Gestor de TI: como está o padrão de cabeamento estruturado na sua empresa?

Gestor de TI: como está o padrão de cabeamento estruturado na sua empresa?
Gestor de TI: como está o padrão de cabeamento estruturado na sua empresa?

A Tecnologia de Informações tornou-se, ao longo dos anos, uma área de intenso investimento e de vantagem competitiva real para as empresas. É preciso buscar sempre as melhores soluções para que a comunicação de dados, tanto interna quanto da empresa com clientes e parceiros comerciais, seja a mais abrangente e estável, pois o funcionamento de todas as operações, a presença no mercado e os resultados dependerão da qualidade da rede onde a empresa está apoiada.

Se nos anos 90 e 2000 a importância da qualidade das redes corporativas de dados, voz, vídeo e multimídia era restrita a poucas empresas – em especial as grandes corporações e multinacionais – hoje em dia, não é possível imaginar que uma empresa de médio ou grande porte possa garantir a performance de seus dispositivos e sistemas sem investir no desenvolvimento delas.

Qualidade das redes corporativas: fundamental para as empresas dos novos tempos

Já não se discute apenas a existência e o tamanho das redes corporativas – essas são definições básicas na hora de montar a estrutura que vai conectar colaboradores, pessoas e empresas do mundo todo.

O grande desafio de uma área de TI dos novos tempos é garantir qualidade e disponibilidade reais, que a empresa funcione com toda a sua capacidade de buscar e gerar dados e informações para tomar decisões, gerar negócios e resultados.

É nesse ponto que está o Cabeamento Estruturado, permitindo também a agilidade na adaptação à necessidade de comunicação de cada momento da empresa. Vamos falar um pouco deste sistema tão importante para a vida tecnológica do seu negócio.

O que é o Cabeamento Estruturado?

O Cabeamento Estruturado é o grande sistema que dispõe, de forma organizada e padronizada, todos os conectores e meios de transmissão de informação, nas mais variadas formas, nas redes internas de dados e telefonia.

Para identificarmos fisicamente, podemos falar que é o imenso conjunto de cabos, conectores e aparelhos que criam para a empresa a melhor solução interna de tráfego das informações – seja de dados, voz ou vídeos – e também a qualidade da conexão da empresa com as redes externas, das operadoras de Telecom.

Podemos então perceber a importância do Cabeamento Estruturado para o seu negócio; redes de cabeamento de baixa qualidade vão prejudicar a recepção de sinais e a circulação de dados entre os diversos dispositivos e, principalmente, podem prejudicar o tráfego com as redes externas, fundamentais para a disponibilidade dos serviços de internet e telefonia.

Quais são as características do Cabeamento Estruturado?

As principais características deste sistema são:

  • Todos os aspectos dos meios de transmissão e conexões são padronizados;
  • Ele observa uma série de normas técnicas de instalação e funcionamento;
  • O projeto e a instalação são sistematizados;
  • É um sistema de fácil gestão e controle;
  • Uma composição de produtos com capacidade de conectividade preparada para novas tecnologias, sem precisar de trocas.

Quais são os objetivos do Cabeamento Estruturado?

Podemos dizer que existe um grande objetivo que vai nortear os demais: facilitar. Vamos vê-lo presente nos objetivos práticos.

Agilizar e tornar simples as mudanças

As empresas estão constantemente crescendo e mudando suas arquiteturas de sistemas e de tecnologias de transmissão. O Cabeamento Estruturado deve garantir que toda mudança seja rápida e segura – funcionários contratados, mudanças de layout em setores.

Não é preciso revisar toda a rede do setor, basta acrescentar um ponto ao sistema de cabeamento e efetuar as configurações. Simples e rápido.

Dar confiabilidade e disponibilidade

O Cabeamento Estruturado deve permitir que as transmissões das informações – tanto de TI quanto de Telecom – sejam feitas com a melhor qualidade possível, e aqui entram dois fatores importantes: a eficiência e a simplicidade da arquitetura construída e o material usado.

