Vantagens e desvantagens de uma Consultoria em Telecom

Vantagens e desvantagens de uma Consultoria em Telecom
Vantagens e desvantagens de uma Consultoria em Telecom

A competição em todos os segmentos de mercado é cada vez mais acirrada, obrigando as empresas a buscar melhorias constantemente, em produção, tecnologias ou em processos. Ganhar eficiência em cada um desses aspectos tornou-se essencial para melhorar as margens, agilizar atendimentos aos clientes e aumentar a efetividade interna. É uma mudança de gestão dos resultados que não está mais centrada apenas no tripé custo-mercado-venda.

Nem sempre a venda é onde estará a solução para melhorar os resultados. O custo de produção pode estar em seu limite, o mercado não absorve uma mudança no seu preço de venda e a concorrência, nos dias de hoje, vai se tornando maior e mais qualificada.

Nesse cenário, com a margem de lucro sacrificada para manter o volume de vendas, muitas empresas começaram a ver, no outro lado da balança, a possibilidade de ganho de rentabilidade: reduzindo os custos. São vários, e muitos deles sem uma gestão eficiente, deixando espaço para o gasto indevido e para desperdícios.

Gestão de Telecom: desafiadora, mas os resultados são surpreendentes

Em meio a tantos gastos que precisam ser controlados, Telecom é um dos mais complexos e desafiadores custos na empresa. É um gasto presente em toda a empresa e sujeito a prioridade de uso e de controle diferentes nas áreas.

Além disso, a gestão de custos de Telecom é de difícil controle, com:

  • Comportamentos indevidos de uso;
  • A malha de telefonia, com telefones corporativos e celulares corporativos, demandando necessidades diferentes de controle;
  • Faturas que dificultam o entendimento do que é cobrado;
  • Fornecedores (as operadoras) que têm uma burocracia grande para resolver os problemas.

Outro ponto que desafia a gestão de Telecom em muitas empresas é a ausência de processos e normas específicas, lideradas pela direção ou a alta gerência e que criem uma filosofia de gasto de acordo com as boas práticas.

Quando conseguimos combinar um controle de gastos e uma boa gestão de custos e processos eficazes, a Gestão de Telecom traz resultados financeiros surpreendentes.

É preciso investir esforços para controlar estes gastos. Mas as empresas estão preparadas e possuem o know-how para esse trabalho?

Consultoria de Telecom: o grande aliado da gestão de Telecom da sua empresa

Implementar melhorias em processos e custos é um desafio diário das empresas que querem ter o melhor desempenho no mercado e, para isso, é necessário:

  • Ser mais funcional internamente, ganhando agilidade e eficiência – processos melhores;
  • Ter um equilíbrio financeiro que permita investimentos – custos menores.

Esta dupla, bem gerida, melhora a performance das equipes e gera capital para investir em produtos e serviços.

Porém, esse é um trabalho que, em Telecom, exige um conhecimento muito específico, devido aos inúmeros custos que são impostos pelas operadoras, a linguagem complexa nas faturas e as muitas oportunidades de ganho que só quem é especialista do setor consegue perceber.

As Consultorias em Telecom são as grandes parceiras nessa transição para um modelo de gestão estruturado:

  • Com processos e regras bem definidos;
  • Com objetivos de gastos por área e por perfil de usuário;
  • Com métricas eficientes.

Quando decidir por uma Consultoria em Telecomunicações?

Essa é uma pergunta que, quase sempre, está relacionada ao momento da empresa quanto a gerir os custos, reduzindo o desperdício, e a urgência de resultados.

Sua empresa pode estar passando por uma avaliação urgente de fluxo de caixa, por exemplo, e neste momento fica claro o quanto a gestão de custos é importante. De qualquer forma, é importante avaliar algumas questões antes de decidir entre fazer todo o processo internamente ou contratar uma empresa especializada.

O que precisa ser resolvido?

Pode ser apenas uma boa gestão de contratos emergencial – revisar com as operadoras – ou implantar um sistema de bloqueio de chamadas de longa distância.

Ou ainda criar soluções por departamento, que são muitos – e as soluções também – ou aprimorar a gestão financeira. A necessidade mais urgente vai determinar o grau de importância na Consultoria de Telecom.

