Tenha um monitoramento inteligente em Telecom com um NOC!

Tenha um monitoramento inteligente em Telecom com um NOC!
Tenha um monitoramento inteligente em Telecom com um NOC!

Em uma era em que negócios de todos os segmentos estão investindo no mundo online, ter um ambiente de TI estável, funcionando sem interrupções e com total qualidade é fundamental. É ali que toda a construção digital do seu negócio se apoia e qualquer paralisação, por menor que sejam pode trazer prejuízos grandes, financeiros e de imagem. Mas um sistema como o NOC pode garantir a disponibilidade dos seus sistemas e contribui para a qualidade das suas operações.

Hoje em dia os negócios de todos os segmentos e portes estão no mundo virtual. É um caminho natural para buscar a maior visibilidade possível diante de milhões de consumidores, que trafegam entre as pesquisas de compra nos navegadores e os conteúdos que empresas publicam em sites, blogs e redes sociais.

Estar fora deste imenso mercado digital não é mais uma opção para que quer alavancar suas vendas e projetar a marca para muito além do alcance geográfico que consegue com os meios tradicionais de marketing.

E em meio a tanto investimento para aparecer digitalmente, os ambientes de TI se tornaram um parceiro fundamental nas áreas comerciais, provendo de soluções cada vez mais modernas e eficazes, sistemas mais abrangentes e intuitivos e, acima de tudo, disponibilidade total.

Qualquer paralisação imprevista pode representar grandes prejuízos de vendas e de imagem do negócio. É preciso apostar cada vez mais em formas de assegurar o funcionamento 24×7 deste ambientes.

É aqui que entra esta grande inovação para TI e negócios: NOC – Network Operation Center.

Você sabe o que é o NOC – Network Operation Center?

Traduzindo o NOC é um Centro de Operações de Rede e este nome diz muito da finalidade e da importância do NOC para as empresas: uma grande central de operações que monitora continuamente – 24 horas por 7 dias – todas os equipamentos, conexões e rotinas de TI.

É uma área essencialmente técnica, onde estão localizados sistemas inteligentes destinados a monitorar e gerar alertas sobre o desempenho e ocorrências anormais no parque tecnológico da empresa – servidores, roteadores, gateways, switches e outros equipamentos. Podemos dizer que o NOC é o sistema nervoso do ambiente de TI.

Á primeira vista, o NOC pode parecer uma central de equipamentos trabalhando em rotinas pré-definidas e programadas visando monitorar cada aspecto da estrutura de TI da organização.

Porém, esta central também é dotada de um equipe técnica altamente experiente e qualificada nas rotinas e ocorrências do mais complexo ambiente de TI.

São estes profissionais que vão trabalhar em tempo integral, por turnos, para garantir a maior previsibilidade de ocorrências possível, soluções aplicadas o mais preventivamente possível e com isso atingir o objetivo principal: evitar paralisações que prejudiquem o uso dos sistemas nas operações da empresa.

Quais os benefícios do NOC – Network Operation Center?

Os benefícios de implantar um NOC as NSB na sua empresa são muitos e fundamentais para o seu negócio:

  • A atuação essencialmente preventiva das equipes do NOC impede paralisações de sistemas e equipamentos, evitando prejuízos às operações;
  • Auxilia na gestão de custos de TI na medida que impede custos mais altos por falhas.
  • O controle do ambiente de TI é total;
  • As ferramentas de análise fornecem diagnósticos em tempo real, permitindo que as equipes ajam preventivamente;
  • É gerado conhecimento (documentação) que é usado pela equipe como um histórico de eventos, gerando relatório de melhorias;
  • Além do monitoramento das atividades, a equipe de NOC também executa atividades rotineiras que também garantem disponibilidade – entre elas, atualizações de licenças e backup;
  • Sua equipe interna de TI pode dedicar-se a outros projetos mais relevantes – desenvolvimento de sistemas, planejamento de investimento em hardware
  • Com respostas preventivas para as ocorrências, as equipes de trabalho não param de trabalhar, evitando horas extras, inclusive com a equipe interna de TI.

NOC é total disponibilidade, atuação preventiva e informação de qualidade.

NOC próprio ou terceirizado: o que é melhor?

Esta escolha dependerá muito do porte da empresa e do tamanho da estrutura de TI que ela possui.

De uma forma geral, ter uma equipe de NOC terceirizada é a melhor opção pelo custo que envolve a contratação de uma equipe especializada não só nas rotinas de TI mas no perfil preventivo e altamente técnico e analítico das ocorrências e das soluções.

Até mesmo em empresas com equipes de TI estruturadas, a terceirização do NOC pode ser mais vantajosa, liberando a equipe interna para assuntos estratégicos – desenvolvimentos de sistemas, planejamento de investimentos e uma atuação mais próxima do core business.

Quais as fases de implantação do NOC – Network Operation Center?

A implantação do NOC na sua empresa obedece a etapas específicas que visam garantir o máximo de sucesso.

Etapa 1 – Mapeamento de Infraestrutura

Nesta etapa a NSB Consultoria em Telecom faz todo o levantamento detalhado do ambiente de TI da sua empresa e valida o processo com base nas boas práticas do setor.

Etapa 2 – Monitoramento de Ativos

Todo o ambiente de TI é monitorado e suportado, tanto os hardware – roteadores, centrais, links, servidores e outros equipamentos – quantos os softwares residentes ou de terceiros acessados remotamente – SAP, Oracle, Totvs.

Etapa 3 – NOC 24×7

Esta é a fase em que a NSB oferece uma equipe que trabalhará em regime de 24 horas por dia e 7 dias por semana monitorando todas as operações do NOC, em chamados de 1º, 2º e 3º níveis.

Etapa 4 – NOC Flexível

Nesta etapa a NSB fornece uma equipe de transição dentro do regime de trabalho que a sua empresa necessitar. Pode ser somente nos finais de semana, nos dias de semana fora do horário do expediente ou em regime de expediente normal, de 8 horas por dia e 5 dias por semana.

Também é oferecido pela NSB em serviço de Help Desk.

Como podemos observar, o NOC – Network Operation Center é um sistema altamente eficaz para monitorar todas as atividades de equipamentos e programas de TI da sua empresa, garantir a total disponibilidade através da ação preventiva e, com isso, reduzir ao máximo os riscos de paralisações do ambiente de TI do seu negócio.

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2020-02-26T14:17:14-03:00