Todas as atividades de uma empresa, das relacionadas à venda de produto ou serviço o às administrativas, dependem profundamente do ambiente tecnológico que estiver à disposição das operações. É um grande desafio prover, o tempo todo, a melhor solução de aplicações e de equipamentos para cada área trabalhar sem limitação alguma imposta pela tecnologia. E a concorrência está fazendo o mesmo. Mais importante do que ter os melhores recursos, é obter a maior eficiência possível com eles.
Uma empresa conectada com o mundo não é mais um diferencial no mercado; na verdade, os negócios que não tenham uma forte comunicação digital, em várias frentes, já sentem as dificuldades de conquistar e expandir as suas bases de clientes.
Esse universo de clientes está fazendo negócios através de ferramentas ágeis em smartphones, notebooks e tablets. Há pouco tempo, um site com um conteúdo qualificado de informações era a vanguarda; hoje, muitos segmentos precisam ir além com o e-commerce e os aplicativos.
Neste cenário tão dinâmico para as empresas, o gestor da área de TI enfrenta um grande desafio: a empresa deve usar as melhores soluções de equipamentos e aplicações a cada cenário que ela atravessa.
Gestão de TI eficiente: alinhada com as reais necessidades da empresa
A área de Tecnologia da Informação tem um papel fundamental em todas as estratégias e definições de trabalho de uma organização. É dela a responsabilidade de buscar os melhores recursos:
- Que ajudem a entregar dados e informações com a melhor qualidade;
- Que atenda os usuários no menor tempo;
- Que sejam compatíveis com a necessidade real.
Este último item tem um peso grande nas decisões: os investimentos em TI são constantes e de alto valor, então é importante que cada definição seja feita dentro do que a empresa realmente precisa.
Isso evita soluções subavaliadas, que não atendam às necessidades e provoquem mais gasto em curto prazo em melhorias, ou superavaliadas, que gerem desperdício, prejudicando a própria imagem e o poder de TI nas decisões futuras.
Não é uma tarefa simples. E como em toda decisão estratégica, o ponto de partida é conhecer profundamente a infraestrutura de tecnologia da empresa. A solução de Monitoramento de TI é a chave desse trabalho.
Monitoramento de TI: visibilidade total para impulsionar os negócios
O Monitoramento de TI permite que a gestão tenha o acompanhamento e a visibilidade completa de todos os componentes da infraestrutura de TI da empresa.
Nessa infraestrutura estão todos os equipamentos físicos – computadores, servidores, componentes de rede, impressoras, nobreaks e outros – e aplicações – sistemas internos próprios, de terceiros hospedados na infraestrutura e que a empresa acessa remotamente em clientes ou parceiros.
Esse monitoramento é fundamental para gerir e responder com eficiência e agilidade à dinâmica das mudanças que a tecnologia impõe aos negócios dos tempos atuais.
Monitoramento preventivo e permanente: chave para ótimos resultados presentes e futuros
Ainda é uma prática na maioria das empresas a gestão de Tecnologia a partir do problema, devido a falta de uma política de monitoramento.
Ao tratar apenas os incidentes, sem poder evitá-los, colocamos as operações em riscos e que podem ter consequências imprevisíveis – maiores que o investimento em um serviço de monitoramento preventivo e permanente.
Com o Monitoramento 24×7 da NSB, a empresa terá uma área técnica dotada de sistemas e de profissionais qualificados para monitorar e alertar preventivamente sobre comportamentos indesejados de hardware e software de toda a infraestrutura de TI.
É gerada uma grande quantidade de dados, informações e alertas permanentemente e em tempo real do desempenho de cada item. Assim, o técnico percebe onde é preciso intervir antes da falha, evitando quedas de desempenho e downtime.
Por que antecipar-se é tão crucial para os resultados presentes?
- Permite monitorar (manutenção preventiva) e perceber algum desempenho anormal, desde uma fadiga de hardware a um problema de performance de alguma aplicação;
- Possibilita ter mais opções de solução, soluções mais simples ou de menor custo;
- É possível corrigir o problema sem a pressão do incêndio de fato;
- Evita gastos extras com soluções emergenciais.
Por que antecipar-se é tão crucial para os resultados futuros?
