O governo brasileiro está perto de aprovar o decreto para o Plano Nacional de Internet das Coisas, que definirá como prioritárias as aplicações para cidades inteligentes, saúde, manufatura e agricultura. Ao mesmo tempo, a Anatel trabalha em propostas de regulamentações específicas para esse tipo de soluções, hoje submetidas às mesmas regras da telefonia celular.
De acordo com notícias publicadas em grandes jornais do Brasil, o secretário de Inovação e Empreendedorismo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, Paulo Alvim, disse acreditar que em breve o decreto sobre o Plano Nacional de Internet das Coisas estará em vigor. Ele destacou que o Ministério quer ser um parceiro da indústria, por meio de pesquisas, investimentos.
A tecnologia conhecida como Internet das Coisas (IoT) vem se tornando cada vez mais popular mundialmente. E no Brasil não é diferente. Ao longo dos últimos anos foi possível acompanhar a evolução das conexões entre máquinas, que passaram a ser adotadas em grandes empresas brasileiras, como bancos, operadoras de telefonia e, principalmente, varejistas.
Mas o que isso significa?
Na prática, os processos de produção, em todo o mundo, precisam se inserir na economia digital, para se tornarem cada vez mais eficientes, autônomos e sustentáveis. Além disso, a chegada das redes 5G, devem oferecer um avanço e crescimento nas ofertas de aplicações de IoT.
Empresas em todo o mundo estão cientes dos ganhos que a Internet das Coisas (IoT) tem a oferecer, porém muitas delas não têm certeza ainda de como implementá-la em seus modelos de negócios. O Brasil, por sua vez, tem competência intelectual para ampliar e lançar produtos para IoT. Hoje, muitas soluções já existentes podem ser replicadas para outros setores, aumentando sua utilização.
Segundo pesquisas de mercado, a Internet das Coisas (IoT) tem potencial para movimentar US$ 200 bilhões em nosso País, a partir de 2025, contribuindo para a melhora na competitividade da economia nacional, no aprimoramento dos serviços públicos e na qualidade de vida da população. É um mercado que engloba softwares, dispositivos, serviços e conectividade, equipando todos os setores econômicos e serviços públicos.
Aplicações de IoT
Embora existam aplicações de IoT para diversos objetivos, algumas merecem destaque:
- Aplicações para automação domiciliar e de atendente virtual – produtos capazes de controlar dispositivos de áudio, interruptores de lâmpadas e demais aparelhos via comando de voz.
- Aplicação para tecnologias de IoT é no desenvolvimento de Cidades Inteligentes – controle de tráfego, com semáforos e radares conectados a softwares de mapeamento de fluxo, prevenção e controle de crimes, com câmeras munidas de aplicações de reconhecimento de imagens, e otimização de processos burocráticos através de chatbots, etc.
- Os wearables – itens de vestimenta como relógios e óculos que são conectados à internet e provêem serviços como mensagens de texto e voz, aplicativos mobile, localização via GPS. Aplicações de IoT envolvendo wearables permitem facilidades como controle de dispositivos remotamente, soluções envolvendo geo-localização, análises de sinais vitais e até realidade aumentada.
Como os dispositivos IoT podem transformar sua empresa?
Atualmente utilizamos diversos dispositivos para nos conectar com a internet: smartphones, notebooks, desktops, tablets, entre outros. Todos esses aparelhos contam com uma conexão com a web, o que nos permite navegar na rede.
A ideia por trás do IoT é estender a possibilidade de conexão a diversos outros dispositivos do nosso dia a dia. O conceito, no entanto, não é abrir mais oportunidade de acesso à rede, afinal, já temos diversos aparelhos que nos permitem navegar. O objetivo é permitir uma troca de informações entre todos os dispositivos com o intuito de melhorar a sua performance.
Em empresas, há diversas possibilidades de aplicação dessa tecnologia, um exemplo seria a verificação por parte do sistema de produção de uma possível falha em algum ponto da linha que necessite de manutenção. O que diferencia um dispositivo munido de IoT dos demais, não é apenas a conexão à internet que ele possui, mas também a capacidade de trocar informações relevantes acerca de suas tarefas com os demais aparelhos.
