Software MDM: A importância para o gerenciamento dos dispositivos móveis da sua empresa

Software MDM: A importância para o gerenciamento dos dispositivos móveis da sua empresa
Software MDM: A importância para o gerenciamento dos dispositivos móveis da sua empresa

Os dispositivos móveis têm se tornado, cada vez mais, essenciais na rotina de empresas de diversos ramos e portes. Por sua agilidade e flexibilidade, smartphones, tablets, laptops e desktops, são uma extensão da telefonia fixa do escritório para fora dele, proporcionando uma melhor comunicação entre os serviços internos e externos. Além disso, muitas empresas vêm utilizando esses dispositivos como únicos para a comunicação, extinguindo o uso de telefones fixos.

Porém, é necessário ter um controle desse uso em todos os sentidos, já que, na maioria dos casos, esses dispositivos são ativados longe dos olhos de um supervisor ou gerente. Segundo pesquisas do setor empresarial, nas empresas com mais de 500 funcionários, 21% deles utilizam dispositivos móveis e, na maioria, sem um sistema de gestão que controle esse uso.

Em outro artigo do nosso blog, abordamos mais a fundo como a tecnologia em gestão de telecom pode ajudar sua empresa. Confira.

É nesse momento que entra em ação o Mobile Device Management (MDM), que funciona como um gerenciador de dispositivos móveis. Com ele, é possível controlar e gerenciar todas as funções e atividades referentes ao uso desses dispositivos citados, a fim de garantir segurança dos dados corporativos e pessoais, como de clientes, por exemplo, por ele transeuntes, além de trazer maior agilidade na solução de problemas ligados aos serviços. Além disso, é possível controlar gastos de telefonia móvel.

Outro grande benefício do MDM é a aplicação de funcionalidades e configurações nos dispositivos, como níveis de acesso, por exemplo, que permitem uma maior flexibilidade e funcionalidade nos serviços realizados pelo dispositivo móvel.

Mas antes de sabermos um pouco mais sobre os benefícios desse gerenciador para a sua empresa, é preciso entender como ele funciona de fato. Veja a seguir:

Como funciona?

Em resumo da sua aplicação, o MDM une um conjunto de recursos próprios desse sistema, para que seja possível gerenciar os dados de uma operação e conseguir controlar os acessos desses dados, de acordo com a atividade de cada funcionário.

Assim, é possível garantir o controle de acesso aos dados, gerar mais segurança, caso algum dispositivo seja roubado, e dimensionar o uso de maneira generalizada. Outra aplicação bastante importante é gerenciar os aplicativos para os dispositivos, padronizando esse uso e possibilitando que os usuários só baixem o que for necessário para a execução dos serviços.

Para isso, a tecnologia do MDM funciona através de multidomínios flexíveis, tendo como suporte alguns frameworks confiáveis para que os usuários dos dispositivos possam acessar os dados do sistema da empresa de maneira rápida e segura.

Para que esse sistema funcione com eficácia, ele deve possuir algumas características:

  • O MDM deve funcionar em múltiplos provedores de telefonia móvel, já que muitos funcionários utilizam de seus celulares pessoais para realizar os serviços externos e acessar dados corporativos (prática chamada de BYOD – Bring Your On Device);
  • Também deve ser totalmente compatível com as principais plataformas e sistemas operacionais das empresas;
  • Possibilitar o compartilhamento de documentos da base fixa de dados da empresa para os dispositivos, garantir o acesso à rede de dados da empresa quando necessário e para o funcionário necessário com total controle e supervisão;
  • Ter a flexibilidade de adicionar ou remover dispositivos cadastrados no sistema, a fim de otimizar a sua aplicação de acordo com as necessidades da empresa;
  • Deve-se permitir implementar a função chamada de “over the air”, que possibilita configurar de forma remota um só dispositivo, ou uma frota inteira deles, realizando diversos serviços remotamente, como enviar atualizações, limpar o dispositivo a fim de protege-lo, entre outros problemas operacionais que podem ser solucionados de dentro da empresa.

Através da funcionalidade já abordada anteriormente, podemos ter uma noção que os benefícios para a empresa são diversos. Por isso, listamos os principais deles:

Operacionais

Com maior disponibilidade das equipes e controle de atividades externas, a produção aumenta consideravelmente, aumentando assim o lucro da empresa. Seu portal permite uma gestão segmentada por grupos de usuários e de tipos de dispositivos, sendo possível dividir os controles e agilizá-los.

Outro grande benefício operacional é a automatização de tarefas mais complexas, como relatórios e inventários, que são produzidos em tempo real pelo MDM. Com isso, a tomada de decisão pelos gestores e membros da equipe é facilitada, já que se tem um panorama geral das operações remotas e das demandas dos clientes e dos funcionários.

Segurança de dados

Como já mencionado, os dados corporativos passaram a ser cada vez mais compartilhados entre os dispositivos móveis, já que isso gera muito mais agilidade nos processos internos e externos. Para isso, a segurança dos mesmos é essencial para que os dados confidenciais da empresa não sejam vazados, uma vez que as chances de um celular ser roubado ou perdido são grandes.

Com o MDM, é possível bloquear o acesso interno ao dispositivo furtado, a qualquer momento e remotamente, diminuindo as chances e o tempo hábil para que o ladrão consiga acessar os dados da empresa. Também é possível apagar remotamente todo o conteúdo do dispositivo.

Além disso, é possível fazer outros tipos de controles que influenciam posteriormente na segurança dos dados, que são os de gestão de ativos e dados de inventário. Com eles, é possível identificar quem está usando cada dispositivo, podendo otimizar quais dados podem e devem ser acessados por cada funcionário, além de saber quando estes foram adquiridos, para manter os sistemas sempre atualizados.

Outro quesito referente à segurança é o download de aplicativos desnecessários para as atividades da empresa. Baixar apps comuns pode ser algo perigoso para os dados do dispositivo, já que muitos deles vêm com vírus e invadem os sistemas operacionais. Por isso, o MDM permite que os usuários só baixem os aplicativos permitidos e necessários para executares as suas tarefas. A gestão de senhas de acesso também proporciona mais segurança para os dados.

Visão unificada das operações

Com o MDM, é possível ter uma visão ampliada e unificada dos dados empresariais e de seu uso. Com a união das informações, a consolidação das mesmas é maior, evitando erros e desperdício de tempo e dinheiro. É possível também eliminar duplicidades de dados, já que o mesmo será integrado em um só sistema de gerenciamento.

Nós, da NSB, somos especialistas em desenvolver soluções e tecnologias que otimizam o seu negócio de acordo com a sua necessidade. Acesse nosso site e confira os nossos serviços.

Neste exato momento, você pode estar deixando de economizar até 40% na sua conta de telefone. O que você está esperando para economizar?

Acabe com isso!

Solicite agora mesmo uma avaliação da sua Gestão de Telecom e economize ainda mais na sua empresa ou negócio.

FALE COM UM CONSULTOR

Posts populares com esse assunto

Quer receber mais conteúdos como esses?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail

2018-08-28T17:03:04-02:00