Auditoria de contas: por que esse processo é importante para reduzir custos na sua empresa

Auditoria de contas: por que esse processo é importante para reduzir custos na sua empresa
Auditoria de contas: por que esse processo é importante para reduzir custos na sua empresa

Visualize a seguinte situação: as contas de casa estão pesando mais no orçamento mensal do que o esperado. O caminho natural a seguir é descobrir onde estão os maiores gastos e o que pode ser dispensado. É o que se conhece popularmente como “colocar as contas no lápis”.

Com uma empresa, o processo não é muito diferente. Ao ser mencionada a palavra auditoria, no entanto, muitos gestores sentem-se intimidados. A despeito disso, podemos dizer que, salvas as devidas proporções, a auditoria de contas não difere do exemplo domiciliar.

Abordaremos a seguir por que esse processo é importante para reduzir custos na sua empresa.

Você está entre aqueles que ficam receosos só de ouvir o termo? Continue a leitura para descobrir os benefícios que esta ferramenta pode trazer para as finanças do seu negócio. Para desfazer enganos comuns, é fundamental entender primeiro o conceito de auditoria, comumente associado a um contexto jurídico e negativo. A palavra derivada do latim AUDIRE designa aquele que tem a qualidade de ouvir. Na prática da profissão, trocamos a tradição oral da origem latina pela ideia de um profissional, ou processo, de averiguação.

Portanto, uma auditoria é pura e simplesmente a revisão de demonstrações de origem financeira ou operacional. Para o nosso exemplo, interessam as verificações do sistema financeiro, com registros, transações e demais operações. O que temos como resultado é que por meio deste processo, os registros e relatórios da organização adquirem maior fidelidade. A auditoria de contas é importante para reduzir custos na empresa na medida em que ajuda a identificar deficiências.

A sua própria adoção já ajuda a minimizar algumas fraquezas. Por terem de lidar com exigências diversas no funcionamento diário da empresa, os colaboradores podem acabar falhando no controle interno de contas. Em virtude disso, é que se recomenda que a atividade aqui tratada seja feita por parcerias externas à organização. Por não estar subordinado à empresa e não ter de lidar com os processos internos, o auditor externo tem maior independência. Um olhar crítico e a completa dedicação na averiguação de despesas estão assegurados desta forma.

Dentre os serviços que comumente precisam de revisão está a telefonia. Não são poucas as organizações que perdem um tempo precioso tentando se entender com as operadoras. Sabe-se que o percentual de erro nas faturas pode chegar a 7%. Uma variação que só tende a aumentar se considerarmos que em uma empresa existem diversas linhas telefônicas. Com o tempo, as divergências podem somar gastos até 40% superiores ao que deveria ser pago pelo seu negócio.

Porém, não é apenas para contestar cobranças indevidas que uma boa auditoria irá servir. Quando este processo, além de interno, é conduzido de forma manual, a tendência é que ele se torne improdutivo. Novamente os parceiros externos possuem experiência e ferramentas mais adequadas para lidar com esta atividade. É possível recorrer aos especialistas de forma pontual ou recorrente, de acordo com a necessidade e orçamento do seu negócio.

Ainda assim, muitos gestores podem sentir-se intimidados pela ideia de alguém exterior à empresa fazendo escrutínio de contas e processos. Devemos esclarecer, contudo, que não é objetivo da auditoria julgar a sua organização, tampouco condenar a administração. A finalidade é, com auxílio de softwares automatizados de auditoria, classificar e diagnosticar as suas despesas. Além do mais, uma gestão de custos feita de forma correta aponta caminhos que levam à performance ideal das finanças.

O que mais a auditoria de contas pode fazer para reduzir custos na sua empresa

A eficácia da auditoria de contas pode ser resumida em três verbos: controlar, medir e mensurar. São estes os benefícios que serão agregados na relação da empresa com as contas e despesas. A forma unificada como estas informações podem ser apresentadas é outro detalhe que faz toda a diferença. Afinal, muitos gestores têm problemas para reunir os detalhes disponibilizados por diferentes serviços e operadoras em um único lugar. As etapas do processo de auditoria são as seguintes:

  • As faturas e contratos da sua empresa serão solicitados. O objetivo é criar uma base de dados para alimentar o software responsável pela auditoria;
  • A segunda tapa é a auditoria propriamente dita. Neste processo, pode ser feita uma análise conta a conta, comparando os gastos efetivos com os valores contratados originalmente. As informações geradas são completamente automatizadas e podem servir de base para contestação de cobranças e otimização dos recursos utilizados. Alguns dos sistemas podem até mesmo enviar a memória de cálculo para as empresas de telecom para iniciar uma refutação;
  • A partir daí, é iniciado um processo de gestão de contestações. Com o registro do protocolo no sistema, todo o acompanhamento da reivindicação torna-se mais simples. Os parceiros podem atualizar a empresa do status deste pedido através de e-mails, reuniões e por intermédio do próprio software.

Ao automatizar e terceirizar processos de contestação, muito do tempo e da energia dos seus colaboradores serão redirecionados para atividades produtivas. Com isso, a sua empresa não precisa dedicar forças para um processo que desvia a atenção de atividades prioritárias. Em função disso, esta é também uma forma indireta de reduzir custos, liberando os seus funcionários para produzir mais.

Condensando então os benefícios de uma auditoria, a visibilidade de gastos aumenta. Com isso, mudanças em processos e serviços internos e contratados podem acontecer. A comparação entre valores de contrato e cobranças efetuadas pelas operadoras é outra possibilidade, o que resulta em devolução do que foi exigido indevidamente. Além, é claro, de colaborar para uma renegociação de contratos mais vantajosa.

Como você pode ver, não é preciso se assustar com o conceito de auditoria de contas. Afinal, esse processo é importante para reduzir custos na sua empresa. Atualmente, é algo que acontece de modo automatizado e inteligente, o que é por si só mais uma forma de economia. Pronto para aproveitar esta ferramenta e promover a saúde financeira da sua organização? Pois se você quer otimizar os seus gastos com eficácia e sem complicação, nós podemos ajudar.

Experimente as soluções oferecidas pela NSB. Agende uma reunião com os nossos especialistas para mais informações.

Neste exato momento, você pode estar deixando de economizar até 40% na sua conta de telefone. O que você está esperando para economizar?

Acabe com isso!

Solicite agora mesmo uma avaliação da sua Gestão de Telecom e economize ainda mais na sua empresa ou negócio.

FALE COM UM CONSULTOR

[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”large” posts_per_page=”3″ link_caption=”true” ]

Quer receber mais conteúdos como esses?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail

[contact-form-7 id=”1165″ title=”Captação contatos”]

2019-11-21T18:02:19-03:00