Ano novo, as mesmas despesas.
Mas será que elas precisam ser do mesmo tamanho? Essa é a pergunta que muitas empresas e gestores fazem ao iniciar um exercício com novas metas e estratégias para alcançar os resultados desejados.
Como fazer para que os gastos em Telecom não impeçam o crescimento?
Vamos falar da grande mudança pela redução de custos.
Todos os meses, você abre as faturas e tem uma quase certeza: está gastando mais do que precisa e não há como reduzir custos em telefonia e dados.
Motivos não faltam para pensarmos assim. Afinal, são despesas difíceis de ser entendidas, que se diversificam em planos e perfis até no mesmo setor e não há um sistema que controle com foco e eficiência.
Mas um novo exercício está chegando, já foi muito difícil orçar os gastos com Telecom (usando a regra da média histórica contaminada por erros de operadoras e de usuário) e a gestão de custos de Telecom (da forma como é feita atualmente) será ainda mais.
A boa notícia é que a redução de custo em telefonia e dados é possível e podemos chegar ao final do novo ano com números muito melhores – e certos. É o que vamos falar nesse artigo.
Nos próximos tópicos, vamos falar de 5 peças-chave para o uma redução sustentada de custos de Telecom em 2020 e a adoção de estratégias para gerenciar de forma profissional para gerar ganhos contínuos.
Esses tópicos não estão dispostos em uma ordem, como você observará. Mas juntos, podem levar a sua empresa a um patamar mais alto de qualidade técnica e performance financeira em Telecom.
1 – Inventário
O inventário de Telecom é o primeiro passo e um dos mais importantes para começar uma gestão de Telecom com sucesso, pois a qualidade dele vai definir algumas decisões futuras.
A principal delas é o perfil dos ativos de telefonia: estamos usando cada vez mais os smartphones para tudo e também nas empresas. Já são mais de 230 milhões de unidades no Brasil, superando os computadores e notebooks juntos.
Para atender a agilidade necessária no atendimento aos clientes e resolver problemas na empresa através dos dispositivos móveis, devemos investir fortemente nos aplicativos, que substituem as ligações de voz e reduzem gastos com despesas maiores, como as visitas a clientes e viagens, usando programas de vídeo e reunião.
Além disso (e muito por causa) existe a obsolescência acelerada dos equipamentos de tecnologia, incluindo os equipamentos de rede e dados. Nesse caso, um equipamento defasado pode causar uma paralisação de sistema, com consequências – e custos – imprevisíveis.
O que fazer?
- Levantamento de todos os equipamentos de telefonia e dados da empresa;
- Definir o descarte, venda ou remanejamento para equipamentos obsoletos;
- Definir a reutilização de equipamentos ociosos, economizando nas compras.
Visite a página da NSB no Linkedin e veja mais conteúdos para ajudar na sua decisão de contar com a parceria de uma Consultoria em Telecom.
2 – Contratos e planos
Telecom é um setor conhecido pela concorrência acirrada entre poucas empresas, que lançam planos e pacotes constantemente para disputar mercado.
Em tese, é excelente para os consumidores, mas não é o que acontece na maioria das empresas, que deveriam controlar de perto os contratos firmados e os planos definidos neles. Não é uma tarefa simples, já que a linguagem do setor não é simples.
Porém, a gestão de contratos é fundamental para avaliar onde a empresa está gastando errado, tanto por subdimensionamento de uma plano (que leva a pagar mais caro por serviços extras não previstos) ou superdimensionamento (paga por serviços que não utiliza).
Outro aspecto é a duração dos contratos e planos, muitas vezes longos com tarifas menores, porém impedem a empresa de buscar fornecedores mais baratos por causa da multa.
Sem contar que, nos planos corporativos, existe a acomodação nos valores contratados quando aprovados em orçamento, mas com certeza a empresa está deixando dinheiro na mesa.
Contratos, planos e relacionamento com as operadoras costumam ser itens bastante complexos em um projeto de Gestão de Telecom.
Contar com o suporte de uma Consultoria em Telecom nessas e em outras etapas pode representar ganhos de agilidade, qualidade e segurança.
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3 – Consumo
Com certeza, esse é o item mais crítico no dia a dia das empresas: controlar e analisar todos os gastos com Telecom. E as dificuldades são muitas.
