O NOC (Network Operations Center) reúne um conjunto de ferramentas e processos, que servem para monitorar e evitar incidentes de rede. Depois de configurado em toda a infraestrutura tecnológica, o serviço gera relatórios detalhados das atividades, sendo capaz de prever falhas, saber quando é necessário fazer atualizações e gerenciar a segurança da rede contra ciberataques.
Afinal, o que é NOC?
Por trás de todos os processos de uma empresa, há tecnologias e processos que demandam toda uma estrutura de TI. Porém, quem monitora essa estrutura de TI? Para isso temos o NOC! Ele é imprescindível para que os serviços sejam entregues com qualidades para os clientes e parceiros.
O Centro de Operações de Rede (NOC) foi criado para executar o gerenciamento e o monitoramento dos eventos de TI. A partir da sua implementação, a empresa se torna capaz de controlar seus ativos tecnológicos e a rede com maior eficiência. Para isso, o NOC conta com uma infraestrutura e uma equipe própria. Essa prática possibilita monitorar qualquer componente, incluindo recursos críticos para o funcionamento da empresa, como roteadores, gateways, servidores, entre outros ativos de TI.
O NOC pode ser configurado para se antecipar a contratempos. Quando algum atinge a área da TI, a empresa toda pára em função de algo que não estava previsto e isso pode afetar toda operação. Nesses casos, o NOC reúne informações para facilitar o diagnóstico do problema para que a equipe especializada resolva.
Essa equipe especializada atua de forma preventiva e também de forma proativa, com finalidade de deixar o ambiente de TI sempre seguro.
Mas não podemos pensar que o NOC está limitado a monitorar. O NOC também executa scripts para estabilização de incidentes, gera informações para as equipes de suporte de infraestrutura, cria relatórios, informa a disponibilização dos seus ativos de TI, entre outros.
O NOC pode, ainda, executar manobras/scripts para estabilizar o sistema após incidentes, trabalhando em conjunto com os times de governança (gerenciamento, incidentes, problemas, liberações etc.). O resultado é uma série de benefícios significativos para a empresa.
Para começar, é possível realizar uma gestão de riscos mais eficiente, com acompanhamento constante. Os eventuais problemas são identificados em tempo hábil para que as medidas cabíveis sejam tomadas, minimizando-os.
Conseqüentemente, há uma importante redução de custos no setor e em toda a empresa. Um NOC eficiente pode diminuir as chances de um incidente de grandes proporções ou ao menos reduzir drasticamente os danos.
Além disso, deixa de ser necessário deslocar vários colaboradores para monitorar os recursos de TI. As ferramentas assumem esse processo, enquanto a equipe põe o foco em decisões estratégicas para aperfeiçoar o controle desses ativos, melhorando a performance operacional.
Vantagens
As vantagens do Monitoramento e Gestão NOC para uma empresa são bem relevantes e interferem na saúde financeira do negócio.
Com as informações extraídas dos ativos de TI com o NOC, é possível fazer uma análise e prever as necessidades de investimentos ou a capacidade atual da sua infraestrutura. Isso faz com que não haja tempo perdido com esses problemas, que estarão totalmente nas mãos de especialistas na área. Você pode focar apenas nas atividades mais importantes.
Uma empresa que conta com os serviços de Monitoramento e Gestão NOC possui uma vantagem competitiva considerável. Além de ser um investimento em segurança, é uma medida preventiva que garante a continuidade dos negócios.
Como implantar uma solução de NOC para a sua empresa?
O NOC é indicado para qualquer empresa que cresça a ponto de depender dos recursos de TI para gerar valor. A forma de implementação vai depender da sua estratégia operacional, se a empresa funciona 24 horas por dia, por exemplo, é necessário um NOC que a monitore de forma ininterrupta, sete dias por semana.
1. Estabeleça uma comunicação eficiente
É impossível programar um NOC de sucesso sem que haja comunicação efetiva. Todos os departamentos precisam enxergar o NOC como um centro de inteligência dos recursos de TI, no qual as respostas para suas dúvidas estarão disponíveis. Por isso, o primeiro passo é garantir uma comunicação interna de qualidade.
Faça reuniões periódicas de follow-up e envolva nas discussões os gestores de ativos. Para isso, eles devem contar com sistemas de alerta e notificação para possíveis erros nos recursos que controlam.
2. Invista em tecnologia para monitoramento
Pesquisas indicam que redes monitoradas têm resposta 69% mais rápida e tempo de reparo 32% menor em relação às que não são gerenciadas. Por isso, o NOC deve funcionar 24 horas por dia e sete dias por semana identificando anomalias no comportamento da rede e enviando alertas quando necessário.
O sistema deve contar com avisos visuais ou sonoros, além de alcançar os gestores onde eles estiverem, seja por e-mail, seja por SMS ou demais comunicadores de smartphone, como o WhatsApp.
3. Reúna uma equipe
Não basta reunir profissionais de TI e esperar que os resultados venham. É fundamental designar um coordenador e um analista de operações e infraestrutura que conheçam servidores, redes e, mais precisamente, a estrutura da sua empresa.
O coordenador age como um facilitador nas tomadas de decisão em eventos identificados pelos analistas, além de indicar os responsáveis por cada ação que envolva o ativo de TI monitorado. Os analistas trabalham na comunicação e nos scripts que visam estabilizar o sistema em caso de incidentes.
