Gestão em Telecom: as vantagens que ela traz para a produtividade da sua empresa

Gestão em Telecom: as vantagens que ela traz para a produtividade da sua empresa
Gestão em Telecom: as vantagens que ela traz para a produtividade da sua empresa

Toda empresa utiliza algum serviço em telecomunicação: de uma ligação telefônica a sofisticados serviços de internet. E, assim como todo ativo das empresas, Telecom serve como um instrumento para geração de riqueza, mas também apresenta as suas despesas, e por isso, precisa ser gerido com grande eficiência. Por isso, neste texto falaremos sobre a importância da Gestão Telecom e como ela pode impactar positivamente a produtividade da sua empresa. Quer saber mais? Então acompanhe este artigo!

E, dentre as várias gestões que uma empresa realiza de suas despesas e lucros todos os dias, a Gestão em Telecomunicações, também chamada de Gestão Telecom é de fundamental importância, pois uma administração eficiente promove aumento na produtividade da empresa associado a gastos menores e mais práticos.

Qual a importância de Telecom?

Empresas pequenas, médias e grandes utilizam serviços em telecomunicação todos os dias. Em algumas, centenas de ramais telefônicos fazem ligações a todo tempo. Em outras, toda a estrutura de rede é composta por mais de 200 computadores conectados simultaneamente à internet.

Mesmo em pequenos empreendimentos, o uso de Telecom pode ser responsável por uma parte considerável do orçamento, especialmente nos tempos atuais, em que a internet está presente de maneira essencial em muitos modelos de negócio.

Por isso, a Gestão de Telecom precisa ser feita por profissionais competentes, especializados e experientes na área. Para além da administração de equipamentos e recursos usados em Telecom no presente, ainda é importante que a empresa também elabore um planejamento para curto, médio e, às vezes, até longo prazo, já considerando expansões e modificações prováveis no modelo de trabalho do empreendimento.

Uma das principais funções da Gestão de Telecom dentro de uma empresa é garantir que se gaste o mínimo de recursos possível com este setor, e ainda assim se possa contar com equipamentos e qualidade nas Telecomunicações.

Para se associar produtividade a economia de orçamento, nada melhor do que uma empresa especializada na Gestão Telecom. A constante auditoria e revisão de custos e rotinas é uma das garantias de sucesso e eficiência na empresa.

De que formas a Gestão Telecom pode deixar a sua empresa mais eficiente

Economia financeira

como citamos, uma das principais e primeiras diferenças sentidas ao se investir na Gestão em Telecom é o corte de gastos. Mesmo com o investimento em uma empresa terceirizada especializada no setor, a economia é tão grande que compensa no médio e longo prazo. Se o dinheiro gasto com logística, onde Telecom se encaixa, é reduzido, sobra mais caixa para fazer investimentos importantes como a expansão das atividades da empresa, contratação de funcionários ou aquisição de maquinário.

Inventário de ativos

um dos primeiros passos implementados pela Gestão em Telecom será a elaboração de um inventário com todos os ativos da empresa usados pelo setor de telecomunicações. Com isso, torna-se mais inteligente a gestão desses ativos, bem como escolher quais devem ser descartados ou substituídos.

Otimização de pagamentos

os serviços de Telecom dentro de um empreendimento podem vir de diversas empresas prestadoras. Sendo assim, o pagamento se torna complexo e burocrático. A Gestão Telecom unifica estes pagamentos, lidando com a tarefa “chata” de reuni-los, cabendo à empresa apenas realizar o pagamento.

Saber como os serviços são utilizados

quais setores da sua empresa utilizam quais serviços em Telecom? Ainda há funcionários usando Fax ou outras tecnologias obsoletas? O que pode ser modernizado, otimizado ou cortado? A auditoria do perfil de uso de sua empresa permite tudo isso. Com a modernização, o desempenho dos colaboradores aumenta.

Entender, rever e modificar contratos

sua empresa assina contratos de serviços em telecomunicação com outras companhias. Entretanto, o que dizem estas cláusulas? Algo vai contra a regulamentação da Anatel, custa caro ou representar prejuízo ou atraso para a empresa? A Gestão Telecom revê todos estes contratos e busca renegociações em caso de ofertas mais vantajosas para o seu negócio. Contratos são complexos e extensos, assim, um profissional leigo na área pode ser enganado muito facilmente.

Para evitar prejuízos acesse.

Um olhar sobre os concorrentes

o que as empresas que concorrem diretamente com a sua no mercado têm adotado em relação às estratégias de Telecom? Uma sondagem nas ações da concorrência podem oferecer valiosos insights sobre coisas a se copiar e atitudes a se evitar no que diz respeito ao uso de telecomunicações. A sua Gestão em Telecom também pode fazer isso e melhorar as políticas de serviço da empresa.

Contestação de faturas:

se nos últimos três anos a sua empresa foi cobrada inadequadamente por algum serviço em Telecomunicações, o empreendimento tem o direito de ser ressarcido. A Gestão em Telecom revisa faturas anteriores a fim de encontrar irregularidades e, caso as encontre, pode fazer a contestação para salvar algum dinheiro que tenha sido cobrado indevidamente, cujo lugar é o cofre da empresa.

Integração de sistemas

especialmente em empresas grandes, que demandam a contratação e o uso de várias tecnologias em telecomunicações, é comum que um sistema seja usado para cada coisa: um para o telefone, um para internet, um para intranet, um para comunicação interna, etc. Esse tipo de ação gera gastos extras e mais burocracia nos processos cotidianos da empresa. A Gestão em Telecom pode implementar a integração destes sistemas para que eles possam atuar de forma mais rápida e harmoniosa. A integração de sistemas também permite uma interação facilitada entre os diferentes setores da empresa: RH, produtivo, financeiro, administrativo, comercial, etc. No fim, quem ganha é o empreendimento.

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2019-11-21T18:02:58-02:00