Em quanto tempo precisa ser resolvido?

Sim, tempo é dinheiro! Mas, investir em uma consultoria num momento de lucros baixos pode ser um gasto maior do que conviver com algumas distorções.

A empresa tem conhecimento para resolver sozinha?

Esse ponto é fundamental: é possível apontar superficialmente os principais problemas, mas seus gestores têm conhecimento adequado que, muitas vezes, são softwares de gestão, ferramentas para controlar ligações ou auditar as contas? Suas equipes terão tempo para implementar as mudanças, por mais simples que sejam?

Responder essas perguntas ajuda a definir a melhor escolha: agir internamente ou ter o suporte de uma consultoria especializada.

Quais as vantagens e desvantagens de uma Consultoria em Telecomunicações?

Contratar um serviço de Consultoria em Telecom não é uma decisão simples.  Afinal, é um investimento que se paga rapidamente pelos ganhos que apresenta, mas a empresa precisa estar preparada para um projeto com certa duração, onde vários fatores vão pesar.

Vantagens de uma Consultoria em Telecom

1 – Expertise no assunto

Sem dúvida, uma vantagem considerável. A Consultoria possui experiência nos temas, na linguagem de Telecom e, principalmente, na relação com os prestadores de serviços.

2 – Imparcialidade e objetividade

A Consultoria trabalhará sobre todos os dados, fatos e metas para a sua empresa alcançar os melhores resultados possíveis na redução de custos, na melhoria da gestão da Telefonia. E somente sobre eles. Não há influência por opiniões internas, o que ajuda a ver o cenário como um todo e com transparência.

3 – Disponibilidade total

Essa é uma vantagem importante no dia a dia. A Consultoria trabalha com total prioridade e terá acesso a dados para trabalhar diretamente, sem necessitar de mão-de-obra que está focada em outros assuntos da empresa – exceto por colaboradores que hoje controlam Telecom por definição.

4 – Agilidade nas decisões e implantações

Totalmente focada na criação da gestão de Telecom da empresa, a Consultoria em Telecom atua com mais presença, definindo cronogramas e ações que acontecerão mais rápido. As tomadas de decisões são mais ágeis.

5 – Visão de mercado

O que o seu concorrente pode estar fazendo de bom para controlar custos de Telecom? Ou uma empresa de porte e volume de consumo semelhantes aos seus? A Consultoria usa a experiência de outros projetos para trazer novas lições para a sua gestão, principalmente no mesmo mercado.

Desvantagens de uma Consultoria em Telecom

1 – Expectativas irreais da empresa

Muitas empresa geram uma expectativa muito maior de ganhos em custos e processos do que é possível, após a Consultoria fazer o mapeamento de Telecom. É fundamental que a empresa esteja preparada para objetivos realistas.

2 – Conflitos internos

Uma Consultoria sempre gera desconforto entre alguns colaboradores, principalmente aqueles que de alguma forma fazem a gestão, controlam os custos de Telecom ou exercem alguma autoridade sobre o assunto. É importante que a empresa discuta internamente a importância do projeto e dê aos consultores a maior liberdade para atuar, além da colaboração de todos.

3 – Dependência Pós Projeto

Essa é uma situação muito comum: as operações ficam ainda dependentes de um suporte da Consultoria após o prazo total do projeto.

A empresa pode resolver isso com um Planejamento eficiente que tire o máximo de proveito da presença da Consultoria para ir organizando os setores e a empresa em torno do conhecimento que vai sendo adquirido. Em resumo: ir se preparando de fato para assumir as ações, sistemas e processos que serão implementados.

Conforme podemos ver, as desvantagens podem ser resolvidas a partir de uma decisão firme da empresa a todos os colaboradores sobre a importância de criar uma gestão de Telecom e da Consultoria em Telecom ser a parceira ideal na construção desse objetivo.

A NSB é uma Consultoria em Telecom, formada por profissionais com ampla experiência nas melhores práticas de gestão de Telecom e que pode analisar as características do seu negócio e propor as melhores soluções.

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2019-10-11T11:47:30-03:00