Monitoramento de IOT 2019-07-11T10:57:02-02:00

MONITORAMENTO DE IOT

Uma realidade chamada IoT

A Internet das Coisas está presente em nosso cotidiano e vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas, de diversos setores. Mais do que um conceito de tecnologia, o IoT associado ao monitoramento com o ITSM CM360 Visibilidade possibilita trazer maior performance para o seu negócio. Saiba como aproveitar essa ferramenta gerando economia de custos e melhor desempenho na sua gestão de TI.

IoT (Internet of Things), conhecida no Brasil como Internet das Coisas, é um conceito tecnológico que tem como objetivo conectar itens usados no nosso dia a dia à internet. Aos poucos vamos percebendo no nosso cotidiano que casas, indústrias, cidades e até os utensílios domésticos estão conectados à rede.

Monitoramento IOT cm360

Uma vez que a Internet das Coisas se tornou uma realidade cada vez mais presente, questões como “aonde ela vai nos levar?” e se “é um ambiente seguro?”, dependerão muito da maneira e da continuidade com que monitoramos essa tecnologia.

A IoT é capaz de medir todo tipo de situação através da captação de dados, fazendo uso de microchips e sensores, evoluindo para uma interação entre máquinas. Com a diminuição da interação humana em alguns processos, o aumento de produtividade, de velocidade e a diminuição de erros, resultam em economia direta para as empresas.

Além disso, é possível obter informações sobre o comportamento de consumidores ou usuários, o que é um método benéfico para as organizações.

Como aplicar o IoT na sua empresa?

O principal objetivo do uso da IoT é aumentar o nível de automação do negócio e ampliar a quantidade de informações disponíveis para a análise comercial. Para isso, os aparelhos precisam capturar dados continuamente.

Além de controlar dispositivos e aplicações, a Internet das Coisas tornou possível que esses dados gerados e os processos rotineiros das empresas, possam ser analisados com muito mais eficiência, visto que todas essas “coisas” estão conectadas à rede.

Entretanto, é preciso ter cuidado com:

  • Coleta de mensagens de voz com registros privados;
  • Insegurança nas interfaces de acesso;
  • Perda de privacidade e roubo de dados.

Apesar dos riscos, empresas que decidem implantar o Monitoramento de IoT, podem preparar sua infraestrutura para receber tais equipamentos sem expor o nível de fragilidades existentes. Dessa forma, o negócio consegue aproveitar todas as melhorias que virão desses dispositivos, criando fluidez nas funções, tornado-as cada vez mais eficazes e inteligentes.

A segurança como um fator-chave

Podemos destacar como medidas que devem ser tomadas por uma empresa para manter sua infraestrutura segura:

  • Uso de senhas complexas;
  • O monitoramento de toda rede para buscar possíveis falhas e invasores;
  • Adoção de padrões mais seguros para proteger as redes sem fio;
  • A criação de uma rede WiFi oculta só para os equipamentos IoT;
  • A constante atualização dos mecanismos;
  • A implementação de um sistema de firewall;
  • A definição de acesso e controle;
  • O planejamento de implantação de novos equipamentos com foco em segurança;
  • A adoção da criptografia de dados para armazenar informações coletadas pelos aparelhos e compartilhar dados entre dispositivos de forma segura.

A importância do Monitoramento de IoT para o seu negócio

No ambiente corporativo, a Internet das Coisas vai além dos equipamentos de consumo conectados à internet. Em algum momento, as empresas vão precisar que a TI crie ou adapte uma infraestrutura para suportá-la, pensando nas questões de segurança, como destacado no tópico acima.

Como a IoT não depende da intervenção humana para funcionar, pois são os sensores que coletam, comunicam e analisam as informações, a gestão pode focar em criar novos fluxos de atuação e negócios, gerando insights que poderão trazer vantagens competitivas e significativas.

Ao monitorar status, operações e outras métricas, os gestores poderão obter informações valiosas não apenas para áreas de Tecnologia, mas também para Marketing e Vendas.

Monitoramento IOT: Informações valiosas

A possibilidade de gerenciar dispositivos e automaticamente interagir com centrais de atendimento para abertura de chamados de manutenção, substituição ou alertas, são apenas algumas das vantagens em investir no Monitoramento de IoT.

Em resumo, a IoT é uma maneira de complementar a gestão de tecnologia. Com a solução certa, ela pode ajudar a aperfeiçoar os processos dentro das organizações.

Como a NSB pode te ajudar a aproveitar mais o IoT?

O ITSM CM360 Visibilidade é a ferramenta que vai te proporcionar uma solução para monitorar tudo que envolve esse grande número de dados gerados pela Internet das Coisas.

Sua empresa será capaz de acompanhar, em tempo real, os dados coletados, possibilitando analisar, em profundidade o funcionamento de equipamentos de TI, como:

  • Switches, Hubs, Bridges, Modems, Roteadores, Placas de Rede;
  • Firewall;
  • Conversores de Mídia;
  • Servidores;
  • Access Points, entre outros.

Interpretar corretamente esse conjunto de dados é condição essencial para o sucesso das empresas.

Os benefícios que o ITSM CM360 Visibilidade traz para
o seu negócio:

O conhecimento e os insights originados do monitoramento são importantes para a empresa tomar decisões com correção e agilidade. Esses conjuntos de informações trazem diversas vantagens competitivas e significativas como:

A coleta e análise ajudam a definir os aspectos em que uma marca pode se tornar melhor. O ITSM CM360 Visibilidade oferece ainda mais valor, ampliando as fontes de dados obtidos com o IoT e auxiliando na identificação de conteúdo relevante para os gestores.

Você gostaria de conhecer as vantagens de utilizar o ITSM CM360 Visibilidade no monitoramento do IoT da sua empresa?

Entre em contato com a NSB e saiba tudo que podemos oferecer para reduzir seus custos, aumentando a visibilidade e a performance do seu negócio.

Agora você pode ter em mãos um monitoramento, em tempo real, de todos os indicadores de performance da sua infraestrutura de TI.

Não perca tempo e dinheiro!

Entre em contato agora mesmo e saiba como todas essas informações fazem a diferença na gestão da sua empresa!

PEÇA UMA DEMONSTRAÇÃO