Em uma era em que negócios de todos os segmentos estão investindo no mundo online, ter um ambiente de TI estável, funcionando sem interrupções e com total qualidade é fundamental. É ali que toda a construção digital do seu negócio se apoia e qualquer paralisação, por menor que sejam pode trazer prejuízos grandes, financeiros e de imagem. Mas um sistema como o NOC pode garantir a disponibilidade dos seus sistemas e contribui para a qualidade das suas operações.
Hoje em dia os negócios de todos os segmentos e portes estão no mundo virtual. É um caminho natural para buscar a maior visibilidade possível diante de milhões de consumidores, que trafegam entre as pesquisas de compra nos navegadores e os conteúdos que empresas publicam em sites, blogs e redes sociais.
Estar fora deste imenso mercado digital não é mais uma opção para que quer alavancar suas vendas e projetar a marca para muito além do alcance geográfico que consegue com os meios tradicionais de marketing.
E em meio a tanto investimento para aparecer digitalmente, os ambientes de TI se tornaram um parceiro fundamental nas áreas comerciais, provendo de soluções cada vez mais modernas e eficazes, sistemas mais abrangentes e intuitivos e, acima de tudo, disponibilidade total.
Qualquer paralisação imprevista pode representar grandes prejuízos de vendas e de imagem do negócio. É preciso apostar cada vez mais em formas de assegurar o funcionamento 24×7 deste ambientes.
É aqui que entra esta grande inovação para TI e negócios: NOC – Network Operation Center.
Você sabe o que é o NOC – Network Operation Center?
Traduzindo o NOC é um Centro de Operações de Rede e este nome diz muito da finalidade e da importância do NOC para as empresas: uma grande central de operações que monitora continuamente – 24 horas por 7 dias – todas os equipamentos, conexões e rotinas de TI.
É uma área essencialmente técnica, onde estão localizados sistemas inteligentes destinados a monitorar e gerar alertas sobre o desempenho e ocorrências anormais no parque tecnológico da empresa – servidores, roteadores, gateways, switches e outros equipamentos. Podemos dizer que o NOC é o sistema nervoso do ambiente de TI.
Á primeira vista, o NOC pode parecer uma central de equipamentos trabalhando em rotinas pré-definidas e programadas visando monitorar cada aspecto da estrutura de TI da organização.
Porém, esta central também é dotada de um equipe técnica altamente experiente e qualificada nas rotinas e ocorrências do mais complexo ambiente de TI.
São estes profissionais que vão trabalhar em tempo integral, por turnos, para garantir a maior previsibilidade de ocorrências possível, soluções aplicadas o mais preventivamente possível e com isso atingir o objetivo principal: evitar paralisações que prejudiquem o uso dos sistemas nas operações da empresa.
Quais os benefícios do NOC – Network Operation Center?
Os benefícios de implantar um NOC as NSB na sua empresa são muitos e fundamentais para o seu negócio:
- A atuação essencialmente preventiva das equipes do NOC impede paralisações de sistemas e equipamentos, evitando prejuízos às operações;
- Auxilia na gestão de custos de TI na medida que impede custos mais altos por falhas.
- O controle do ambiente de TI é total;
- As ferramentas de análise fornecem diagnósticos em tempo real, permitindo que as equipes ajam preventivamente;
- É gerado conhecimento (documentação) que é usado pela equipe como um histórico de eventos, gerando relatório de melhorias;
- Além do monitoramento das atividades, a equipe de NOC também executa atividades rotineiras que também garantem disponibilidade – entre elas, atualizações de licenças e backup;
- Sua equipe interna de TI pode dedicar-se a outros projetos mais relevantes – desenvolvimento de sistemas, planejamento de investimento em hardware
- Com respostas preventivas para as ocorrências, as equipes de trabalho não param de trabalhar, evitando horas extras, inclusive com a equipe interna de TI.
NOC é total disponibilidade, atuação preventiva e informação de qualidade.
NOC próprio ou terceirizado: o que é melhor?
Esta escolha dependerá muito do porte da empresa e do tamanho da estrutura de TI que ela possui.
De uma forma geral, ter uma equipe de NOC terceirizada é a melhor opção pelo custo que envolve a contratação de uma equipe especializada não só nas rotinas de TI mas no perfil preventivo e altamente técnico e analítico das ocorrências e das soluções.
Até mesmo em empresas com equipes de TI estruturadas, a terceirização do NOC pode ser mais vantajosa, liberando a equipe interna para assuntos estratégicos – desenvolvimentos de sistemas, planejamento de investimentos e uma atuação mais próxima do core business.
Quais as fases de implantação do NOC – Network Operation Center?
A implantação do NOC na sua empresa obedece a etapas específicas que visam garantir o máximo de sucesso.
Etapa 1 – Mapeamento de Infraestrutura
Nesta etapa a NSB Consultoria em Telecom faz todo o levantamento detalhado do ambiente de TI da sua empresa e valida o processo com base nas boas práticas do setor.
Etapa 2 – Monitoramento de Ativos
Todo o ambiente de TI é monitorado e suportado, tanto os hardware – roteadores, centrais, links, servidores e outros equipamentos – quantos os softwares residentes ou de terceiros acessados remotamente – SAP, Oracle, Totvs.
Etapa 3 – NOC 24×7
Esta é a fase em que a NSB oferece uma equipe que trabalhará em regime de 24 horas por dia e 7 dias por semana monitorando todas as operações do NOC, em chamados de 1º, 2º e 3º níveis.
Etapa 4 – NOC Flexível
Nesta etapa a NSB fornece uma equipe de transição dentro do regime de trabalho que a sua empresa necessitar. Pode ser somente nos finais de semana, nos dias de semana fora do horário do expediente ou em regime de expediente normal, de 8 horas por dia e 5 dias por semana.
Também é oferecido pela NSB em serviço de Help Desk.
Como podemos observar, o NOC – Network Operation Center é um sistema altamente eficaz para monitorar todas as atividades de equipamentos e programas de TI da sua empresa, garantir a total disponibilidade através da ação preventiva e, com isso, reduzir ao máximo os riscos de paralisações do ambiente de TI do seu negócio.
Quer conhecer e implementar uma Gestão de Telecomunicações na sua empresa?
Marque uma reunião e assuma o controle das despesas de telecomunicações.
Neste exato momento, você pode estar deixando de economizar até 40% na sua conta de telefone. O que você está esperando para economizar?
Acabe com isso!
Solicite agora mesmo uma avaliação da sua Gestão de Telecom e economize ainda mais na sua empresa ou negócio.
[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”large” posts_per_page=”3″ link_caption=”true” ]
Quer receber mais conteúdos como esses?
Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail
[contact-form-7 id=”1165″ title=”Captação contatos”]