A telefonia é uma despesa presente por toda a empresa – grande volume de faturas com uma linguagem que dificulta a conferência, principalmente quando temos um controle efetivo do plano de cada linha para fazer a comparação.
A grande maioria das empresas não possui pessoa/setor dedicado à gestão de Telecom, ficando na mão dos gestores das áreas e cada um com prioridades diferentes. Então, como controlar o consumo para não se sentir enganado a cada fatura que chega?
Os sistemas especialistas, como o MDM, destinado ao controle de gastos com telefonia móvel em tempo real e o Tarifador Telefônico, que acompanha todas as ligações feitas, são excelentes opções para gerar dados e visões confiáveis e atuais.
Além disso, eles interagem com sistemas de gestão completa como o TEM para gerar visões e relatórios mais profundos.
Cada dia de Telecom sem gestão, especialmente de telefonia, é a possibilidade de chegar a uma média de 40% de desperdício ao final de um ano. Você quer perder esse dinheiro?
Você sabia que as cobranças indevidas das operadoras podem chegar a 7% do gasto anual com Telecom?
É um valor substancial, mas você sabe como chegar até ele para depois reclamar junto ao fornecedor?
A auditoria de contas é uma das nossas especialidades, gerando receita incremental!
4 – Tecnologia
Não há como pensarmos em gerir negócios ou partes importantes dele, especialmente na gestão de gastos de Telecom, sem investir em soluções de tecnologia.
E precisamos de sistemas de alta performance, com riqueza de dados e visões e capacidade de processamento para tomar decisões rápidas que gerem economia e evitem o desperdício.
Sistemas de alta performance para gestão de Telecom, como o ITSM CM360 TEM da NSB são a solução ideal para que você tenha:
- Visibilidade totaldos ativos de Telecom da empresa;
- Agilidade de processos com importação e análise comparativa das faturas;
- Monitoramento em tempo real do consumo de cada linha;
- Gestão de contascom históricos e detalhamento das cobranças;
- Gestão de telefonia móvelcom as linhas e os planos associados;
- Relatórios e visõespara as mais variadas tomadas de decisão.
Dessa forma, sua empresa terá não só o controle total de todas as informações relacionadas à Telecom, mas também poderá obter os melhores resultados com elas, de performance, redução de custos e planejamento.
5 – Gestão
Após avaliarmos a importância de cada um dos pontos levantados anteriormente – e ver todas as surpresas que os resultados vão trazer – você não terá mais dúvidas: é fundamental implementar uma gestão focada em Telecom.
A gestão será o conjunto das boas práticas, processos, controles e ferramentas que sua empresa precisa para não ter mais receio de abrir as faturas todo mês. Não é uma tarefa simples, mas a boa notícia é que existem parcerias de alta performance para viabilizar esse projeto.
Uma consultoria especializada em Telecom, como a NSB, tem profissionais com longa expertise para:
- Mapear todo o cenário de Telecom da sua empresa, do inventário às contas;
- Avaliar o perfil de uso de telefonia e dados, por área e por grupo de trabalho;
- Propor mudanças nos contratos e nos planos;
- Auditar e gerar processos de reclamação junto às operadoras;
- Apoiar na construção da gestão de Telecom (área dedicada ou não).
Esses são apenas alguns dos inúmeros pontos onde uma Consultoria em Telecom pode atuar. É um investimento que pode trazer ganhos de performance e financeiros em diversos momentos da cadeia de valor que a Telecom tem na empresa.
Processos eficientes, visibilidade total de gastos e transparência nos dados transformarão a Telecom em uma aliada no sucesso do negócio!
Agora, a decisão por mais produtividade, menos custos e mais lucro é sua!
A NSB é especialista em tecnologias que proporcionam visibilidade e maior performance financeira para o seu negócio. Uma empresa com soluções integradas, que oferecem em tempo real e com inteligência, os indicadores de performance que trarão riqueza de informação, redução de custos e controle para sua empresa.
Venha nos conhecer e criar uma parceria para o seu sucesso!
Neste exato momento, você pode estar deixando de economizar até 40% na sua conta de telefone. O que você está esperando para economizar?
Acabe com isso!
Solicite agora mesmo uma avaliação da sua Gestão de Telecom e economize ainda mais na sua empresa ou negócio.
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