Como líder empresarial, você conhece o papel essencial das telecomunicações na gestão de um negócio. E também sabemos que elas devem ser administradas a partir de duas premissas fundamentais:
- A maior eficiência possível, para acompanhar as necessidades da velocidade com a qual as operações internas e o atendimento ao mercado precisam trabalhar;
- O menor custo, já que as despesas com dados e telefonia estão presentes em todas as rotinas da empresa, impactando nos resultado e na rentabilidade do negócio.
1 – Chatbots de atendimento aos clientes
Criar as melhores formas de atender os clientes ainda é um dos maiores investimentos correntes de um negócio. Faz parte da base do sucesso e requer uma série de cuidados.
E atualmente, esse investimento se faz ainda mais importante, especialmente na velocidade com que se crie alternativas para melhorar a qualidade na relação com os clientes e, ao mesmo tempo, proporcionar a melhor experiência para eles.
A grande tendência de sucesso nesse relacionamento é a personalização, que podemos atingir com a automação do atendimento, usando chatbots.
Sua empresa pode criar scripts específicos para cada tipo de necessidade a partir de acessos no whatsapp, no site ou em redes sociais e, com isso, personalizar a relação, aumentando a satisfação do cliente com a rapidez na resposta e a na redução de tempo, um diferencial quando as pessoas precisam gastar pouco tempo nas suas inúmeras rotinas.
Além disso, é possível usar na retenção de prospects e no direcionamento deles para as equipes de vendas.
2 – VoIP (Voz Sobre o Protocolo de Internet)
O VoIP é uma tecnologia que já é bastante conhecida por muitas empresas e consiste na transmissão de voz através de uma rede de internet de banda larga.
Basicamente, um software e um equipamento auxiliar específico permitem que arquivos de voz possam ser transmitidos pela internet, através da conversão dos sinais analógicos de telefonia tradicional em sinais digitais.
Esses sinais analógicos são transformados em pacotes de dados para que possam trafegar normalmente através de um protocolo TCP/IP.
O método já existe como um formato padrão em soluções M2M (Machine To Machine) como o Whatsapp, Facebook Messenger e o Skype. Mas também pode ser feita entre um computador e um telefone convencional ou entre aparelhos telefônicos.
Nesses casos, é preciso usar um ATA (adaptador telefônico analógico) acoplado ao equipamento de onde se quer transferir a ligação convertida em dados para outro telefone ou um computador.
É nesse ponto que sua empresa pode reduzir ainda mais seus gastos com telefonia e usando os aparelhos telefônicos tradicionais também e, com isso, potencializar o uso para além do trânsito entre computadores ou aplicativos em smartphones.
3 – BYOD (Bring Your Own Device)
Esse é um conceito que ganha cada vez mais espaço nas empresas; o uso, por parte dos colaboradores, dos seus próprios dispositivos, em especial os celulares e smartphones.
É uma mudança de filosofia importante para as empresas, pois reduz muito o gasto com a aquisição de aparelhos, além de proporcionar mais satisfação para os colaboradores, que muitas vezes precisam usar mais de um dispositivo.
O BYOD, para uma efetividade maior, deve vir acompanhado do uso do armazenamento e da computação em nuvem, que permitem ao funcionário acessar sistemas e informações remotamente.
Por outro lado, existe o desafio da compatibilidade tecnológica dos aparelhos com as exigências de acesso aos recursos, além da questão legal sobre o uso de dispositivos pessoais para trabalho remoto e móvel.
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4 – Monitoramento preventivo e permanente
Essa é uma ferramenta de gestão de alta complexidade (e também um conceito) cada vez mais importante à medida que os ambientes de Tecnologia – dados e telefonia – se tornam mais intrincados e complexos para atender novas demandas tecnológicas.
É extremamente arriscado manter um controle e uma manutenção reativos aos problemas.
Além de não permitir que as causas sejam estudadas com mais profundidade para evitar a recorrência, essa decisão coloca o negócio em riscos constantes de paralisações que podem representar um grande prejuízo financeiro, além de organizacional e de imagem no mercado.
Por esses motivos, é fundamental investir em soluções preventivas e permanentes de monitoramento, permitindo que o nível de incidentes seja o menor possível e mantendo as operações atuantes.
Soluções como Monitoramento de TI da NSB permitem um acompanhamento em tempo real do desempenho de todos os componentes da malha tecnológica da empresa.
Dessa forma, é possível impedir os downtime e otimizar o desempenho e a vida útil de todos os equipamentos de rede.
5 – Soluções integradas de gestão de Telecom
Gerir toda a cadeia de geração de custos com Telecom é uma missão extremamente complexa, com muitos pontos de atenção e desafios.
E o nível de dificuldade pode ficar ainda maior se não existir uma forma padronizada e sistêmica de controlar todas as informações para a tomada de decisões ágeis e assertivas.
Quanto cada setor gastou com telefonia e dados esse mês? Os valores estão dentro da realidade de cada um ou é preciso reavaliar algumas áreas? As faturas chegam sem erros de cobrança?
Essas e muitas outras perguntas são feitas diariamente dentro das organizações e a grande maioria não tem a resposta certa – ou monitora de forma incorreta.
É preciso investir em soluções integradas de gestão de Telecom eficientes e ágeis, como a interação de um sistema de gestão completa como o ITSM CM360 TEM com uma ferramenta de monitoramento dos gastos com telefonia móvel, como o ITSM CM360 MDM.
E o mais importante: o acompanhamento em tempo real, permitindo apontar discrepâncias e erros e tomar decisões rápidas e mais seguras.
Outra ferramenta de grande importância é o ITSM CM360 Tarifador Telefônico.
Ele permite registrar todo o movimento de ligações feita a partir dos aparelhos fixos com riqueza de dados que permite ter visibilidade e poder medir os resultados.
Como podemos ver nesse artigo, é preciso acompanhar as grandes mudanças tecnológicas que surgem continuamente e potencializar os resultados da empresa ao aplicar as que mais se alinham com as estratégias e objetivos do negócio.
A NSB é especialista em tecnologias que proporcionam visibilidade e maior performance financeira para o seu negócio. Uma empresa com soluções integradas, que oferecem em tempo real e com inteligência, os indicadores de performance que trarão riqueza de informação, redução de custos e controle para sua empresa.
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