gestor a ter controle do que foi contratado em telecom pela empresa;
B) Possibilita que o gestor analise se, de fato, ele está pagando por um valor justo o serviço contratado;
C) Verifica se realmente o plano atende ao perfil da empresa;
D) Faz com que os gestores não sejam ludibriados pela operadora de telefonia;
E) Garante uma visão efetiva das contas;
F) Garante uma gestão mais eficiente a respeito das contas e dos bens móveis;
G) Melhora o desenvolvimento do serviço.

Conclusão

Como vimos, o inventário é um excelente processo na gestão de telefonia. Ela não forma, somente, um conjunto de informações brutas acerca dos telefones e celulares existentes, bem como as linhas e dados, mas ajuda os gestores na tomada de decisão.

Uma empresa que zela pelos seus recursos e preza pela sua eficiência e pela sua capacidade competitiva, vê a gestão de Telecom e suas ferramentas — como o inventário — como parte da estratégia da marca para conseguir alcançar de forma mais célere os seus objetivos em curto, médio e longo prazo.

E então, como você vê a gestão de Telecom e o inventário da sua empresa? Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a perceber o potencial do inventário para conseguir uma gestão de telefonia mais eficiente e com maior capacidade de fazer o seu negócio prosperar.

Acesse o nosso blog e confira outros posts como este.

Até a próxima!

Neste exato momento, você pode estar deixando de economizar até 40% na sua conta de telefone. O que você está esperando para economizar?

Acabe com isso!

Solicite agora mesmo uma avaliação da sua Gestão de Telecom e economize ainda mais na sua empresa ou negócio.

FALE COM UM CONSULTOR

[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”large” posts_per_page=”3″ link_caption=”true” ]

Quer receber mais conteúdos como esses?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail

[contact-form-7 id=”1165″ title=”Captação contatos”]

2018-07-18T16:43:45-03:00