4. Promova a capacitação da equipe
A capacitação da equipe é um fator crítico. Quanto mais eficientes forem os analistas, melhores os resultados do NOC na prevenção de falhas. Por isso, promova treinamentos técnicos específicos (bancos de dados, uso de recursos monitorados etc.).
Invista, também, no aprimoramento da execução dos processos internos, pois o NOC tende a torná-los mais dinâmicos.
Terceirizado ou interno? Qual a melhor opção de NOC?
Se a sua empresa já conta com uma equipe de TI relativamente grande, que adota práticas de monitoramento com sucesso, a implantação do NOC pode ser feita internamente. Entretanto, é sempre interessante contar com o apoio de uma consultoria com expertise e experiência no assunto.
Além de reduzir os custos com treinamentos e possíveis contratações, a terceirização permite que a sua equipe de TI se mantenha livre para focar a otimização dos seus processos. O monitoramento é assumido por uma empresa parceira que tem domínio e conhecimento aprofundado do tema.
Sendo assim, o planejamento estratégico se torna mais completo, o processo mais rápido e a execução entra em funcionamento com mais fluidez. As outras equipes são envolvidas, e a empresa entra em um processo gradativo de inovação no uso da tecnologia.
Você sabia que Monitoramento e Gestão NOC são fundamentais para garantir a segurança e a continuidade de seus negócios?
Nos dias de hoje, a infraestrutura de TI é o que sustenta todos os processos corporativos. Ter completa visibilidade sobre ela, acompanhando suas operações, é fundamental para que os negócios não sejam interrompidos. Por esse motivo, Monitoramento e Gestão NOC são dois pilares da segurança em TI que vêm sendo adotados no ambiente corporativo.
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Monitoramento
Monitoramento é um conjunto de ferramentas de TI que deve resolver qualquer problema nos hardwares e nas aplicações. Elas são implantadas em estações de trabalhos e servidores e devem se destinar a manter o ambiente de TI funcionando sem interrupções, 24 horas por dia e sete dias por semana. Por isso, é chamado de monitoramento remoto 24×7.
Eventuais gargalos podem ser identificados pelas equipes de TI a partir desse monitoramento. Assim, podemos dizer que essa solução se caracteriza pela proatividade na prevenção e no atendimento em momentos críticos.
Ela é fundamental para a segurança em TI, pois pode evitar incidentes. Quer um exemplo? A mera instalação de um software gratuito, como um antivírus, pode surpreender um gestor mais desavisado, já que os programas não pagos costumam carregar em sua instalação malwares e outras ameaças. Felizmente, com um monitoramento constante, é possível perceber essa aparição antes que ela cause danos ao sistema e aos dados corporativos.
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Gestão NOC
NOC é uma estrutura que monitora e administra os eventos de TI dentro de uma empresa. Monitoramento e Gestão NOC são soluções que devem ser implementadas e utilizadas por especialistas com conhecimentos em administração de redes.
A Gestão NOC é uma forma de manter o ambiente estável, e, para tanto, é preciso executar scripts para estabilizar incidentes de maneira imediata. Neste sentido, essa gestão se alia à segurança em TI ao envolver também rotinas específicas, como backup e atualização de licenças e softwares de segurança.
Monitoramento e Gestão NOC, quando realizados por profissionais capacitados, são capazes de gerar relatórios de melhorias, documentos fundamentais para o crescimento do negócio. Eles unem dados sobre capacidade, disponibilidade, performance, alertas, gerenciamento de nível de serviço e previsão futura.
Quais as funções do NOC?
A função primordial do NOC é oferecer tranquilidade aos gestores da empresa, uma vez que todos os seus sistemas estarão sendo constantemente monitorados e cuidados pela central. Os técnicos averiguarão as condições da infraestrutura, da produtividade e da segurança, fazendo ajustes e manutenções quando necessários.
Como exemplos de outras importantes funções do NOC, podemos citar:
- Monitoramento de rede;
- Reação rápida a incidentes;
- Administração de sistemas de comunicação (e-mail, voz e vídeo);
- Relatórios de desempenho, qualidade e otimização;
- Instalação, solução de problemas e atualização de softwares;
- Gerenciamento de patches;
- Backup e armazenamento;
- Firewall e controle de IPS;
- Análise de ameaças externas;
- Escaneamento de antivírus e medidas de remediação;
- Coordenação de políticas de uso.
A caminho de um NOC bem sucedido
Um NOC bem-sucedido constitui de uma harmonização de serviços entre um ciclo de trabalho inteligente e ágil e uma gestão centralizada associada à tecnologia de ponta.
A otimização de suas funcionalidades permite que a equipe do NOC e o usuário final se beneficiem de uma visão clara de suas responsabilidades e da extensão da produtividade do serviço.
De fato, o monitoramento profissional através do NOC significa impulsionar de forma contínua os serviços e negócios, à medida que mudanças e atualizações acontecem em decorrência da Transformação Digital. O monitoramento em tempo real do aplicativo e de sua infraestrutura garante a tranqüilidade do serviço, principalmente com base nas avaliações críticas, decorrentes da operação humanizada do NOC.
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