Você sabe o que é MDM (Mobile Device Management) e por que é importante utilizar na sua empresa?

Você sabe o que é MDM (Mobile Device Management) e por que é importante utilizar na sua empresa?
Você sabe o que é MDM (Mobile Device Management) e por que é importante utilizar na sua empresa?

O trabalho não fica mais restrito ao escritório. Na era da informação e da agilidade, um funcionário não pode estar mais preso apenas ao ambiente físico do trabalho. Isso porque os clientes estão cada vez mais exigentes e a competição está cada vez mais forte, o que quer dizer que qualquer problema precisa de uma resposta imediata. Soluções ou ideias, também devem ser aplicadas rapidamente para garantir o seu máximo proveito.

Para fazer isso, o funcionário precisa estar conectado o tempo todo. Ele precisa ter acesso aos dados e ao sistema da empresa, de qualquer lugar. Sendo assim, os custos com telecomunicações, especialmente as móveis, podem ser muito grandes e difíceis de medir. Felizmente, existe o MDM.

O MDM é uma sigla do inglês que quer dizer Mobile Device Management. Esse conceito significa o controle e o gerenciamento de todos os dispositivos móveis usados em uma empresa, sejam smartphones, tablets e laptops.

Os objetivos do MDM são gerenciar, controlar e proteger todos esses dispositivos, desde que tenham alguma ligação com a empresa. Isso significa que os aparelhos dos funcionários também precisam ser gerenciados, já que muitas vezes são usados para fazer a comunicação da empresa ou mesmo alguma outra tarefa.

Para fazer isso, é usado um software que tem dois pontos de interesse principais. Um aplicativo no celular e um data center, que pode ser na nuvem. Assim, os administradores, gerentes e coordenadores de TI, podem criar uma série de parâmetros, através de um software, para garantir o total controle sobre os dispositivos. Confira aqui, tudo sobre o Optmize MDM, a solução para esse problema.

É comum perceber esse modelo de serviço apenas como uma despesa necessária para garantir a segurança da informação, que é um dos seus intuitos originais. Mas, na verdade, ele é uma forma de economizar dinheiro. Vamos ver como.

A importância do MDM para a sua empresa

Esse sistema é muito importante por vários motivos. Em primeiro lugar, ele garante a segurança das informações e permite uma prestação de contas por parte dos funcionários. Pacotes de dados ou mesmo ligações, tem um preço definido e garantir que os colaboradores estejam usando o aparelho dentro do limite especificado, e somente para fins profissionais, é uma forma de diminuir custos, que individualmente são pequenos, mas acumulados por uma empresa muito grande podem ter um forte impacto.

Esse gerenciamento é fundamental e também ajuda muito a diminuir os custos do plano e lidar com a operadora. Acompanhando essas métricas, o gerente pode ter uma noção do quanto é gasto, na prática, por cada funcionário, permitindo que ele renegocie os contratos com a operadora e garantindo que ele não pague a mais por um serviço que não está usando. Com esses dados na mão, é praticamente impossível ser enganado. Por isso, confira como escolher o melhor pacote de dados e de telefonia para a sua empresa.

Isso significa também que a própria interação com a operadora no momento de fechar ou renegociar contratos é muito mais fácil. Os números são bem claros, e saber exatamente o que você quer e precisa desde o início diminui muito a necessidade de uma interação que pode ser bem cansativa.

Mas não é só a operadora que pode gerar problemas. Os próprios funcionários podem ter impacto direto na segurança da informação e no custo dos sistemas de telefonia, muitas vezes sem mesmo ter essa intenção ou a noção do quanto é gasto.

Em primeiro lugar, a segurança das informações é muito importante. Por isso, os sistemas de gerenciamento tem uma função wipe, que procura apagar todas as informações do aparelho caso ele seja roubado, algo extremamente comum no Brasil, ou perdido. É uma forma de garantir que dados chaves não sejam vazados.

Essa opção é usada em casos mais graves, mas existe uma função mais simples. O bloqueio do dispositivo garante que, caso um funcionário seja demitido, por exemplo, o aparelho não irá mais poder ser usado, até ser devolvido e repassado para outro profissional. Confira aqui mais detalhes sobre como o MDM pode ajudar nestes casos.

O sistema também conta com um controle de aplicativos. Este ajuda a tornar a segurança ainda maior, já que muitos aplicativos de terceiros são a porta de entrada para invasões na infraestrutura, e ainda mantém o controle, garantido que o aparelho não seja usado para fins além do profissional.

Com isso, a relação com o funcionário fica muito mais clara e transparente. Permitindo que ambos os lados se foquem nos aspectos mais importantes do negócio.

Existe também o sistema em si. Ele é extremamente intuitivo e simples de usar. E, por estar otimizado para esse tipo de atividade, substitui softwares como o Excel, que são muito úteis, mas não foram pensados com esse tipo de gerenciamento em mente.

Porém, para que tudo isso funcione é preciso que a empresa tenha uma política muito clara em relação ao uso dos aparelhos. O sistema de MDM é a ferramenta que vai permitir que essa política pode ser gerenciada e aplicada, mas a instalação de uma cultura dentro da empresa ainda é a melhor forma de impedir o vazamento de dados e o uso indevido dos dispositivos.

Além disso, essas vantagens irão também culminar em uma solução que irá trazer frutos e resguardar a empresa para o futuro. A internet das coisas, por exemplo, é um conceito que vem ficando cada vez mais forte e diz que todos os aparelhos irão estar, de alguma forma, conectados a internet. Ter um sistema de gerenciamento deve se tornar ainda mais importante.

O uso dos sistemas de MDM é fundamental para qualquer empresa, afinal, todas precisam estar conectadas, em qualquer lugar e em qualquer horário. Por isso, esse sistema apresenta segurança contra o vazamento de dados, permite uma relação muito mais clara e transparente com a operadora, e ajuda na prestação de contas dos funcionários, garantindo o uso do aparelho da forma ideal.

Trabalhando de forma conjunta, e acumulando pequenos custos, os sistemas de MDM conseguem cortar em 40% os gastos de telecom de uma empresa. Porém, essa redução dos custos não se restringe apenas a “conta de telefone”. O setor de TI, e a gerência, passam a ter uma preocupação a menos, ou tem muito mais facilidade em fazer o gerenciamento, fazendo com que possa se concentrar em outras atividades importantes, ou na busca constante por inovação dentro da empresa.

Por isso, para aproveitar os benefícios e garantir a segurança e economia no seu negócio, entre contato conosco e agende uma reunião.

Neste exato momento, você pode estar deixando de economizar até 40% na sua conta de telefone. O que você está esperando para economizar?

Acabe com isso!

Solicite agora mesmo uma avaliação da sua Gestão de Telecom e economize ainda mais na sua empresa ou negócio.

FALE COM UM CONSULTOR

Posts populares com esse assunto

Quer receber mais conteúdos como esses?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail

2018-07-18T16:44:19+00:00