5 dicas para ter visibilidade de TI completa na sua empresa

5 dicas para ter visibilidade de TI completa na sua empresa
5 dicas para ter visibilidade de ti completa na sua empresa

O ambiente de Tecnologia de uma empresa, nos dias atuais, é de alta importância estratégica para os negócios e processos. E todos nós, como consumidores, podemos perceber isso: quando estamos de madrugada pesquisando e comprando algo na internet, a qualidade da nossa experiência com os sites das empresas traduz o nível de visibilidade e gestão que elas estão tendo com sua área de TI. Como a sua empresa está lidando com este desafio?

A infraestrutura de TI vem se tornando cada vez mais complexa para atender muitas necessidades que as empresas possuem.

Não se trata mais de gerenciar um servidor, alguns computadores e um sistema corporativo, prestando manutenção e suporte de uso. A virtualização de todas as rotinas empresariais e a necessidade de soluções que atendam a velocidade dos negócios online tornou o ambiente de TI extremamente complexo, tanto em dispositivos quanto em aplicações e serviços.

Mas, você não tem certeza se sua infraestrutura de TI está bem dimensionada e corretamente monitorada?

Nessa pergunta estão os altos investimentos, o planejamento tecnológico e os esforços para evitar os downtime e a perda de desempenho.

Esse é um grande desafio de um gestor de TI: ter a visibilidade completa e permanente do ambiente de tecnologia e telefonia para atender as demandas dos processos e usuários e colocar a empresa sempre em condições de competitividade no mundo digital dos negócios.

Isso não se trata apenas de hardware e software, mas também o capital humano, que é peça fundamental para que a área de TI funcione em toda a sua capacidade.

Mais do que nunca, tempo (e alguns cliques) é dinheiro. Por isso, o seu ambiente de TI e Telefonia precisa estar visível à gestão para ser sempre eficiente.

Quais são os benefícios que a visibilidade completa e permanente da área de TI proporciona?

Os benefícios de ter a visão completa do ambiente de TI e Telefonia da empresa, para tomar ações preventivas e rápidas, são muitos e decisivos para a performance do negócio.

Garantia da disponibilidade

Esse é o aspecto mais importante do monitoramento de TI: garantir que os equipamentos e as aplicações estejam online o maior tempo possível, principalmente para B2B e e-commerce.

Aumento da produtividade

Com uma gestão ampla, as equipes de TI trabalham para que cada componente da malha de tecnologia atue no máximo da sua performance e, com isso, permita que os funcionários alcancem a produtividade que precisam.

Promoção da transparência

Uma visibilidade completa de TI permite que todas as equipes que atuam em TI possam chegar mais rápido às causas de incidentes e problemas para atuar em conjunto com as melhores e mais permanentes soluções.

Redução de custos

Com uma melhor visão e monitoramento, é possível trabalhar preventivamente e evitar falhas graves – quebra de componentes ou falhas em aplicações – que podem exigir gastos maiores, com horas extras e serviços de terceiros.

Planejamento de investimentos

Em uma gestão com visão completa de TI e Telefonia, soluções como o CM360 da NSB fornecem históricos de desempenho e falhas de cada componente, o que contribui para planejar melhor as aquisições e substituições. Isso evita as paradas imprevistas que prejudicam o negócio e permite pesquisar melhor e gastar menos.

Controle total do ambiente

A visibilidade total da infraestrutura de TI permite ao gestor ter o máximo de informações para discutir com as equipes e chegar à melhor solução, visando atingir todos os benefícios anteriores.

E como chegar na visibilidade fundamental para gerir a área de TI com eficiência?

A visibilidade completa e permanente da área de TI deve ser obtida através de três grandes investimentos: Sistemas, Processos e Gestão.

Vamos falar de algumas dicas que vão ajudar você a conquistar a visão fundamental para gerir TI com eficiência e alcançar resultados expressivos.

1 – Faça o inventário completo da infraestrutura de TI

Realize o levantamento completo de todos os componentes do seu ambiente de TI – dispositivos, servidores, componentes de rede e aplicações, desde as desenvolvidas internamente até as soluções de terceiros.

O importante é ter a visão global de tudo que consome seus recursos de rede e pode estabelecer uma ordem de criticidade. Desta forma, o gerenciamento começará pelos itens que representam um impacto maior nas operações e podem gerar paralisações e custos elevados de manutenção.

Com isso, você poderá redimensionar suas equipes de TI conforme as prioridades de monitoramento para que possam analisar rapidamente, endereçar soluções mais específicas e ganhar eficiência.

Outro aspecto importante é a gestão de contratos que permite programar gastos, renovações e intervenções de manutenção preventiva.

O software ITSM  da NSB possui módulo de gestão de ativos e de gestão de contratos que trabalham integrados com as soluções de monitoramento, atualizando o inventário em tempo real e administrando as informações básicas de cada componente e as históricas de desempenho.

2 – Desenvolva KPIs para a sua gestão de TI

Atualmente, os KPIs são indicadores de suma importância para administrar diversos comportamentos dentro de um ambiente de TI.

Os indicadores podem estar relacionados tanto ao desempenho técnico – por exemplo, o tempo de indisponibilidade mensal do site de vendas – quanto de processos e pessoas – nível de atingimento de prazos de projetos, volume de gastos com horas extras ou o tempo de resolução de atendimentos, entre outros.

Uma dica importante é não implementar todos os KPIs desejados e necessários logo no início; priorize as que mais impactam as operações – desempenho dos servidores, por exemplo – e que podem trazer resultados significativos quando atingidos.

3 – Implemente uma solução eficiente de Service Desk

A visibilidade completa da área de TI da sua empresa não está apenas na gestão técnica em si, mas também na comunicação com os usuários a o feedback sobre incidentes e problemas.

A partir das ocorrências é possível avaliar pontos críticos, recorrências e tomar decisões duradouras que resolvam os problemas, mantenham a disponibilidade e resultem em menos custos.

Invista em soluções de Service Desk com versatilidade para os diversos tipos de solicitações – incluindo os processos de rotina – e grupos de atendimento.

investir em sistema de monitoramento

4 – Invista em um sistema para o monitoramento permanente

Hoje em dia é fundamental que o ambiente de TI seja permanentemente monitorado para encontrar e corrigir preventivamente os indícios de falha e acompanhar a performance dos componentes.

Um software de gestão da infraestrutura e monitoramento como o CM360 da NSB é a solução que permite o monitoramento constante com informações fundamentais para a tomada de decisões preventivas, corretivas e de planejamento.

Sua gestão de TI pode ganhar com:

  • Eliminação das paralisações de sistemas (downtime);
  • Redução de incidentes e problemas;
  • Projeção de tendências de uso dos recursos atuais;
  • Apoio na gestão de custos;
  • Planejamento de investimentos em médio e longo prazo.

5 – Qualifique constantemente sua equipe

O mundo da tecnologia muda na velocidade das conexões entre as empresas e se demorarmos muito para avaliar e decidir, pode significar um concorrente mais qualificado para usar uma inovação tecnológica.

Foi assim com os sites e blogs, passando para o e-commerce e hoje estamos lidando com a Internet das Coisas (IoT).

Por esse motivo, é fundamental contar com equipes de profissionais atualizados sobre o que acontece no mercado e preparados para estudar as possibilidades na empresa e implementar com agilidade e segurança.

Além disso, a qualificação enriquece os debates internos de TI, eleva o nível técnico das equipes, produz conteúdos melhores para a sua gestão e motiva seus colaboradores.

Quer conhecer as boas ideias da NSB para a visibilidade do ambiente de TI?

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2019-04-08T09:23:30-03:00