Utilidades e benefícios para as empresas
-
Compreensão de processos
Por muitas vezes, a compreensão real dos processos de uma determinada empresa não é eficaz e isso pode ser atribuído à falta de informação, que por sua vez, prejudica a visualização das atividades.
Um diferencial alcançado ao trabalhar com dispositivos de IoT, é poder verificar em tempo real o andamento desses processos e entender como ocorrem cada uma das atividades sem a necessidade de se fazer presente no local onde elas acontecem.
-
Redução de custos
Diante do cenário econômico, ainda instável, muito continua se falando sobre a contenção de gastos e redução de custos. Problemas que incidem em recursos desperdiçados e que podem demorar muito tempo até serem visualizados.
Ao desenvolver soluções de IoT, torna-se possível realizar um acompanhamento em tempo real de todas as atividades desenvolvidas, o que permite verificar e identificar gargalos e o porquê de sua ocorrência. Dessa forma, o gestor poderá realizar os ajustes necessários para que o problema seja corrigido e exista uma redução de custos operacionais dentro da empresa, melhorando a sua receita.
-
Redução de riscos
Não podemos esquecer que outro ponto de grande atenção e preocupação são os riscos aos quais as empresas estão expostas todos os dias, como falhas nos ativos tecnológicos e equipamentos.
Realizar o controle desse tipo de situação é um problema quando existe falta de informação interna na empresa. Contudo, ao implantar soluções de IoT, é possível verificar qualquer evento que possa prejudicar a disponibilidade dos serviços, reduzindo as ameaças.
-
Compreensão real do cliente
A coleta e troca de informação não ocorre apenas internamente na empresa, também é possível buscar por dados relevantes junto aos clientes, o que acaba gerando uma compreensão real de quem ele é e as suas preferências.
Com soluções cada dia mais apuradas, será mais fácil integrar setores, avaliar métricas de desempenho e encontrar formas de usar as informações coletadas para fortalecer os negócios. Além disso, novos canais de interação com o cliente vão surgir, abrindo oportunidades de criar novos produtos e serviços, e prestar atendimento ainda mais personalizado aos clientes.
-
Melhoria contínua
O modelo de controle atual das empresas é baseado em um modelo conhecido como break-fix, ou seja, realiza-se a manutenção conforme a necessidade de maneira reativa, apenas quando os problemas ocorrem. Com soluções de IoT, a sua gestão será ativa, monitorando todos os processos e visualizando as oportunidades de melhoria existentes, garantindo melhores resultados e aumento da competitividade.
-
Inteligência artificial
A inteligência artificial é um campo em pleno desenvolvimento e já podemos verificar diversas soluções que usam essa tecnologia. Aliada às técnicas de Machine Learning e IoT, é possível que os sistemas inteligentes possam realizar análise de dados e controle autônomo de diversas atividades.
Entendemos então que a IoT já deixou de ser apenas uma tendência para fazer parte do dia a dia de pessoas e empresas.
A filosofia por trás da IoT é que a transformação digital, com as máquinas inteligentes, é mais precisa e consistente do que os humanos na comunicação por meio de dados, e esses dados podem ajudar as empresas a detectarem ineficiências e problemas mais cedo.
A Internet das Coisas é uma das principais tendências da tecnologia mundial, e tem o poder de revolucionar a forma como vivemos e interagimos com o mundo à nossa volta. Quem se aprofundar agora nessa tecnologia vai sair na frente em usá-la com maestria, tanto nos negócios quanto na vida pessoal.
Coloque sua empresa na trilha certa para o futuro! Venha para a NSB!
Neste exato momento, você pode estar deixando de economizar até 40% na sua conta de telefone. O que você está esperando para economizar?
Acabe com isso!
Solicite agora mesmo uma avaliação da sua Gestão de Telecom e economize ainda mais na sua empresa ou negócio.
[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”large” posts_per_page=”3″ link_caption=”true” ]
Quer receber mais conteúdos como esses?
Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail
[contact-form-7 id=”1165″ title=”Captação contatos”]