IoT – Resultados e Impactos no Negócio!

IoT – Resultados e Impactos no Negócio!
IoT - Resultados e Impactos no Negócio!

Como toda sopa de letrinhas da nossa área, a Internet das Coisas (IoT), que inicialmente não passava de uma expressão da moda, passa a ser algo de impacto dentro da área de TI.

Algum tempo atrás quando se discutia a questão sobre a internet das coisas, a visão que tínhamos era de equipamentos domésticos e warebles conectados à internet, hoje já enxergamos que o IoT nos permite ir muito além e com a facilidade novos sensores e equipamentos gerenciáveis começam a fazer parte da nossa infraestrutura.

Gartner e alguns fabricantes de soluções de TI, enxergam um crescimento exponencial para o mercado de IoT nos negócios e indústria, inclusive gerando dessa forma uma ruptura em alguns modelos de negócio já existentes. Estes mesmos centros de pesquisa e desenvolvimento estimam que até 2020 teremos mais de 20 bilhões de ativos IoT conectados gerando informações em nossas redes.

 

E o que ganhamos com isso?

IoT nos comercios e industrias conseguem nos informar sobre consumo de energia, água, temperatura e umidade do solo entre outras coisas. Todas estas informações geradas são analisadas e nos trazem insights de uma melhor utilização dos recursos, facilitando com isso a tomada de decisão.

Obviamente a quantidade de novos ativos conectados à rede precisa de um planejamento e monitoramento do seu comportamento com o intuito de evitar problemas futuros de estagnação da banda da rede, invasões e compartilhamento de dados sensíveis ao negócio. Este é o desavio dos CIOs e de suas equipes de TI, onde antes de adotar qualquer nova tecnologia devemos planejar não só os ganhos que ela pode trazer, mas também os riscos que este novo ativo inserido no ambiente pode trazer ao negócio caso se faça uma adoção sem planejamento, controle e monitoramento.

Não estou aqui burocratizando, até porque precisamos e necessitamos fazer uma TI simples, onde as sopas de letrinhas sejam inerentes aos resultados que podemos gerar ao negócio, no meu ponto de vista, está claro que as novas tecnologias de IoT estão transformando nossa infraestrutura em relação a monitoramento e gerenciamento, mas sugiro usar com parcimônia junto a alguns controles de segurança e monitoramento, uma solução agregadora seria uma ferramenta de serviços gerenciados com equipe especializada para que haja controle e monitoramento dessas novas tecnologias.

O setor está em grande transformação e isso exige uma estratégia eficaz que permita uma implementação segura e eficaz e acima de tudo minimize os riscos ao negócio.

 

Que estratégia podemos adotar?

O primeiro passo é entender o que você possui de IoT dentro da sua infraestrutura, e a partir desses dados traçar uma linha de controle, com estes dados podemos planejar e formular algumas políticas de segurança para o momento da empresa.

Em seguida, sugiro uma rodada de conversas com os principais executivos da empresa onde serão discutidas as necessidades do negócio e quais soluções do mercado de IoT poderiam facilitar a obtenção de recursos e facilidade na tomada de decisão.

Acho importante termos também o controle do grande volume de dados que estas soluções irão trazer para empresa. Lembre-se: de nada adianta gerarmos informações se o negócio não as interpreta, para este caso necessitamos de soluções analíticas, onde os dados serão transformados em informações relevantes ao negócio.

 

Conclusão

IoT não é mais apenas uma expressão da moda e sim um conjunto de tecnologias que bem utilizadas podem facilitar a tomada de decisão, o aumento da receita e a ruptura para alguns negócios, por outro lado, pode se tornar um ponto de falha quando não monitorado e gerenciado de forma eficaz.

Para que se colher os bons frutos da tecnologia necessitamos investir um bom tempo no planejamento da implantação, execução e segurança.

Como comentei antes, o ponto de partida não é a tecnologia e sim qual a necessidade do seu negócio. Entender como a tecnologia pode colaborar e facilitar, transformando os dados gerados em informações de grande valor ao negócio.

Neste exato momento, você pode estar deixando de economizar até 40% na sua conta de telefone. O que você está esperando para economizar?

Acabe com isso!

Solicite agora mesmo uma avaliação da sua Gestão de Telecom e economize ainda mais na sua empresa ou negócio.

FALE COM UM CONSULTOR

Posts populares com esse assunto

Quer receber mais conteúdos como esses?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail

2019-10-11T14:33:11-02:00