FAQ – Monitoramento de TI 2020-08-19T16:34:08-03:00

Saiba tudo sobre monitoramento de TI!

Sem monitoramento de TI, empresas não conseguem manter o bom funcionamento do ambiente de TI. Conheça as vantagens e saiba quais ativos podem ser monitorados!

monitoramento de ti

O monitoramento de TI é responsável por acompanhar a disponibilidade das redes, servidores, roteadores, switches, aplicações, armazenamento em nuvem, IoTs, bem como o monitoramento de indicadores do negócio (BAM). Ele traz a visibilidade necessária para que os gestores saibam se os equipamentos e serviços estão operando dentro dos indicadores preestabelecidos de performance. O monitoramento de TI ajuda a garantir a disponibilidade, gerando alertas ao identificar lentidões operacionais, falhas e problemas no ambiente de TI. Quando esses alertas são gerados, é aberto um ticket no service desk para que a equipe de NOC comece a tratar rapidamente o problema, dentro do SLA acordado.

Para saber mais sobre o monitoramento de TI clique aqui

Investir no Monitoramento de TI é essencial para ter mais agilidade e eficiência na resolução de problemas e falhas no ambiente de TI, aumentar a disponibilidade e assim evitar a perda de receita e produtividade causada por períodos de inatividade.

Qualquer dispositivo que esteja conectado em sua infraestrutura de TI pode ser monitorado. Alguns exemplos de ativos são redes, servidores, roteadores, switches, aplicações, armazenamento em nuvem, IoT’s, bem como o monitoramento de indicadores do negócio (BAM – Business Activity Monitoring).

Sem o Monitoramento de TI, as empresas não identificam a baixa performance de seus ativos, têm paradas inesperadas e demora na correção de incidentes, lentidão em serviços e sistemas, além de perda de receita e produtividade.

O monitoramento de TI é essencial para trazer visibilidade e disponibilidade ao ambiente de TI. Com ele, as empresas têm agilidade na resolução de problemas e falhas, controle do desempenho e performance de equipamentos e serviços, além de gerenciamento do inventário de ativos de TI.

O Centro de Operações de Rede, ou NOC, é uma estrutura composta por tecnologia de ponta e uma equipe especializada, que monitora ativamente o ambiente de TI, evitando a perda de produtividade e a indisponibilidade do seu negócio. O NOC sustenta todo o ambiente de TI através do monitoramento efetivo dos serviços e ativos de TI, identificando e agindo rapidamente na resolução de falhas e problemas no ambiente de TI.

O NOC atua nos modelos de contratação 24×7, 8×5 e transbordo de operações, possibilitando que sua empresa conte com uma estrutura de atendimento e equipe especializada para monitorar a infraestrutura de TI, de acordo com a sua demanda. É possível entregar no formato white label, onde a marca NSB é substituída pela marca do parceiro.

Para saber mais sobre o NOC 24×7 clique aqui.

A NSB desenvolveu e criou o CM360 Visibilidade, uma plataforma que foi desenvolvida com as melhores práticas do ITSM e ITIL para fazer o monitoramento de qualquer item que esteja conectado à sua infraestrutura de TI. O CM360 Visibilidade é uma ferramenta que conta com uma visão de mapa, dashboard de indicadores de performance, detalhamento dos ICs, topologia, netflow, entre outras funcionalidades. Através de thresholds pré-configurados, a ferramenta gera alertas ao identificar lentidões operacionais, falhas e problemas no ambiente de TI, com a possibilidade de abrir tickets automáticos junto ao seu software de service desk.

Para saber mais sobre o CM360 Visibilidade clique aqui.

O CM360 SD é a plataforma de service desk da NSB, desenvolvida em cima das melhores práticas do ITIL, e com sua integração nativa no CM360 Visibilidade.

O CM360 ajuda a trazer visibilidade e disponibilidade ao ambiente de TI através da gestão e monitoramento da infraestrutura, rede e serviços. Com essa plataforma, também é possível contar com dashboards interativos, que possibilitam uma visão integrada de todos os ativos de tecnologia, e disponibilidade de serviços de TI, resolvendo problemas e falhas dentro do SLA acordado.

ITSM é a forma abreviada de Information Technology Service Management, ou seja, o gerenciamento de serviços de TI. O ITSM é uma metodologia que tem como objetivo projetar, proporcionar e aprimorar a forma como a TI é adotada em uma empresa.

ITIL é a forma abreviada de Information Technology Infrastructure Library, ou seja, biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação. É um conjunto de boas práticas, que é essencial para gerenciar os serviços de TI de acordo com as necessidades das empresas.

Quer ter total visibilidade do seu ambiente de TI e agilidade na resolução de falhas e problemas na infraestrutura de TI? Fale com um de nossos consultores e conheça mais detalhes da solução da NSB!