Os 10 mandamentos para ter uma Gestão de Telecom efetiva!

Os 10 mandamentos para ter uma Gestão de Telecom efetiva!
Gestão de Telecom

Quer controlar e reduzir custos com telefonia fixa, móvel e link de dados? Confira os 10 mandamentos para ter uma Gestão de Telecom efetiva!

Redução de custos com telefonia fixa, móvel e link de dados e controle do parque de telecomunicação são algumas das inúmeras vantagens que a Gestão de Telecom traz para um negócio. Mas você sabe quais são as melhores práticas que as empresas devem seguir para reduzirem custos com estes serviços? A seguir, a NSB preparou uma lista com os 10 mandamentos para ter uma Gestão de Telecom eficiente e que traga resultados para o seu negócio. Confira!

1) Mapeie os gastos com telecomunicação e ativos de telefonia

Antes de tudo, primeiro é preciso realizar o mapeamento dos gastos que você tem com telefonia fixa, móvel e link de dados em seu negócio. Assim, é possível levantar todos os equipamentos que fazem parte de seu parque de telecom, organizar faturas e pagamentos e analisar o consumo de link de dados e tempo de ligações, por exemplo. Desta forma, com essa coleta de dados em mãos, você pode tomar decisões mais estratégicas para seu negócio.

Especialista em Gestão de Telecom, a NSB já atua neste segmento há quase 20 anos, trazendo redução de custos com telefonia fixa, móvel e link de dados para seus clientes. Em uma parceria de sucesso no mercado de agronegócio, a NSB já proporcionou redução total de 54% dos serviços de telecomunicação através de um mapeamento de gastos efetivo e outras frentes de atuação que iremos abordar nos tópicos seguintes!

2) Tenha um inventário de telefonia identificado

O segundo mandamento para ter uma Gestão de Telecom efetiva é realizar a gestão de inventário. Com ela, é possível controlar todos os ativos de telefonia que realmente são utilizados, evitando o pagamento de linhas que não são usadas ou que não foram contratadas. Além disso, quando funcionários são desligados, pode-se esquecer de cancelar as linhas utilizadas. Ao ter o inventário identificado, você evita problemas como este, já que terá o registro e controle de todo parque de telecom, além do acesso prático ao histórico das operações e controle do estoque/RollOut, trazendo total visibilidade ao seu negócio.

Também no mercado de agronegócio, através da gestão de inventário, reduzimos 57% das linhas não utilizadas no parque de telecom.

3) Faça a gestão de faturas

A gestão de faturas é outra prática que você deve seguir para ter uma gestão em telecomunicações efetiva. Muitas vezes, as empresas podem sofrer com custos extras por conta de erros em faturas. Quando é realizada a gestão de faturas, você tem visibilidade para compreender se o que foi contratado é o que está sendo faturado, evitando cobranças indevidas em contas de telefonia. Buscamos todas faturas registradas nos portais das operadoras, importando-as para nossa plataforma, convertendo em uma massa de dados para análises do negócio.

4) Audite e conteste valores com operadoras

Com a gestão de telecomunicações, as empresas têm auditoria e contestação de valores indevidos com operadoras feitas de forma inteligente. A consultoria em telecomunicação proporciona melhores possibilidades de negociação de tarifas, de acordo com as necessidades do seu negócio.

Já em outro case de sucesso, este no mercado de alimentos, a NSB trouxe recuperação de débitos indevidos de mais de R$ 1 milhão através da auditoria e contestação de valores com empresas de telefonia.

5) Realize o benchmark de tarifas

Você já parou para analisar se as tarifas de telefonia do seu negócio estão muito altas? A consultoria em telefonia é responsável por analisar valores e encontrar as melhores tarifas e planos, trazendo maior economia ao negócio e a certeza de que você fez a melhor escolha em relação aos planos contratados.

6) Conte com uma plataforma para fazer a Gestão de Telecom

Ter uma ferramenta que controle seus custos com telefonia fixa, móvel e link de dados é fundamental para trazer redução de custos para seu negócio. Pensando nisso, a NSB desenvolveu em cima das melhores práticas do ITSM e ITIL o CM360 TEM, um módulo do CM360 que é responsável por gerenciar o uso dos serviços de telecomunicação, trazendo informações de consumo em tempo real e proporcionando visibilidade de seu parque de telecom.

Através de soluções integradas de telecom e da plataforma CM360 TEM, a NSB também trouxe redução de custos e recuperação de valores que haviam sido perdidos com cobranças indevidas de R$ 15 milhões para um cliente do ramo do agronegócio.

7) Adote a tecnologia RPA para automação de processos

O sétimo mandamento que você deve seguir para ter uma Gestão de Telecom efetiva é adotar tecnologia RPA para automatizar a digitação manual de contas e faturas. Ao contar com ela, você tem ausência de erros e falhas humanas, melhor uso de recursos e foco maior no core business, trazendo ganho de produtividade ao seu negócio.

Com a automação de processos através da tecnologia RPA, a NSB já integrou aproximadamente 6.500 contas para um cliente do segmento de serviços financeiros, reduzindo 100% da digitação manual de pedidos.

8) Faça o rateio de custos por departamentos

O rateio de custos por departamentos é importante para mostrar o quanto cada área gasta com telecomunicações e qual departamento precisa de mais investimento ou não. Quando é realizado esse rateio, você consegue ter uma distribuição de recursos mais correta, proporcionando uma gestão estratégica e um planejamento mais acertivo dos gastos de cada área.

9) Realize a gestão de seus contratos de telefonia

Você tem controle das datas de vencimento de seus contratos de telefonia? Já acabou esquecendo de renovar algum serviço? Isso pode ser evitado com a gestão de contratos, onde é feito o cadastro de todos os contratos de telefonia fixa, móvel e link de dados, vigência e serviços contratados, por exemplo. Essa gestão renegocia os contratos antes da data de vencimento, sempre proporcionando os melhores valores para o seu negócio.

10) Tenha todos os pagamentos integrados ao ERP de sua empresa

Além de todas as vantagens já citadas acima, a consultoria em telecomunicações também é responsável por realizar a integração de todos os pagamentos no seu ERP. Assim, as informações são registradas em apenas um único lugar, reduzindo a possibilidade de erros de digitação. Desta forma, é mais fácil evitar faturas duplicadas e informações que não batem.

Quer saber mais sobre a Gestão de Telecom da NSB? Fale com um de nossos consultores e aumente a visibilidade e performance financeira do seu negócio!

Você sabia que os custos com telecom ocupam o 3º ou 4º lugar das despesas de uma empresa?

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2020-10-28T11:37:50-03:00
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