Dessa forma, a disponibilidade é garantida, sem interrupções e quedas de transmissão, entre pontos internos e na conexão com o mundo externo.

Garantir a vida útil com estabilidade

Com o Cabeamento Estruturado, feito de acordo com as normas estabelecidas, a vida útil de toda a malha de conexão da empresa é maior que outros processos. Além disso, as normas garantem a estabilidade de toda a rede, reforçando a confiabilidade.

Cabeamento Estruturado: foco de gestão das soluções de monitoramento

Podemos perceber o quanto a malha de conexões de informações dentro da empresa, e com o meio externo, é essencial e pode fazer a diferença para sua empresa estar preparada para as mudanças físicas e tecnológicas de conexão e a complexidade de novos sistemas.

Por este motivo, soluções de monitoramento de sistemas como o NSB CM360 atuam com uma atenção especial, de forma permanente e preventiva, para que não haja queda de qualidade e disponibilidade para os usuários.

Por outro lado, o Cabeamento Estruturado permite ao CM360 investigar melhor os comportamentos irregulares da rede que precisem de intervenção imediata. Com um cabeamento de qualidade e bem estruturado, todas as ações de prevenção e correção acontecem mais rápido e com mais chances de sucesso.

Você conhece as normas do Cabeamento Estruturado?

A importância e o impacto – estrutural e técnico – do cabeamento nas empresas levaram à normatização para padronizar o cabeamento no Brasil. Foi uma maneira de garantir que as condições básicas de performance e de segurança na parte elétrica sejam cumpridas.

São muitas as normas e as principais estabelecem:

  • Conceitos do cabeamento estruturado;
  • Tipos de cabos e tomadas e certificações;
  • Topologia e distâncias;
  • Métodos para identificar e gerenciar a rede;
  • Padrões de aterramento;
  • Normas de segurança e proteção contra incêndio;
  • Requisitos de controle ambiente e de qualidade de energia;
  • Normas de cabeamento para prédios residenciais e casas individuais.

É fundamental que o Cabeamento Estruturado seja feito por profissionais especializados e com qualificações certificadas. O CM360 é um grande aliado na observância de todas as normas e atua também como uma fonte consultiva para melhorias do sistema.

Quais as vantagens do Cabeamento Estruturado?

As vantagens são muitas, e acima de todas elas está a que rege o seu negócio: manter uma rede de cabeamento em funcionamento permanente com qualidade e segurança para todos os colaboradores.

Confira:

  • Facilidade para mudanças de layout e acréscimo de pontos;
  • Manutenção é mais rápida e segura;
  • Prevenção de curtos e panes;
  • Isolamento dos setores com defeito, sem prejuízo aos demais – trabalho que o CM360 executa em seu monitoramento, além de outros;
  • Dirigido ao uso de novas tecnologias;
  • Eliminação de congestionamentos e facilidade de tráfego dos dados.

Podemos observar neste artigo que o Cabeamento Estruturado é um sistema fundamental para toda empresa que quer investir em tecnologia de rede, conectar os seus colaboradores e o negócio com o mundo com qualidade e segurança.

A NSB é uma Consultoria em Telecom, formada por profissionais com ampla experiência nas melhores práticas de gestão de Telecom e que pode analisar as características do seu negócio e propor as melhores soluções.

Quer conhecer as boas ideias da NSB para esta gestão? Marque uma reunião e assuma o controle das despesas de telecomunicações da sua empresa.

Neste exato momento, você pode estar deixando de economizar até 40% na sua conta de telefone. O que você está esperando para economizar?

Acabe com isso!

Solicite agora mesmo uma avaliação da sua Gestão de Telecom e economize ainda mais na sua empresa ou negócio.

FALE COM UM CONSULTOR

Posts populares com esse assunto

Quer receber mais conteúdos como esses?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail

2019-03-24T20:44:00-03:00