Com o monitoramento preventivo e permanente, a gestão de TI pode projetar os investimentos futuros com mais assertividade e controlar melhor os gastos necessários a curto e médio prazo.
Como podemos ver, o resultado é prevenção, mais disponibilidade e melhor desempenho do ambiente de tecnologia e, não menos importante, a valorização de TI como participante estratégico de todas as decisões da empresa.
Quais são as principais dores de cabeça que podemos solucionar com o Monitoramento de TI?
A Gestão de TI é equilibrar-se entre pilares:
- A entrega de qualidade e segurança dos equipamentos e aplicações;
- A busca do melhor custo sem afetar a expectativa de desempenho;
- Buscar soluções que não fiquem obsoletas a curto e médio prazo;
- Planejar um crescimento tecnológico constante.
No dia a dia, as armadilhas são muitas para não atingir esses objetivos e o Monitoramento de TI torna-se fundamental para evitá-las e alcançar resultados melhores continuamente. Vamos falar das principais dores de cabeça da gestão.
1 – Medir o desempenho sistêmico e individual da infraestrutura
Como saber que alguns notebook precisam ser substituídos porque não estão suportando o novo sistema? Ou perceber que o servidor já não suporta a exigência atual de uso?
O Monitoramento de TI permite que cada componente seja medido individualmente – se está atingindo as métricas esperadas – e se, de forma sistêmica, pode impactar na infraestrutura como um todo. Isso tem reflexos na performance e também na redução de custos, evitando compras fora de época e gastos com manutenção corretiva.
2 – Evitar custos emergenciais
Custo urgente é custo maior, sabemos disso. E em TI sempre são itens e serviços de alto valor, especialmente quando é para anteontem e para evitar que os sistemas continuem parados. Sem contar as horas extras dos técnicos e os prejuízos com as paralisações.
O monitoramento permite sempre investigar antes de uma potencial falha, o que permite planejar manutenções ou trocas. No planejamento, as equipes podem negociar preços com o mercado ou evitar serviços maiores porque a falha, hoje, é mais simples.
3 – Impedir a sobrecarga de atendimentos
Atendimentos demandam tempo do técnico, a expectativa da solução e eventuais custos. Com um Service Desk sobrecarregado, a qualidade do atendimento tende a cair, comprometendo a decisão financeira ou optando por uma solução mais rápida e que nem sempre é a melhor.
Além disso, ainda ocorre o maior dos custos para a gestão: o desgaste das equipes de suporte com tantos incidentes urgentes e pressões diversas. Monitorando preventivamente, é possível resolver em casa os possíveis incidentes e motivar os recursos humanos da área..
4 – Potencializar a vida útil dos equipamentos
A partir de um planejamento correto, podemos definir que componentes melhor atendem às necessidades de uso das áreas e do funcionamento da infraestrutura de TI em si.
Porém, no dia a dia podemos encontrar componentes trabalhando na sua capacidade máxima por alguma configuração errada ou fato novo. Monitorando, podemos investigar e solucionar, garantindo a vida útil esperada e até mesmo superando, a partir da revisão constante da malha.
5 – Garantir o alinhamento com as regras de negócio
Essa talvez seja a mais desafiadora das dores de cabeça, pois impacta nos dois aspectos mais importantes: a performance do negócio – disponibilidade, custos e lucros – e a valorização do papel estratégico de TI nas decisões do planejamento estratégico.
Ao monitorarmos permanentemente, podemos avaliar se a infraestrutura de TI:
- Está atendendo os requisitos do negócio – por exemplo, o e-commerce está suportando o volume de entrada de consultas e compras ou permitindo a desistência de clientes;
- Está preparada para regras novas – a abertura de uma nova filial ou a implantação de um ERP.
Conforme podemos ver neste artigo, é imprescindível para as empresas de todos os segmentos contar com o Monitoramento de TI, uma solução que preserva ativos, reduz custos e mantém a tecnologia da empresa em sintonia com os negócios.
A NSB é especialista em apresentar resultados e tecnologias que dão visibilidade e proporcionam maior performance de gestão para o seu negócio. Uma empresa com soluções integradas, que oferecem em tempo real e com inteligência, os indicadores de performance que trarão riqueza de informação, redução de custos e controle para sua empresa.
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